Imagem de fundo do header
Jato de tinta ESP 5 é versátil e oferece baixo custo de impressão
Home  >  Review
REVIEW

Jato de tinta ESP 5 é versátil e oferece baixo custo de impressão

Multifuncional da Kodak é fácil de operar, imprime fotos e o cartucho custa apenas 18,90 reais. Só faltou um software OCR.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

KodakESP_150.jpg
Foto:

Comprar uma impressora ou multifuncional a jato de tinta é fácil. Afinal, eles estão cada vez mais baratos. O difícil é pagar pelos cartuchos... Mas se você está em busca de equipamentos mais econômicos, vale conhecer os novos multifuncionais da Kodak.

Os equipamentos ESP 3 e ESP 5 (este avaliado por PC WORLD) utilizam cartuchos de tinta com autonomia de 340 páginas para a cor preta e 365 páginas para o colorido, com preços dos consumíveis cotados a 18,90 reais e 28,90 reais, respectivamente. Isso significa um custo de seis centavos por página em preto e oito centavos por página em cores.

Ambos os modelos medem 42,2 centímetros de largura por 29,8 de profundidade e 17,7 de altura, com peso de 5,4 quilos. A diferença entre os dois é que a ESP 5 apresenta um painel de LCD de três polegadas e leitor
de cartões SD, MMC, MS, MS Pro, xD e CF.

Além de a configuração ser feita no painel da ESP 5, é possível utilizá-lo para ver e selecionar as fotos que serão impressas. O primeiro item que testamos foi a velocidade e qualidade.

A Kodak informa que a ESP 5 faz 30 PPM (páginas por minuto) no modo rascunho, com papel tamanho Carta. Realmente faz, mas é importante dizer que esse desempenho é para 5% de área coberta do papel. Na prática, significa que é um documento tipo memorando, não passando de 15 linhas de texto.

Realizamos o teste em papel A4, que é mais comum no Brasil, com um texto de 30 linhas e no modo rascunho da impressora. Nesse caso, ela atingiu 20 páginas por minuto.

Nesse modo, a ESP 5 obteve boa nitidez, sem que a impressão ficasse pigmentada. No modo normal, a impressão fica mais escura, com ótima nitidez. Porém, foram impressas oito páginas por minuto.

Um texto com gráfico em cores, no modo rascunho, obteve a marca de 14 ppm, com as cores nítidas, e mesmo números pequenos foram impressos  claramente.

No modo normal, a qualidade das cores e nitidez aumentou muito, mas a marca atingida foi de 4 ppm. Para imprimir fotos, a ESP 5 demonstrou muita eficiência. Além de gerar uma foto em tamanho 10 por 15 em 35 segundos, a qualidade foi excelente.

O scanner pode ser usado com qualquer aplicativo de imagem e também com o Kodak Easyshare, que acompanha o produto. O maior tamanho de papel que pode ser digitalizado é o A4 e a resolução máxima é de 2400 pontos por polegada.

Na função de cópia, a digitalização pode ser vista no LCD e ter seu tamanho ajustado, antes de ser impressa. O software Home Center tem funções para reduzir o efeito indesejável de olhos vermelhos das fotos e também retoque facial, que retira pequenas imperfeições do rosto.

KodakESP_350.jpg

ESP 5: baixo preço de impressão, com cartucho a 18,90 reais

Ler documentos e imagens diretamente de cartões de memória e também da USB é uma característica que funcionou como deveria e oferece agilidade na impressão. Só faltou mesmo um bom software de OCR. O pacote tem opção para essa função, mas não reconhece caracteres acentuados.

O preço sugerido da ESP 5 é de 599 reais. Um pouco acima das multifuncionais do mercado, mas como os cartuchos têm preços baixos, ela acaba se pagando em pouco tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site