Imagem de fundo do header
Intuos4 permite trabalho natural e preciso para artistas digitais
Home  >  Review
REVIEW

Intuos4 permite trabalho natural e preciso para artistas digitais

Com novos recursos, boa resposta e design ambidestro, mesa digitalizadora da Wacom é boa opção para trabalhos de design e edição de fotos

Macworld / EUA

intuos1-150.jpg
Foto:

Nos dias de hoje, comprar um tablet gráfico sem uma tela embutida de LCD sensível a pressão parece algo tão fora do comum quanto levar para casa uma enorme televisão de tubo para o seu home theater. Com o lançamento da Intuos4, a Wacom prova que a sua veterana linha de tablets profissionais ainda possui alguns novos truques: o dobro da sensibilidade a pressão, uma nova interface circular parecida com a do iPod, e botões ExpressKeys (Teclas expressas) programáveis completados com indicações LED.

Tudo isso contribui para um controle melhor e menos dependência do seu teclado. O Intuos4 acerta em cheio na questão de estilo com seu novo visual em preto fosco com tonalidades de preto brilhante.

Os desenhistas canhotos vão gostar do seu design reversível, que assegura usabilidade otimizada para canhotos ou destros por meio de uma fácil seleção na configuração do driver. E a administração de cabos é tranquila: o tablet é limitado por um flexível cabo mini-USB, com a opção de mudar a posição do cabo para otimizar a organização do seu espaço de trabalho.

O modelo Intuos4 M (de médio), que foi testado para esse review, e custa 1.999 reais no Brasil e 399 dólares nos EUA, fornece uma área de desenho de cerca de 223,5 x 139,7 mm, fazendo com que suas proporções sejam uma boa combinação com os monitores de tela plana atuais (o tablet também está disponível nas versões pequeno, grande e extra grande).

A caneta do aparelho é muito confortável para segurar, graças a um cabo de borracha que cobre mais da metade da sua extensão. Como era de esperar da Wacom, a caneta é wireless e você nunca vai precisar repor a bateria. O DuoSwitch da caneta, que se parece com um pequeno interruptor rocker, fica localizado abaixo do seu polegar ou dedo indicador – o que for mais natural. Um leve aperto na chave é o necessário para clicar com o botão direito ou dar um clique duplo.

Oferecendo imensos 2.048 níveis de sensibilidade de pressão, o Intuos4 é duas vezes mais responsivo do que o Intuos3 e os modelos Wacom Cintiq atualmente disponíveis. Ele exige algo tão pequeno quanto um único grama de pressão para operar. O Intuos4 realmente vai te impressionar com a nuance que você consegue entregar com um pincel on-screen, especialmente quando você aproveita a habilidade existente há muito tempo na linha de produtos da Intuos de reconhecer tilt da caneta.

intuos1.jpg

Com maior sensibilidade, a nova mesa da Waacom apresenta boa experiência para artistas digitais.

Como nos modelos anteriores, a nova mesa digitalizadora vem com um mouse tablet, com uma roda clicável de scroll e quatro botões - sendo todos programáveis.

Usuários experientes de tablet se acostumaram a esperar hot keys programáveis. A Intuos4 aumenta a aposta ao adicionar mini-telas iluminadas de OLED (organic light-emitting diode) que marcam eletronicamente cada tecla com sua função programada, seja como texto ou como um ícone.

Ainda melhor, os visores  ExpressKey, que flutuam sob a faixa de equipamento em preto brilhante do tablet, instantaneamente se atualizam para refletir diferentes hot keys programadas de aplicação específica à medida que você liga de app para app. (Note que a Intuos4 S (de pequena) fornece apenas seis ExpressKeys e sem visores correspondentes.)

Outra grande adição da Intuos4 é o Touch Ring, que lembra uma versão côncava de uma roda de click de um iPod Classic. No centro do anel, um botão chaveado permite que você mude entre quatro estados customizáveis, cada um indicado por um LED. No Photoshop CS4, os pré-ajustes do Touch Ring são muito úteis para coisas como mudar o tamanho do pincel e mover entre camadas (layers).

A instalação do driver foi tranquila, e a customização dos controles do tablet se provou muito intuitiva. Mas esteja precavido: descobrir todas as habilidades do Intuos4 pode exigir bastante trabalho e experimentação com as configurações dentro do seus apps específicos de design gráfico.

Além do hardware, a Wacom também empacota alguns programas significativos para usar com o tablet, incluindo plug-ins para o Photoshop e vários aplicativos de criação, que não puderam ser testados para esse review.

Conselho de compra da Macworld
Dada a economia atual, vale a pena realizar o upgrade do Intuos3 para o 4? Bem, seus novos recursos certamente não desapontam. Suas ExpressKeys (Teclas expressas) indicadas com LED vão impressionar os fanáticos por gadgets, e sua ótima resposta vai conquistar qualquer artista digital. Com o dobro da sensibilidade da Cintiq, menor peso, e uma fração do seu preço, a Intuos4 assegura a continuação da sua relevância como um dos tablets de nível profissional mais fáceis de usar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site