Imagem de fundo do header
iTunes 8 compensa pelo Genius
Home  >  Review
REVIEW

iTunes 8 compensa pelo Genius

O novo software da Apple traz novos recursos, mas está longe de ser um update inovador. Pelo menos o recurso Genius funciona para contas da iTunes store Brasil.

PC World/EUA e Macworld Brasil

itunes8-72.jpg
Foto:

Junto aos novos iPods, a Apple lançou o iTunes 8, a mais nova versão do seu tocador de mídia. O programa traz um novo meio de navegar entre suas músicas e o novo recurso Genius, para criar listas de reprodução automáticas. Pelos nossos testes, os novos recursos são úteis, mas nenhum dele é extremamente inovador.

>>>Conheça os novos iPods

>>>Veja as telas do iTunes 8 com o Genius

Uma das grandes novidades é a visão em grade (grid), que mostra sua coleção de capas de discos em uma grade. Com ela, você pode organizar as músicas por álbum, artista, gênero ou compositor. Conforme você passa o mouse sobre uma capa de disco, um botão para reproduzir a música aparece.

Quando você está nos modos artista, gênero ou compositor, o ícone da capa vai mostrar os demais discos ali presentes em cada categoria. Dê um duplo clique para ver tudo naquela “pilha” de arquivos. É um recurso muito parecido ao modo que o iPhoto organiza as fotos por eventos, ajuda a encontrar os discos visualmente, mas não muda muita coisa no modo de organizar e buscar por músicas.

Além da visão em grade, o iTunes continua a permitir a navegação por listas e pelo modo Cover Flow.

O grande novo recurso do iTunes 8 é o Genius, que sugere automaticamente músicas baseado em suas preferências. O Genius tem duas partes: a barra lateral e a ferramenta de listas de reprodução. É preciso ativar o Genius antes de começar a usar o recurso – o iTunes vai coletar informações da sua biblioteca, enviar à Apple e começar a fornecer resultados.

Nos testes da Macworld Brasil, o Genius levou entre 20 e 30 minutos para fazer a varredura em uma biblioteca de aproximadamente 40 GB em um iMac. O Genius, após ativado, compara suas músicas, playlists e histórico de compras na iTunes store com o que existe à venda na loja online – tudo para te dar as recomendações de compra mais relevantes.

Para ativar o Genius, é preciso ter um cadastro na iTunes store. Apesar de a loja de músicas não funciona no Brasil, não há problemas: o Genius vai criar as listas de reprodução baseadas no seu gosto, mas não vai mostrar ofertas relacionadas na barra lateral, que pode ficar escondida.

Alguns usuários podem ficar preocupados com o fato de mandar informações sobre sua biblioteca para a Apple, e com razão. A Apple diz que coleta nomes de faixas, número de reproduções e notas dadas pelos usuários, mas que os dados relacionados ao seu iTunes pessoal “serão armazenados em uma identidade Genius anônima sem conexão com sua conta do iTunes”.

Para usar a barra lateral do Genius, selecione uma música. O iTunes vai trazer resultados relacionados à sua seleção. Para quem tem contas do iTunes nos EUA, é uma boa idéia para descobrir novas músicas e artistas.

A outra metade do Genius é a função de gerar listas de reprodução. Para criar uma, selecione uma música e clique no botão Genius no canto direito inferior da janela do iTunes (indicado pelo símbolo de um átomo). O iTunes vai gerar uma lista de reprodução com canções similares em sua biblioteca similares à canção escolhida. E você pode “salvar” a lista de reprodução no botão com mesmo nome.

Por padrão, a Apple limita as listas a 25 músicas, mas você pode modificá-las para até 100 músicas (perfeito pro iPod shuffle, por exemplo). A Apple diz que com o tempo e com mais informação disponível, o Genius deve ficar mais preciso ainda. Curiosamente, a nova linha de players Zune, da Microsoft, têm um recurso similar, chamado Mixview. Será que a Apple e a Microsoft usaram o Pandora como inspiração?

Em sua oitava versão, o iTunes continua sólido, embora ainda mantenha seus benefícios como organizador de mídia e tocador de músicas. Nenhum dos novos recursos merece atenção para atualização obrigatória, porém o Genius é uma novidade útil muito bem-vinda.

Você pode baixar o iTunes 8 pela Atualização de Software do Mac OS ou pelo site da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site