Imagem de fundo do header
Jato de tinta C110 mostra que velocidade de impressão é com ela
Home  >  Review
REVIEW

Jato de tinta C110 mostra que velocidade de impressão é com ela

Nos testes, o equipamento conseguiu alcançar a marca de 37 páginas por minuto em preto no modo rascunho.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

epson_c110_150.jpg
Foto:

epson_c110_150Fazer as tarefas em menor tempo é um desafio constante para o ser humano. No mundo da tecnologia isso não é diferente. Os cálculos e dados são processados cada vez mais rapidamente. Os resultados que precisam ser impressos não poderiam ficar de fora. Um dos exemplos dessa busca por velocidade é a impressora a jato de tinta C110, da Epson.

No modo rascunho, ela atinge 37 ppm (páginas por minuto), velocidade impressionante para um equipamento com essa tecnologia.  É a mais alta dessa categoria já testada por PC WORLD. O segredo para chegar a essa velocidade é o uso de dois cartuchos de tinta preta, simultaneamente.

Dessa forma, o equipamento consegue injetar mais tinta no momento em que as cabeças de impressão passam de um lado a outro da folha. A C110 utiliza um cartucho para as outras cores: magenta, ciano e amarelo. Assim, é possível substituir somente a cor que está no fim.

É importante dizer que os fabricantes consideram a velocidade máxima com um texto cobrindo 5% da área total do papel, o que significa escrever uma carta de até 20 linhas. Mas nos testes, exigimos mais: imprimimos um texto com seis parágrafos, contendo cinco linhas cada um e com uma linha de espaço entre os parágrafos, preenchendo uma página inteira de tamanho A4.

No modo rascunho, esse tipo de texto alcançou 21 ppm. No modo normal, alcançou 15 ppm,com uma qualidade de texto muito boa. No modo rascunho, percebe-se as letras com os cantos quadriculados.

Para testar a velocidade em modo cor, imprimimos um texto com gráfico em cores, feito pelo Excel, como se fosse um relatório para apresentação de negócios, no qual o texto e o gráfico ocupavam cada um metade da página. Nesse caso, utilizamos o modo normal e a C110 obteve seis páginas por minuto.

No modo rascunho, esse teste alcançou dez páginas por minuto, mas a qualidade do modo normal foi bem superior. O modo normal apresentou boa qualidade nos gráficos, mas caso a apresentação exija melhor qualidade, ainda há o modo foto, com excelente resultado no documento, mas a velocidade caiu para 1,3 página por minuto, com papel fotográfico.

Para fotos, em papel comum, utilizando o modo normal, a impressora levou 51 segundos para imprimir uma imagem tamanho 10 por 15 cm, com boa qualidade. No foto enhance, com papel glossy, a mesma foto levou três minutos e 12 segundos para ser impressa, com ótima qualidade.

O preço do cartucho preto, que vem sempre com duas unidades, é de 69,90 reais e o rendimento é de 740 páginas. Os cartuchos coloridos saem por 25,90 reais com rendimento de 350 páginas, imprimindo com os três juntos. Assim, o custo por página impressa em preto custa 0,095 centavos.

Em cores, a página impressa sai por 0,22 centavos. Interessante dizer também que a impressora vem com cabo USB, o que é raro. Seu desempenho no monocromático a torna interessante para pequenos escritórios.

Já a impressão em cores foi mais demorada que o esperado. Apesar da ótima qualidade, ainda é mais indicada para gráficos do que para fotos. A entrada de papel tem capacidade para 120 folhas e seu driver está disponível para Windows 98, Me, XP, 2000, Vista e Mac OS X.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site