Imagem de fundo do header
Kaspersky Internet Security 2012: Proteção antimalware eficiente
Home  >  Review
REVIEW

Kaspersky Internet Security 2012: Proteção antimalware eficiente

Pacote tem pouco impacto no desempenho do PC e se saiu muito bem na hora de detectar e bloquear ameaças.

Nick Mediati, PCWorld EUA

Foto:

O Kaspersky Internet Security 2012 (R$ 149,95 para até 3 PCs por 1 ano) ficou em quarto lugar em nosso ranking 2012 de pacotes de segurança. Apesar disso, é um pacote confiável e bastante eficaz na proteção de seu PC.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

Em nossos testes no mundo real, onde o produto deve detectar ameaças até então desconhecidas, o pacote da Kaspersky bloqueou todas elas. Já no teste de detecção de malware conhecido ele identificou 99,3% de todas as amostras. Parece um bom resultado, mas acredite: está apenas “na média” dos programas testados, o que demonstra a força dos pacotes de segurança deste ano.

Falsos positivos foram quase inexistentes: o produto identificou incorretamente apenas um arquivo em um conjunto de 250 mil. Ele também foi eficaz na desinfecção: detectando e desabilitando todas as ameaças instaladas em nosso PC de testes. Ele também conseguiu remover todos os traços de malware em 60% dos casos, um pouco acima da média.

No geral o Kaspersky Internet Security 2012 teve baixo impacto no desempenho do PC, embora a máquina tenha ficado notavelmente mais lenta na cópia de arquivos através da rede: nossa máquina de testes levou 3 minutos e 34 segundos para completar esta tarefa, bem abaixo da média de 3 minutos e dois segundos.

Mas o programa ficou acima da média na varredura. Ele completou uma varredura sob demanda (iniciada pelo usuário) de um conjunto de 4.5 GB de dados em 1 minuto e 11 segundos, o terceiro melhor tempo no geral e bem abaixo da média de 1 minuto e 59 segundos. A varredura no acesso (que ocorre quando um arquivo é aberto ou modificado) dos mesmos 4.5 GB de dados foi concluída em 4 minutos e 40 segundos, cerca de 8 segundos abaixo da média. No restante dos testes de desempenho o Kaspersky ficou na média ou pouco acima da média.

kaspersky2012_painel-360px.jpg
Kaspersky Internet Security 2012: interface renovada

A Kaspersky deu uma “reformada” no visual de seu software neste ano, abandonando a curiosa interface dividida do ano passado. Embora a interface atual seja adequada, ela não se destaca. O instalador é um “assistente” padrão que guia o usuário por múltiplos passos e é simples de usar, mas alguns dos pacotes que analisamos (como o Norton Internet Security 2012) tem instaladores de “um clique”, muito mais fáceis. 

A tela principal do programa tem um indicador claro do estado da proteção do PC, com botões para ajustar as configurações dos principais componentes do pacote. Algumas partes poderiam ser melhoradas: alguns painéis abrem na janela principal, enquanto outros abrem uma nova janela, o que pode desorientar o usuário.

O Kaspersky Internet Security 2012 está um pouquinho atrás dos ranking dos melhores pacotes de segurança  para seu PC em 2012 não porque é ruim, mas porque seus concorrentes são muito fortes. Ainda assim, se você procura um novo pacote de segurança para seu PC, vale a pena dar uma olhada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site