Imagem de fundo do header
Launcher Pro dá uma nova cara ao seu Android
Home  >  Review
REVIEW

Launcher Pro dá uma nova cara ao seu Android

Muito versátil, aplicativo substitui a tela inicial (launcher) padrão, traz belas widgets e tem ótimo desempenho.

Brent Rose, da PC World EUA

Foto:

Há muitos “launchers” ou substitutos para a tela inicial (home screen) disponíveis para o Android - alguns certamente tem um certo glamour, mas é difícil bater o Launcher Pro nos quesitos desempenho, velocidade e uso prático.

O aplicativo tem tantas opções para personalização que você pode ficar tonto. Felizmente você não precisa mexer em nenhuma delas, e o Launcher Pro funciona muito bem assim que é instalado. Decidi experimentá-lo porque o launcher nativo de meu smartphone Android estava se comportando de forma lenta e instável. Eu precisava de algo rápido e confiável, e ouvir dizer que o Launcher Pro seria a resposta. E no geral é mesmo.

À primeira vista o Launcher Pro parece idêntico ao launcher padrão do Android. Entretanto, a dock que contém o botão para acesso à lista de aplicativos tem não apenas dois atalhos como no Android 2.2, mas quatro. Além disso, você pode escolher quais atalhos quer colocar lá. Não importa em qual tela inicial você está, você sempre terá acesso aos seus aplicativos, contatos e pastas mais usados. E o Launcher Pro vai além e permite “rolar” a dock, o que permite um total de até 14 atalhos nela.

launcherpro-360px.jpg

Launcher Pro: widgets e muitas opções de personalização

E quais opções de personalização estão disponíveis? Para começo de conversa você pode ter até sete telas iniciais e definir qual delas será a padrão. Você pode tornar a barra de notificação invisível, e se você nunca usa certos aplicativos pode ocultar seus ícones e economizar espaço na lista de aplicativos. É possível escolher em quantas linhas e colunas os ícones serão organizados na tela inicial, para que você possa colocar ainda mais atalhos lá. Embora essa seja uma opção interessante, pode fazer com que alguns de seus widgets se comportem de forma estranha.

Nos atalhos da dock é possível mostrar a quantidade de chamadas perdidas e mensagens SMS ou de e-mail não lidas. É possível habilitar ou desabilitar a rotação automática da tela inicial. Você pode especificar ações personalizadas para o botão home, e é possível fazer backup da configuração e layout de suas telas iniciais no cartão de memória, então caso você troque o aparelho pode voltar a ter tudo “do seu jeito” em questão de segundos.

Você também irá encontrar muitas formas de ajustar a aparência do programa, incluindo a rolagem em 3D da lista de aplicativos, fundos diferentes para a dock e rolagem do papel de parede. Além disso, você pode selecionar seus próprios ícones para os atalhos, e muitos podem ser baixados gratuitamente.

E como se tudo isso não bastasse, o autor criou o Launcher Pro Plus (US$ 3), que lhe dá um punhado de widgets lindas e muito funcionais: Contatos, Bookmarks, Calendário, Mensagens, Twitter, Facebook e Amigos. Muitas tem várias opções de tamanho e aparência para escolher.

A widget do Facebook, por exemplo, pode mostrar sua lista de notícias ou seu mural, e é possível atualizar seu status usando a própria widget. O calendário tem visualização mensal ou no estilo agenda, e você pode adicionar compromissos na própria widget (gostaria de mais algumas opções aqui, incluindo a de escolher qual calendário mostrar). No geral as widgets são ótimas, e a de bookmarks tem um lugar permanente na minha tela inicial. Elas sozinhas justificam o preço do Launcher, US$ 3, e o desenvolvedor está constantemente trabalhando em atualizações.

No desempenho o Launcher Pro é fantástico. É no geral mais rápido que o launcher nativo, e pelo menos tão rápido quanto o Helix Launcher, que em meus testes foi ligeiro mas instável demais. Isso não siginifica que o Launcher Pro é perfeito: ocasionalmente, ao abrir a lista de aplicativos eles são mostrados lentamente e vem à tela aos poucos. E algumas vezes, ao sair de um aplicativo, a tela inicial demora um pouco para aparecer.

Entretanto, tais bugs são raros. No geral o Launcher Pro é um dos melhores “launchers” disponíveis no Android Market.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site