Imagem de fundo do header
iMovie’09 é verdadeira evolução do editor de vídeos
Home  >  Review
REVIEW

iMovie’09 é verdadeira evolução do editor de vídeos

O iMovie’09 é tudo que a Apple deveria ter feito um ano e meio atrás, quando resolveu recomeçar do zero e criar um novo editor de vídeos para o pacote iLife.

Jeff Carlson, Macworld/EUA

Foto:

O iMovie’09 é tudo que a Apple deveria ter feito um ano e meio atrás, quando resolveu recomeçar do zero e criar um novo editor de vídeos para o pacote iLife.

Em vez disso, a companhia lançou o iMovie’08, um rascunho do que a Apple acreditava ser necessário em um editor. Teve diversos novos recursos e melhorias, mas quem estava acostumado com a versão anterior, foi um retrocesso em relação ao já maduro iMovie HD 6. O iMovie’08 não só parecia diferente, mas também deixou de lado diversos recursos que tornaram o iMovie HD ao longo dos anos.

Agora, algumas dessas capacidades estão de volta. O iMovie’09 consegue desacelerar ou acelerar vídeos, exportar diretamente para o iDVD com marcadores de capítulos, extrair áudio dos clipes para edição em separado, entre outros. Os temas também voltaram, e estão bem melhores que no iMovie HD.

Claro que ainda faltam alguns recursos, como uma edição de áudio mais precisa, a capacidade de enviar o vídeo editado de volta para uma fita MiniDV e falta a compatibilidade com plug-ins de terceiros.

Gerenciamento da biblioteca
No mesmo modo do efetuo, o iMovie’08 trouxe a biblioteca de vídeo inteira pro mesmo lugar, até mesmo filmagens armazenadas em discos externos. O iMovie’09 melhora isso e permite que o usuário escolha onde armazenar os arquivos de projetos – nem todos precisam morar no HD do seu Mac, certo?

No painel Project Library, agora redesenhado, você realoca os projetos ao arrastá-los para volumes distintos. O painel agora mostra uma representação de cada projeto que pode ser reproduzidos ou exportados sem precisar abri-lo para edição. Esse modo também tem uma visualização em Cover Flow.  E um novo recurso de arquivar permite copiar arquivos brutos para um disco rígido ou outro volume para backup.

imovie-interna-03

iMovie'09 salva projetos, não mais apenas eventos, em discos externos

Mão firme
Uma das grandes surpresas no mundo do vídeo digital foi o sucesso da filmadora Flip e suas variantes, modelos minimalistas sem zoom ou estabilização interna de imagens. O novo recurso de estabilização do iMovie parece ter sido feito exatamente para esse mercado.

O iMovie’09 consegue analisar a filmagem tanto na hora da importação dos vídeos ou depois, clipe por clipe. Tudo depende de quanto você pode se afastar do computador, já que a tarefa consome tempo. Por exemplo, um vídeo de 1 minuto em alta definição importado no formato Large (960 x 540) levou quatro minutos e meio para ser analisado em um MacBook Pro Core 2 Duo de 2,33 GHz. O mesmo clipe importado em resolução máxima (1.920 x 1.080) levou cinco minutos e meio.

Os resultados foram mistos, mas favoráveis no geral. Existem casos em que o iMovie mostra uma linha vermelha para indicar que aquele vídeo é irreparável. Mas para clipes com pouca tremedeira, funciona muito bem.

Cortes cirúrgicos
Uma área problemática no iMovie’08 era a edição quadro a quadro: era algo possível, mas você precisava de uma lente de aumento para ver o que estava fazendo. O novo Precision Editor da nova versão é essa lente de aumento.
Quando você escolhe o Precision Editor no menu Action de cada clipe, a biblioteca de eventos desaparece e o Precision Editor preenche toda a parte inferior da tela. Os controles não são muito intuitivos, mas uma vez que você entende como ele funciona, fica fácil.

Outros retoques no iMovie melhoraram e aceleraram o processo de edição. Com a opção Advanced Tools nas preferências do programa, você pode arrastar um clipe da biblioteca para o projeto e substituir imediatamente, inseri-lo na frente e até dividir o clipe existente.

imovie-interna-02

Editor de precisão do iMovie'09

Outras novidades
Existem outros recursos no iMovie’09 que merecem ser mencionados.

Picture-in-picture: o iMovie’09 é compatível com mais de uma faixa de vídeo por vez, assim como múltiplas trilhas de áudio. O recurso picture-in-picture coloca uma faixa de vídeo em cima de uma existente no editor de projetos; no monitor, você consegue redimensionar e reposicionar o clipe.

imovie09-01-interna

Picture in Picture

Tela verde: para efeitos especiais simples, o iMovie consegue substituir um fundo verde por outra imagem no lugar. Só funciona com verde, e não tem qualidade que você encontra em software profissional. Dá até para ajustar uma área de proteção contra objetos para definir a área a ser substituída.

Mapas e fundos:  o iMovie traz quatro estilos de globo e quatro mapas planos onde você consegue projetar uma linha em movimento que liga cidade a cidade.

Temas: embora existam diversos temas, eles foram aprimorados em  relação ao iMovie HD. O que os torna melhores é a capacidade de trocar de tema e ter todos seus elementos (título, final, transições, estilos de texto) com o novo tema sem que você precise mudar qualquer coisa.

iDVD vive: O iMovie’09 restaura a capacidade de criar marcadores de capítulos no seu vídeo e exportar o projeto para o iDVD – que teve poucas mudanças no iLife’09, indo da versão 7.0.2 para a 7.03 e perdendo a designação do ano no seu nome.

Recomendação de compra da Macworld
O fato é que o iMovie HD 6 já era. Embora ainda funcione nos Macs atuais, a Apple parou de oferecê-lo como um download gratuito quando o iMovie’09 chegou às lojas.

O iMovie’09 conseguiu alcançar a qualidade do iMovie HD e ultrapassou seus recursos e desempenho (exceto em áreas de alta definição com grande qualidade, compatibilidade com fitas MiniDV e a falta de melhores ferramentas de edição de áudio). Existem diversas melhorias no iMovie’09 que o tornam não mais um concorrente do iMovieHD, mas sim do Final Cut Express, o próximo passo na edição de vídeo da Apple, e sua aquisição compensa o pacote iLife’09.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site