Imagem de fundo do header
Keynote 08 é boa opção para criar slides
Home  >  Review
REVIEW

Keynote 08 é boa opção para criar slides

Nova edição do programa oferece ferramentas para produzir apresentações com efeitos animados.

Macworld/EUA

keynote08_dest_72.jpg
Foto:

Preparar um slide para uma boa apresentação não é tarefa fácil. Mesclar o conteúdo com os slides e ferramentas dos programas exige cuidado. Afinal, um pode prejudicar a função do outro e a comunicação não sair como planejada. Uma dica para evitar esses riscos é o programa Keynote, que ganha uma nova versão em 2008. O destaque do Keynote 08 é a opção de criar slides animados, com objetos que se movem na tela, efeitos nas fotos etc. O aplicativo faz parte do pacote iWork, da Apple, que custa US$ 79,00.

Editando os slides

A Apple aumentou, e para melhor, as ferramentas de edição do Keynote. Entre as novas opções está a oferta de mover, rotacionar, alterar a escala ou deixar opaca uma foto. A mais atrativa é a ação mover, que trabalha com a animação da imagem. Com ela, os objetos selecionados se movem de um ponto ao outro indicado. 

Para iniciar a animação, primeiro selecione um objeto e depois clique em Build Inspector Action (selecione View: Show Inspector, clique no ícone amarelo em formato de diamante no topo das palhetas, e clique em Action). Escolha Move no menu pop-up Effect. Uma linha reta vermelha com dois pequenos diamantes aparecerá em cada ponta. Esta linha conecta o objeto original a uma cópia translucida que representa a posição final da animação.

Outra opção é fazer com que o objeto se mova em curva. Para isso, crie uma linha e depois vá na opção Curve em Build Inspector (o ícone é formado por um pequeno arco). A linha vermelha ganhará um formato de curva com um controle de edição no meio dela. Clicando neste ponto, uma nova aba irá aparecer, permitindo alterar o grau da curvatura. Para criar novas curvas, basta clicar em outros pontos da linha.

Para mover as animações por multiplas linhas ou curvas adicione diversos caminhos. Um diamante com um sinal (+) irá marcar a rota até ser definido o último ponto. Adicione e modifique os caminhos até a última animação desejada. Com os novos caminhos, o preview aparecerá com linhas vermelhas. Para checar a animação vá em Animation on a Path.

Outro recurso do Keynote é aplicar mais de uma animação para um único objeto. Exemplo: fazer com que ele aumenta ou diminua de tamanho, suba ou desça na tela ou apareça e desapareça. Para isso,  clique no botão Add Action no painel Build Inspector Action. Selecione Effect na opção Scale e use o box dos itens para selecionar o efeito que deseja dar aos objetos. Para as ações ocorrerem simultaneamente acesse o Build Orden e selecione automaticamente No Name Of.

Para verificar se o resultado, vá em Build Order, Twice To. Cada caminho estará listado e separado. No Inspetor, clique em um deles para ver o preview da animação.

Outra opção é inserir uma Picture Frame. Para isso, selecione a foto que deseja inserir no slide e depois abra o Grapich Inspector. Na seleção Stroke, escolha Picture Frame no menu pop-up. Clique na janela do thumbnail, e então escolha frame a frame o que deve aparecer na tela. Por fim, de um refinamento no frame usando Scale, Color, e Size controle.

Já no painel Build Inspector Action, é possível especificar a direção das animações, duração e outros atributos. Outra opção é poder setar diferentes aparições para cada imagem. Para isso, vá no Inspector, selecione a opção Set Separate Timing For Elements.

Para cada foto irá aparecer uma linha no Build Order.  Clique na foto da primeira linha, escolha Automatically After Previous Build Name em Start Build menu pop-up, e configure o tempo de display no campo Delay (veja “Custom Durations”).

Atração ou distração?

Os slides animados podem ser muito eficientes se usados corretamente. Quando existe um exagero de recursos eles podem diminuir o interesse pelo assunto. Afinal, os efeitos podem tirar o foco do receptor.

Antes de adicionar uma animação, faça três perguntas, e não siga sem antes responder todas elas:

1. As imagens precisam ser animadas ou apenas as palavras são suficientes?

2. A animação ficará fácil para o receptor?

3. A animação faz sentido com a mensagem pretendida?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site