Imagem de fundo do header
Kodak EasyShare M580: boas fotos, recursos medianos
Home  >  Review
REVIEW

Kodak EasyShare M580: boas fotos, recursos medianos

Com função que simplifica compartilhamento de imagens e vídeos, câmera é completamente automática e fácil de usar.

Philip Ritti, da PCWorld EUA

Foto:

A Kodak EasyShare M580 (cerca de R$ 800 no Brasil) foi feita sob medida para quem quer uma câmera digital que tire ótimas fotos e tenha zoom óptico acima da média. No quesito qualidade de imagem ela é uma das melhores câmeras domésticas que testamos neste ano, e é incrivelmente fácil de usar. Entretanto, tal facilidade tem seu preço: no caso, a falta de controles manuais e de recursos interessantes que a destaquem dos outros modelos no mercado.

A M580 tem um sensor de14-Megapixel e zoom óptico de 8x. Sua lente vai de 28mm (em grande angular) até 224 mm (teleobjetiva). A câmera foi construída pensando na automação, e faz bom uso dela. O modo Smart Capture identifica automaticamente a cena a ser fotografada e modifica os parâmetros da câmera de acordo com a situação. Quando você tenta tirar uma foto em close, ela automaticamente entra no modo macro, e no geral ela é esperta o suficiente para escolher o melhor modo para cada foto. 

kodak_m580_frente-360px.jpg

Kodak EasyShare M580: 14 Megapixel e zoom óptico de 8x

Há 20 modos de cena selecionáveis, e é bom que sejam tantos assim, já que não há controle manual de abertura ou do obturador. No modo de captura inteligente, a velocidade do obturador vai de 8 segundos a 1/1400 de segundo. No modo Programa você pode selecionar manualmente o ISO (de 80 a 1600), compensação de exposição e vários valores predefinidos para balanço de branco.

Um extra digno de nota é o botão Share, que marca as fotos e vídeos para compartilhamento imediato no Facebook, Flickr, Kodak Gallery, YouTube ou via e-mail assim que a câmera é plugada a um computador. É um recurso bem implementado, e vem a calhar para aqueles que gostam de decidir o que compartilhar antes mesmo das fotos saírem da câmera. Infelizmente, como é necessário conectar a câmera ao PC para que este recurso funcione, ele não vai economizar muito tempo.

Qualidade de imagem e vídeo

Em nossos testes subjetivos de qualidade de imagem, a M580 se destacou no quesito exposição, onde foi classificada como “superior” e obteve um dos melhores resultados entre as câmeras desta categoria avaliadas neste ano. A cor e a nitidez das imagens foi classificada como boa, mas os níveis de distorção foram apenas adequados.

Entretanto, quando usamos a câmera em situações do dia-a-dia notamos que as fotos produzidas com a M580 tinham uma tendência a ficarem tremidas ou borradas. A Kodak diz que a câmera tem “estabilização de imagem”, mas não especifica se ela é óptica, mecânica ou digital. Pela aparência das imagens, estimamos que a câmera esteja usando estabilização digital, o método menos eficiente entre os três mais comuns.

Embora a M580 faça bons vídeos, não é possível usar o zoom óptico durante uma filmagem. A câmera captura vídeo em alta definição a 30 quadros por segundo, e os arquivos são salvos no formato .MOV. Em nossos testes subjetivos de qualidade de vídeo a câmera superou a maioria dos concorrentes na categoria de “megazoom de bolso”, e foi classificada como muito boa.

A tela LCD de 3 polegadas da EasyShare M580 é grande e brilhante o bastante para ver e compor fotos em plena luz do sol, e a tela grande é ótima para quem quer marcar as fotos para compartilhamento. O corpo da câmera é feito de plástico, e ela pesa cerca de 170 gramas com a bateria e cartão SD instalados. 

Considerando sua dependência do modo Smart Capture, o número de botões presentes na M580 é surpreendente. Há quatro botões no topo: botão de força, do flash, seletor de fotos/vídeo e o botão do obturador. Outro botão “gangorra” na traseira da câmera controla o zoom, e há cinco outros botões (delete, menu, information, play e Share), além de um controle direcional.

kodak_m580_tras-360px.jpg

EasyShare M580: tela de 3 polegadas e botão para compartilhar fotos e vídeo

Nosso veredicto

Embora a Kodak EasyShare M580 tire ótimas fotos sobre um tripé e sem dúvida seja fácil de usar, ela não faz jus a concorrentes mais atraentes. Não é necessário nenhum esforço para tirar boas fotos com o modo Smart Capture, mas você vai precisar de um tripé ou mesa se quiser ter certeza de que elas não sairão borradas. 

Em resumo, esta é uma câmera versátil para fotógrafos amadores e tira ótimas fotos para um modelo em sua categoria, mas seu conjunto de recursos mediano e estabilização de imagem duvidosa nos impedem de recomendá-la com entusiasmo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site