Imagem de fundo do header
L9310 é o notebook peso leve da Itautec
Home  >  Review
REVIEW

L9310 é o notebook peso leve da Itautec

Com apenas dois centímetros de espessura e peso de 1,4 quilo, portátil traz bom processador e tela de 13,4 polegadas.

René Ribeiro, da PC WORLD

L9310-150.jpg
Foto:

O notebook L9310, da Itautec, se destaca pela mobilidade: não fosse o tamanho da tela de 13,4 polegadas (1366 x 768 pontos), ele poderia ser confundido com um netbook, pois tem apenas dois centímetros de altura, não possui drive de DVD e pesa 1,45 quilo. A largura é de 33 cm e tem a profundidade de 22,4 cm.

O L9310 vem com processador Intel Pentium SU 4100, dual core, de 1,3 GHz.  A memória é de 2 GB, padrão DDR2 800 e o disco rígido tem 320 GB de capacidade. No quesito "conectividade" ele se sai bem, com interface de rede Gigabit Ethernet, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1. Também tem duas portas USB 2.0, slot para cartão de memória flash tipos SD, SDHC, MMC e conectores para fone de ouvido e microfone. Há duas saídas de vídeo, uma VGA e outra HDMI. e a tradicional webcam de 1,3 megapixels também está presente. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium.

Análise, Desempenho e duração de bateria

O design clean do L9310 o torna bem discreto, ainda mais todo na cor preta. O teclado não tem novidades, e é confortável para longas sessões de digitação. O touchpad tem uma área grande e possui boa sensibilidade para navegar na tela, mas faltou a função para rolar telas quando arrastamos o dedo perto da coluna direita do touchpad. A maioria dos notebooks possui essa função.

l9310-perfil.jpg

L9310: peso de netbook, mas com processador mais veloz

Os alto-falantes emitem um som bastante nítido e em volume razoável.

O L9310 utiliza um processador de baixo consumo de energia (CULV, na terminologia da Intel) e possui uma baixa frequência de trabalho (1,3 GHz). Apesar disso, seus dois núcleos ajudam o portátil a não ficar lento quando utilizado em multitarefa. Para medir o desempenho "bruto" utilizamos uma tarefa prática, a conversão de vídeo. Esse tipo de atividade requer bastante poder de processamento e permite dar uma idéia do quanto o processador é veloz.

l9310_tampa.jpg

Gabinete tem design discreto

Rodamos o software Handbrake para converter um vídeo em alta definição (720 linhas) para o formato de vídeo do iPhone. O vídeo utilizado tem a duração de dez minutos, e a operação levou seis minutos e dois segundos. Repetimos o mesmo teste em outro notebook com 4 GB de memória, Windows 7 e processador Core 2 Duo E7500, de 2,93 GHz. Esse portátil levou apenas dois minutos e 46 segundos para completar a tarefa. Mas é preciso levar em conta a ótima configuração. Nos testes realizado no netbook Eee PC 1201N, o Handbrake levou nove minutos e 43 segundos para concluir a mesma tarefa. Entre esses dois extremos, o L9310 fica com um desempenho razoável.

Assistir vídeo em Full HD (1080 linhas, qualidade Blu-ray), foi uma experiência bem agradável. Utilizamos a saída HDMI para ligar em um monitor de 22 polegadas e o vídeo fluiu sem problemas. Mas para poder conectar um monitor externo, foi preciso atualizar o driver do chip de vídeo no site da Intel.

l9310-conectores.jpg

Conectores disponíveis no L9310

Nos testes de bateria, utilizamos o software Battery Eater. Em uso intenso, o L9310 levou uma hora e 35 minutos para descarregar. Em uso leve, sem utilizar gráficos, o notebook segurou a carga por três horas e 32 minutos.

Esperávamos um pouco mais da bateria, já que é um notebook leve, bastante voltado para a mobilidade. Mas ao verificar as especificações da bateria, vimos que ela tem capacidade máxima de 32 watts/hora, enquanto que notebooks comuns costumam vir com baterias de 44 watts/hora.

Isso não é um defeito, é apenas o preço da mobilidade: para ser mais fino e leve, a bateria teve que ser sacrificada, tendo menos células de energia.

Um ponto negativo do L9310 é o momento de fazer upgrade: a parte de baixo do portátil não possui acesso ao compartimento dos pentes de memória e do HD. Dessa forma é necessário desparafusar todo o fundo para substituir ou fazer upgrade desses componentes.

Mesmo assim, o L9310 é um bom notebook para uso geral, com teclado confortável e com ótimas dimensões para transportar na mochila. E ainda é possível assistir filmes em alta definição nas horas vagas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site