Imagem de fundo do header
Laser CLP-315 é pequena e tem preço acessível, mas não é tão rápida
Home  >  Review
REVIEW

Laser CLP-315 é pequena e tem preço acessível, mas não é tão rápida

Custo por página impressa em cor se aproxima de uma impressora jato de tinta, mas tem ciclo mensal de impressão maior.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

samsung_clp_315_150.jpg
Foto:

Quem acha que impressora a laser é um equipamento grande, caro e que acessível a grandes empresas deve rever seus conceitos. Já é possível encontrar equipamentos com essa tecnologia com preço acessível até para o mercado doméstico, como a CLP-315, da Samsung, e que tem preço sugerido de 549 reais.

A Samsung diz que está é a menor impressora a laser colorida do mundo. Suas dimensões, de fato, revelam que ela é menor do que muitas das populares impressoras a jato de tinta: 38,8 centímetros de largura por 31,3 de profundidade e 24,3 de altura e pesa 11 quilos.

Mas avaliar uma impressora, a laser ou a jato de tinta, apenas pelo preço do equipamento pode ser uma fria. Se o assunto é impressão, deve-se olhar com cuidado o preço dos consumíveis e a autonomia que eles proporcionam.

Cálculo do preço de impressão
Cada cartucho colorido sai por 148 reais (azul, amarelo e magenta). Como a autonomia de cada um é de mil páginas, basta dividir 148 por 1000 e teremos 14,8 centavos. É preciso incluir na conta também a unidade de imagem, que tem vida útil de 6 mil páginas no modo cor. Como essa unidade custa 499 reais, temos mais um custo de 8,3 centavos por página. Somando os dois valores temos o custo total de uma página impressa em cores: 23 centavos.

samsung_clp_315_300.jpg
CLP-315: ótima qualidade de impressão
e baixa velocidade

O cartucho preto tem o mesmo valor, mas oferece maior autonomia: imprime até 1.500 páginas. Fazendo as contas, temos 9,8 centavos por página. Quando se imprime apenas na cor preta, a unidade de imagem tem duração maior, de 24 mil páginas. Dividindo 499 reais por 24 mil teremos mais 2,1 centavos de custo. Portanto, o custo total por página monocromática é de 11,9 centavos.

Para comparar, um cartucho de tinta colorida, usado em uma jato de tinta, na média, apresenta um custo por página de 20 centavos (preço médio do cartucho de 40 reais, com autonomia de 200 páginas impressas).

A Samsung diz que a CLP-315 tem um ciclo mensal de trabalho de 20 mil páginas por mês. Nos testes, registramos 16 páginas por minuto em preto e 4 ppm em cores, ou seja, muito próximo do que promete a fabricante.

Ela não é exatamente uma impressora laser das mais rápidas – modelos mais velozes a laser chegam a 8 páginas por minuto no modo cor.

O modelo tem resolução de 2400 por 600 pontos, suficiente para imprimir fotos com qualidade fiel ao original; a impressão de gráficos em Excel também mostrou cores sem falhas e com alto contraste e muita nitidez.

A bandeja de alimentação da CLP-315 tem capacidade para 150 folhas; já a de páginas impressas comporta até 100 unidades. Quem quiser imprimir frente e verso deve fazer isso manualmente, realimentando a folha já utilizada. Ela também imprime envelopes, etiquetas e transparências. Tem interface USB e vem com drivers para Windows XP, Vista, Linux e Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site