Imagem de fundo do header
Impressora portátil da Pentax é leve e pode ser usada sem fios
Home  >  Review
REVIEW

Impressora portátil da Pentax é leve e pode ser usada sem fios

PocketJet 3 tem 25 centímetros de largura e usa papel de fax. Também pode ser utilizada com dispositivos móveis e possui bateria interna.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Pentax_impressora_150.jpg
Foto:

Que tal uma impressora que você possa levar no carro, imprimir pelo seu smartphone via infrared e aindaser alimentada por bateria? Quanto ao tamanho, também não é preciso se preocupar: 25 centímetros de largura, por 5,5 de profundidade e 3 de altura. O peso é de 500 gramas. Fizemos o teste com essa impressora, que leva o nome de PocketJet 3, fabricada pela Pentax.

Ela funciona com sistema de impressão térmico, que é basicamente o mesmo utilizado nos velhos e conhecidos aparelhos de fax. Por esse motivo, não utiliza cartuchos e, sim, papel térmico. Daí vem o segredo de dimensões tão pequenas. Ela aceita bobinas típicas de aparelhos de fax (não possui sistema de corte automático) e folhas soltas tamanho A4, vendidas em lojas especializadas.

O equipamento pode ser utilizado pela USB, em computadores com Linux ou Windows XP. Fizemos o teste com o Vista e o driver fornecido funcionou sem problemas. Como ela oferece mobilidade, é interessante usá-la com Palms, PDAs e smartphones, pois o CD que acompanha o produto vem com softwares de instalação para Palm OS, Symbian, Windows Mobile e CE.

pentax-pocketjet_350.jpg

Nesses dispositivos a impressão pode ser feita por cabo ou então por conexão  de infravermelho. A qualidade de impressão obtida nos testes foi muito boa, apresentando nitidez tanto em textos pequenos quanto tabelas do Excel. Imagens também oferecem nitidez, mas devido a resolução de 200 pontos por polegada, ela não é boa para fotos.

A velocidade de impressão é de três páginas por minuto e a bateria suporta cerca de 65 páginas impressas. Sua configuração é feita pelo driver, onde é possível configurar a densidade de impressão, espaçamento entre linhas, margens, tamanho do papel (A4, carta ou customizado) e desligamento automático, quando muito tempo sem uso. A PocketJet 3 tem apenas um botão, que serve para ligar e desligar e avançar o papel.

pentax-pocketjet_kit_350jpg.jpg

Impressora e acessórios que acompanham o produto


O produto acompanha estojo para transporte, 100 folhas térmicas, carregador da bateria (pode ser utilizado como alimentador), cabo USB, bateria de níquel-cádmio, CD com drivers e manual. O ponto forte da pequena impressora é a mobilidade, a característica de ser livre de cabos, tanto de força, quanto de dados. Ela pode ser muito útil para força de vendas de uma empresa, no qual os vendedores podem preencher os pedidos em qualquer lugar, imprimir e já obter a assinatura do cliente, agilizando o processo de vendas.

O ponto fraco é que não tem um suporte para manter uma bobina de fax. Quanto ao custo da impressão, depende apenas do custo do papel. Uma caixa com 100 folhas térmicas, por exemplo, sai em média por 30 reais, o que significa um custo de 30 centavos por página. Outro ponto negativo é o preço: 2.197 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site