Imagem de fundo do header
iPhone: game “Zombie Farm” leva zumbis para a fazenda
Home  >  Review
REVIEW

iPhone: game “Zombie Farm” leva zumbis para a fazenda

Título gratuito traz bons gráficos e consegue ser absolutamente viciante; ponto negativo é oferta constante de jogos da produtora em troca de pontos no game

Macworld / EUA

zombiefarm150100.jpg
Foto:

Se os meus convites e sugestões no Facebook servem de indicativo, a moda de jogos como Farmville e Café World não está nem perto de acabar. Por isso não é nenhuma surpresa que a produtora The Playforge esteja colocando no mercado o seu próprio simulador em tempo-real de "cultivo em fazenda" com o novo aplicativo “Zombie Farm” para iPhone e iPod Touch. No game, os jogadores recebem um pedaço de terra para transformar em uma mina de ouro infestada por zumbis.

O jogo possui duas atividades principais: manter sua própria fazenda e invadir propriedades vizinhas. A primeira envolve uma lista de tarefas como arar, plantar e colher; todas são realizadas ao se tocar no pedaço de terra. Os zumbis que você consegue se tornam parte do seu exército de mortos vivos (que é usado para as invasões), enquanto os outros itens são vendidos a ouro. O ouro adquirido pode ser usado no mercado para se comprar tudo, desde sementes de cenoura, cercas e batatas, até suprimentos menos comuns em uma fazenda, como zumbis sem cabeça e palmeiras. As sementes de comida e zumbis, obviamente, são plantadas, mas alguns dos objetos decorativos também possuem um propósito importante. Adicionar flores aumenta sua fonte de vida, o que contribui para uma fazenda mais feliz e evita que apareçam zumbis fadados ao fracasso desde o início.

Visualmente, “Zombie Farm” lembra “Farmville”. No início, a fazenda é pouco notável e consiste apenas em terra que precisa ser arada, mas após ganhar ouro durante o jogo, pode-se comprar objetos decorativos para dar um toque pessoal ao ambiente. Informações como status básico, ferramentas e tarefas a serem completas estendem-se nos cantos da tela. Tudo no game, do fazendeiro de cabeça grande aos adoráveis zumbis em volta da fazenda, são caricatos e cada um dos monstros que você colhe vêm com um nome, fazendo com que seja difícil não sentir um pouco de tristeza quando um deles segue para a batalha. Os gráficos são atraentes e refinados, especialmente durante as invasões dos zumbis.

zfarm01.jpg

 Alma gêmea? "Zombie Farm" possui visual parecido com "Farmville", da Zynga

Uma vez que seu exército tiver atingido um tamanho considerável e seus zumbis estiverem passando fome (clicar sobre eles com a multi-ferramenta mostra o quão famintos eles estão), você pode tocar no ícone vermelho de “invasão” para uma completa batalha zumbi. Durante as invasões, os mortos vivos abordam as fazendas vizinhas uma por uma. À medida que se preparam para lutar, eles geralmente se distraem e tocar em suas bolhas de pensamento reordena o foco deles para a tarefa em questão e os envia, salivando, para a guerra. Isso precisa ser feito rapidamente, uma vez que o objetivo é conseguir que todos os zumbis ataquem a fazenda vizinha. Os zumbis comem o inimigo, mas os fazendeiros respondem com uma “briga boa”, ao arremessar forcados (e ocasionais galinhas) na direção dos invasores. Se o seu exército conseguir sobreviver aos vizinhos, você ganha uma grande quantia de ouro e outros bônus, como um cérebro (que pode comprar itens mais completos no mercado).

A produtora Playforge sabe como manter os jogadores interessados, e oferece prêmios aleatórios e tarefas que podem ser completados para outros incentivos. Uma maneira (detestável) que eles criaram para dar mais pontos aos usuários é oferecer recompensas a partir do download de outros jogos próprios. Esse não é um truque de marketing incomum no mercado de aplicativos, mas “Zombie Farm” faz essa oferta tantas vezes que deixa qualquer um irritado. Do mesmo modo, eu não conseguia realizar login no jogo sem que me pedissem para conectá-lo com a minha conta no Facebook.

“Zombie Farm” é absolutamente viciante, mas não necessariamente por ser divertido. Há uma pressão que vem do fato de se realizar atividades de uma maneira adequada, e o desperdício de safras que murcharam pode ser algo realmente decepcionante. A maioria dos usuários provavelmente irá se sentir “puxada” para o jogo várias vezes ao dia, mas isso acontece mais em função de algum estranho senso de obrigação do que pelo fato de se divertirem de verdade a partir do ciclo infinito de se conseguir ouro para comprar zumbis para realizar invasões e conseguir mais ouro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site