Imagem de fundo do header
Instapaper leva textos da web para leitura offline
Home  >  Review
REVIEW

Instapaper leva textos da web para leitura offline

Aplicativo, com versão paga ou gratuita, permite ler artigos quando o iPhone ou iPod touch estão desconectados da web.

Ben Boychuk, Macworld/EUA

instapaper-72.jpg
Foto:

O Instapaper é um aplicativo incrível para o iPhone ou iPod touch que vai se tornar um dos seus favoritos se você lê muito em qualquer lugar. O aplicativo serve para salvar artigos de sites para leitura posterior offline.

O aplicativo tem duas versões no mercado: a Instapaper Pro, de 10 dólares, e a Instapaper Free, bem, gratuita. E ambos oferecem o mesmo recurso principal:  a capacidade de baixar textos para leitura em qualquer lugar ou hora, com ou sem uma conexão Wi-Fi ou sinal da rede de celular.

Ele é um dos programas mais fáceis de usar que conhecemos. Primeiro, se cadastre no site do Instapaper, tarefa que leva uns dois minutos. Depois, adicione um botão “Read Later” no seu browser (PC ou Mac) e clique quando quiser ler aquele texto mais tarde. (Nota: cuidado para salvar páginas únicas ou versões para impressão do artigo para ler; se ele estiver dividido em muitas páginas, o Instapaper só vai salvar a primeira página). Aí, quando você abrir o aplicativo Instapaper no iPhone, atualize as “assinaturas” e ele irá baixar os textos para leitura no aparelho.

instapaper-1-internaA questão é: vale a pena pagar 10 dólares pela versão Pro? Sim, por conveniência e facilidade de leitura. O Instapaper Pro traz como diferencial um recurso de tela que permite rolar o texto na tela sem tocar nela - basta inclinar o iPod touch/iPhone. Se isso te distrai, pode desligar com facilidade. A versão Pro também marca o local que você parou de ler: se sair do programa, volta no mesmo lugar do texto, alem de permitir modificar fontes e tamanho de textos – e a opção de alternar entre texto em branco em fundo escuro ou texto na cor preta com fundo branco. E dá para abrir artigos no Safari também.

Embora cada um desses recursos seja interessante no Instapaper Pro, sua ausência na versão gratuita não faz falta. A interface é fácil de usar, e os textos são bastante legíveis.

Ocorrem problemas, entretanto, como em qualquer aplicativo. Ocasionalmente, uma página não será “traduzida” em texto para ser lida offline – mas você terá na fila mais um monte de coisas para ler.

Em resumo: A escolha entre os dois aplicativos é uma questão de valor. O Instapaper Free é um leitor muito bom e sem frescuras. A versão Pro tem mais recursos, e torna ainda mais fácil ler textos. Independente da escolha, ambas são boas “compras”. O aplicativo é compatível com qualquer iPhone ou iPod touch rodando o software 2.x.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site