Imagem de fundo do header
iPad: Coração Centenário mostra vídeos históricos do Corinthians
Home  >  Review
REVIEW

iPad: Coração Centenário mostra vídeos históricos do Corinthians

Aplicativo gratuito da Rede Globo para o centenário do Timão traz gols, reportagens e fotos das maiores conquistas; interface precisa de alguns ajustes

Daniel dos Santos, Now! Digital

corinthianslogo.jpg
Foto:

Por conta do centenário do Corinthians, a Rede Globo lançou na App Store o aplicativo gratuito para iPad Coração Centenário. Desenvolvido pela Digital Pages, o software é uma boa oportunidade para a torcida do Timão rever momentos históricos da equipe, com direito a vídeos, reportagens e fotos.

A produção jornalística da obra é do repórter Guilherme Roseguini, do Esporte Espetacular, com coordenação de Emanuel Castro e direção de João Pedro Paes Leme. Já a parte tecnológica e de layout (arquitetura da informação, diagramação, animação e a integração com o conteúdo) foi feita pela Digital Pages.

Dividido por décadas, o documentário traz depoimentos em vídeo de gente famosa (como Rivelino e o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes), e de ilustres desconhecidos, como do torcedor Moyses José Ferreira, que completou 100 anos antes mesmo do Corinthians atingir seu centenário.  Também é possível encontrar raridades, como cenas do jogo Corinthians e Bologna, realizado em 1929.

Apesar do rico conteúdo, que deve emocionar muitos torcedores fanáticos, o aplicativo carece de ajustes na interface e no modo de navegação. Quem usar o software no tablet da Apple no modo retrato (aparelho na posição de um livro) pode simplesmente não encontrar o conteúdo multimídia. Nessa posição, ele exibe apenas imagens e textos. O conteúdo com vídeo  e áudio só aparece na tela se você girar o equipamento para o modo paisagem. E não há qualquer aviso sobre isso.

Outra questão: se você estiver assistindo a um vídeo e resolver mudar a posição do iPad, a exibição é simplesmente interrompida. Uma melhor solução é adotada, por exemplo, no aplicativo da Nike Football+ (também gratuito), que simplesmente adapta o vídeo automaticamente ao novo formato e continua a exibi-lo. Ou seja, você assiste no formato que desejar, sem interrupções.

appcorinthians02_390.jpg
Coração Centenário: documentário traz torcedor mais velho que o Timão

As fotos não trazem legendas, o que dificulta a identificação dos atletas, ou mesmo, em alguns casos, torna complicado saber a que ano o time que aparece pertence. E a página sobre as camisetas da equipe é muito limitada. Traz apenas figuras muito pequenas, que não permitem zoom. Assim não é possível ver detalhes, como o estilo do símbolo do time utilizado na época ou o formato da gola de algumas camisetas, por exemplo.

Durante a fase de testes, Macworld Brasil teve dificuldades na instalação do programa. Depois de encontrarmos o software (que aparece na App Store com o estranho nome de “Multidoc”), tentamos baixar o programa diretamente no iPad, processo que não foi concluído; ao alcançar cerca de  70% de progresso, a transferência era interrompida e reiniciava logo em seguida.  Chegamos a utilizar um segundo iPad em diferentes conexões de rede, sem sucesso. Vale lembrar que outros aplicativos foram baixados nesses equipamentos sem problemas. Para resolver, a questão, fizemos o download via iTunes no desktop e depois transferimos o arquivo.

 appcorinthians03.jpg

Visualização em modo retrato "esconde" multimídia

Apesar dessas questões, a iniciativa é interessante, e outros times brasileiros merecem ter aplicativos nessa linha. Para quem não tem iPad e quer conhecer a obra, basta visitar o site corinthians.digitalpages.com.br. Há uma versão online do conteúdo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site