Imagem de fundo do header
iPhone: Word Lens usa realidade aumentada para traduzir textos
Home  >  Review
REVIEW

iPhone: Word Lens usa realidade aumentada para traduzir textos

Aplicativo converte palavras com boa velocidade, mas tropeça na precisão e só trabalha com inglês e espanhol

Macworld/EUA

wordlenslogo.jpg
Foto:

Algumas vezes, aplicativos apresentam algumas funcionalidades que parecem tão mágicas que nos sentimos praticamente obrigados a testá-los. O Word Lends, da Quest Visual, entra exatamente nessa categoria. Ao apontar o iPhone para palavras em outro idioma, o programa exibe instantaneamente um preview digital da tradução do texto.

Leia mais

Saiba como criar contas estrangeiras no iPhone e iPad e baixar apps no Brasil (http://migre.me/3jvfM)

Na prática, a não ser que o usuário tenha uma mão excepcionalmente firme, o Word Lens (atualmente restrito para Inglês/Espanhol e Espanhol/Inglês, ambos 5 dólares - há uma versão gratuita para demonstração, mas que não faz muita coisas) é menos mágico do que parece ser. É verdade que, ao segurar com firmeza o iPhone 3GS ou 4 ou iPod touch de quarta geração, as palavras são traduzidas, quase que instantaneamente, e exibidas na tela.

Durante os testes, no entanto, o aplicativo não respondeu bem quando havia o menor movimento das mãos; as traduções pulavam e mudavam continuamente, já que a mão que segura o dispositivo não consegue permanecer perfeitamente firme todo o tempo. O app momentaneamente não reconhece uma sequência de letras como uma palavra, e então inicia a tradução novamente, repetindo o ciclo. Na maioria das vezes, contudo, não foi um obstáculo tão grande: o usuário vê o suficiente para ter noção do que está lendo.

wordlens01.jpg

Apesar da velocidade, falta precisão no Word Lens

O Word Lens conta com um botão de pause, que é muito útil na hora de tentar traduzir grandes quantidades de texto. Espere até as traduções na tela pularem menos e pause, para então ler os período, sem ter que congelar em uma única posição. Se o usuário estiver utilizando um iPhone 4, ele pode aproveitar os botões virtuais de zoom ou ligar o flash.

Talvez a maior limitação do Word Lens seja trabalhar com textos mais estilizados. Quanto mais enfeitada for a fonte, menor será a chance do aplicativo de interpretar as letras. O aplicativo funciona muito bem com placas de trânsito, menus impressos e materiais do gênero, mas não consegue lidar com com textos em letra cursiva ou mesmo Comic Sans. Ao encontrar palavras que o Word Lens não pode identificar, visualmente, há uma tradução baseada em digitação – insira a palavra e o aplicativo dá o significado.

A boa notícia é que o app funciona; testamos traduções em espanhol em jornais, placas e sites. Como o Word Lens nunca funcionou perfeitamente, ele teve performance aceitável na hora de capturar o contexto.

Ainda assim, por mais esperto que seja, o Word Lens ainda é um "aplicativo 1.0". A velocidade com que ele renderiza as traduções é impressionante, mas a precisão ao reconhecer mesmo textos bem impressos deixa a desejar. Não deixa de ser um excelente exemplo para mostrar do que o iPhone é capaz. A Macworld fez um vídeo mostrando as principais funcionalidades do programa, mostrando como o Word Lens funciona com tipos variados de texto. (http://migre.me/3jv2s)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site