Imagem de fundo do header
Não lembra para quem emprestou um livro? Organize sua “biblioteca” com o BookBuddy
Home  >  Review
REVIEW

Não lembra para quem emprestou um livro? Organize sua “biblioteca” com o BookBuddy

Aplicativo para iPhone e iPod Touch traz recursos promissores para o usuário gerenciar suas obras, mas não é dos mais baratos

Macworld/EUA

bookbuddy150x100.jpg
Foto:

Um iPhone ou iPod Touch pode ser uma excelente ferramenta organizacional, seja para uma lista de compras ou um inventário de itens da sua casa. O BookBuddy, aplicativo de 5 dólares da Kimico, busca trazer essa habilidade de organização para sua biblioteca pessoal. Com o programa instalado em seu aparelho iOS, você pode criar um catálogo dividido em categorias da sua coleção de livros.

É uma ideia atraente e o aplicativo é certamente fácil de usar, além de trazer vários recursos promissores. Mas infelizmente o BookBuddy acaba não conseguindo justificar seu alto preço na App Store. O software te permite acessar os livros manualmente ou por meio da capacidade de busca integrada do Google Books. Você pode pesquisar pelo nome do autor, título ou data de publicação de cada livro; e se você emprestou uma obra para alguém, também pode digitar o nome dessa pessoa.

A busca integrada do Google Books funciona bem com informações específicas, mas buscas simples por títulos deixam as coisas confusas. Por exemplo, uma pesquisa por “Red Badge of Courage”, de Stephen Crane, traz 11 edições diferentes, incluindo um audiolivro. O recurso de busca online também inclui uma opção ISBN, que provou ser o método mais rápido e confiável em nossos testes (sistema padrão internacional de numeração das obras literárias).

Apesar de outros aplicativos de organização permitirem a entrada de dados pelo uso da câmera do iPhone como um scanner, o BookBuddy não possui suporte para tal capacidade. Isso iria acelerar o processo de entrada de dados, especialmente se você possui uma coleção grande.

bookbuddy01.jpg

Aplicativo permite ao usuário organizar coleção de livros

Após ter adicionado livros ao BookBuddy, você pode organizá-los por gênero ou coleção (os padrões são “particular” e “profissional”) ou até mesmo por listas de quais você leu ou não. O app também inclui uma lista de desejos por meio de recursos de e-mail, mas ambas são ofertas relativamente básicas.

O BookBuddy é uma escolha legal para usuários casuais que querem manter registro de alguns livros, mas colecionadores de livros interessados em catalogar suas bibliotecas completas provavelmente ficarão decepcionados pelo que o aplicativo não faz (você pode descobrir se o app atende suas necessidades ao baixar uma versão gratuita do software, que armazena até 10 livros). Em sua versão atual, o BookBuddy é promissor, mas ainda parece um trabalho em progresso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site