Imagem de fundo do header
iPhone: Carcassone é o game ideal para quem gosta de quebrar a cabeça
Home  >  Review
REVIEW

iPhone: Carcassone é o game ideal para quem gosta de quebrar a cabeça

App baseado em jogo de tabuleiro europeu possui gráficos impressionantes, e fica bom até mesmo no iPad

Macworld / EUA

carcassonnelogo.jpg
Foto:

Quem diria que exóticas cidades francesas serviriam de inspiração para jogos de estratégia viciantes? O jogo de tabuleiro Carcassonne, que leva o nome de uma cidade histórica francesa, foi criado por Klaus-Jürgen Wrede e é um sucesso na Europa. A maioria das pessoas nunca ouviu falar do game, porém, depois de jogá-lo na versão iOS  isso não faz a menor diferença, diante de tanto divertimento. 

Trazido aos dispositivos móveis pelos desenvolvedores alemães da The Coding Monkeys, Carcassone é um jogo de turnos, no qual cada “casa” do tabuleiro, ricamente ilustrado, pode conter construções, ruas e prados – espécie de campo gramado. Quando o jogo começa, o usuário enxerga no tabuleiro apenas uma casa e, a cada turno, o jogador ganha uma peça e precisa colocá-la próximo de outra casa compatível no tabuleiro – por exemplo, uma peça de cidade próxima à outra peça cidade, ou uma rua conectada à outra peça de avenida. O tabuleiro vai tomando conta da tela, apesar de uma barra na base da página que indica a pontuação dos jogadores – que pode ser minimizada.  

De acordo com o progresso do game, o usuários e seus oponentes vão jogando alternadamente colocando as peças no tabuleiro, ganhando pontos também ao colocar pequenos bonequinhos, conhecidos como “meeples”, nas peças do jogo. Quanto maiores as ruas, construções ou fronteiras que os meeples ocuparem, mais pontos o jogador conquista. 

 

carcassonne01.jpg

Game possui diversos modos de multiplayer, seja na rede local com os amigos ou desafiando jogadores ao redor do mundo

O Carcassonne começa a fazer sentido quando o usuário pega o jeito da coisa. Aqueles que já tiveram a experiência com o game no tabuleiro tem mais facilidade ao se adaptarem à versão do iOS, mas a Coding Monkeys construiu um tutorial amigável para ajudar os iniciantes. Aprender a jogar é fácil, porém entender a estratégia do jogo ou outros detalhes mais profundos é um pouco complicado e requer prática. Os critérios de pontuação são obscuros – e talvez fosse mais interessante se o app pudesse mostrar a pontuação de acordo com o progresso da partida (ou tivesse uma opção para isso). Uma das surpresas para os usuários iniciantes é observar a quantidade de pontos acumulados sem mesmo saber como foram conquistados.

Colocando as complexidades de lado, o game é fácil de jogar – basta tocar no local onde as peças devem ser colocadas. O jogo ainda mostra todos os movimentos permitidos que podem ser feitos com as peças e a visualização do tabuleiro funciona como esperado: basta deslizar o dedo para navegar pela tela, e mesmo utilizar o movimento de pinça para aproximar ou afastar a imagem.

Apesar do modo Solitaire para um jogador (muito difícil, por sinal), o Carcassonne se destaca quando é jogado com um ou mais oponentes. É possível desafiar os amigos no modo pass-and-play (com um único dispositivo), via rede local ou mesmo pela internet. Caso não haja oponentes disponíveis, há uma variedade de adversários artificiais, com muitos níveis de dificuldade diferentes. Os gráficos são simplesmente maravilhosos: em um iPhone 4, há detalhes que ficam mais nítidos no Retina Display. Carcassonne é também um dos poucos aplicativos para iPhone que ficam com boa resolução mesmo se executados no iPad no modo 2x – uma versão nativa para o tablet deve chegar até o fim deste ano. O app fica tão bem no iPad por causa de um truque do iOS: o iPad pode tirar vantagem da maioria dos elementos gráficos em alta resolução que foram desenvolvidos para o iPhone 4. A jogabilidade fica melhor no iPad, mesmo que jogando a versão para o iPhone. 

carcassonne02.jpg

Apesar de desenvolvido para iPhone, gráficos do Carcassone ficam ótimos mesmo no modo ampliado do iPad

É difícil precisar por que não há tantos jogos de tabuleiro sendo adaptados para o iOS, especialmente para o iPad. Com o Carcassone, os desenvolvedores da Coding Monkeys mostraram como isso deve ser feito. É uma ótima mistura de jogabilidade, gráficos e suporte variado para modo multiplayer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site