Imagem de fundo do header
Itautec Infoway N8330 é potente, mas faltou capricho no design
Home  >  Review
REVIEW

Itautec Infoway N8330 é potente, mas faltou capricho no design

Ultrafino, ele tem configuração atual, recursos de segurança e bom desempenho. Mas acabamento lembra notebooks de segunda linha.

René Ribeiro, da PC WORLD

itautec_n8330_150x100.jpg
Foto:

Na categoria de notebooks ultrafinos, a Itautec acaba de lançar o Infoway N8330, que tem tela de 12,1 polegadas e 1,9 quilo de peso. Apesar das dimensões - são 30,3 centímetros de largura por 23,1 cm de profundidade e três cm de espessura (quando fechado) - é importante não confundi-lo com netbooks, que trazem uma configuração mais modesta.

O N8330 usa processador Core 2 Duo T6400, de 2 GHz, 4 GB de memória RAM padrão DDR2 800, HD de 320 GB, chipset GM45 e chip gráfico GMA4500 MHD, ambos da Intel. A conectividade fica por conta da rede Ethernet padrão Gigabit e rede sem fio padrão 802.11b/g/n, com circuito da Intel Wi-Fi Link 5100, além do Bluetooth. O sistema operacional é o Windows Vista Home Premium.

Há também recursos de segurança, como o TPM, um chip que permite atribuir senha ao disco rígido. Assim, o disco só pode ser lido no N8330. Isso é ótimo em caso de roubo. Ainda no quesito segurança, o portátil da Itautec vem com leitor de impressões digitais, para segurança biométrica.

Conexões
Na lateral direita do N8330 fica o conector do carregador de bateria, uma saída HDMI, duas portas USBs e o conector para modem de linha telefônica. Há também uma entrada para cartão ExpressCard 54, para expansões e um leitor de cartões de memória flash, que aceita os padrões SD, MMC e MS.

Na frente, encontramos conectores para fone de ouvidos e microfone e, na lateral esquerda do portátil está o gravador de DVDs/CDs, uma saída VGA e o conector para rede Ethernet. Acima do monitor LCD localiza-se uma webcam de 2 megapixels.

itautec_n8330_350px.jpg

Infoway N8330: processamento poderoso e com peso de 1,9kg

Análise e desempenho
O bom processador e a generosa quantidade de memória RAM contribuem para o bom desempenho do N8330 e a Itautec teve o cuidado de entregar este Infoway já com circuito Wi-Fi com o protocolo mais atual, o padrão 802.11n.

O conjunto gráfico também se destaca: um chip gráfico muito bom para tratar imagens e executar vídeos em alta definição, combinado à resolução do LCD 1280 por 800 pontos, oferecem um resultado excelente. Se usarmos a saída HDMI para ligar em outro monitor, essa resolução sobe para até 1600 por 1200 pontos, o que dá o tamanho de um monitor de 22 polegadas.

Entretanto, tal desempenho não é generalizado e com este sistema não é possível jogar os últimos lançamentos em games. Isso por que esses jogos possuem gráficos sofisticados que requerem chips específicos, como os da nVidia ou AMD/ATI. Mas o N8330 manda bem quando o assunto é multitarefa e aplicativos mais exigentes por hardware.

O portátil suportou softwares como Photoshop CS4 atuando em conjunto com aplicações de escritório: Word, Excel e PowerPoint. Com todos abertos também acessamos internet, alternamos entre as tarefas, sem travamentos ou paradas momentâneas.

Leia também:
>> Conheça o Infoway N8635, o notebook para gamers da Itautec
>> Novo portátil T400s, da Lenovo, alia mobilidade a desempenho
>> Meganote Black C2B surpreende apesar de usar chip gráfico comum

No quesito autonomia, a bateria do N8330 suportou duas horas e 16 minutos desconectada da tomada, usando brilho do LCD pela metade, fazendo acesso à internet sem fio e utilizamos aplicativos de escritório. As configurações de proteção de tela e hibernação estavam desligadas.

Para um computador portátil voltado à mobilidade, seria interessante que a bateria durasse um pouco mais.

O acabamento interno é apenas funcional, sem nada que chame a atenção no design, a não ser sua tampa, na cor preta brilhante. O teclado é confortável, com teclas de atalho para desligar a rede Wi-Fi e Bluetooth.

O N8330 mostrou ser muito funcional, com opções de segurança para quem precisa guardar dados da empresa, por exemplo. O desempenho também foi ótimo em multitarefa e com aplicações mais pesadas. O preço, de 2.949 reais pode não ser tão atraente, mas está dentro da faixa dos ultraportáteis de 12 polegadas com processamento veloz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site