Imagem de fundo do header
Layar Reality Browser: mais que a realidade
Home  >  Review
REVIEW

Layar Reality Browser: mais que a realidade

Aplicativo permite sobrepor a imagens do mundo real e informações online como listas de restaurantes ou imóveis para aluguel na sua região.

Brent W. Hopkins

Foto:

A “realidade aumentada” - ou seja, a superposição de informações digitais sobre uma visão do mundo real - é uma das novas tecnologias que irá mudar a forma como vemos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

O Layar Reality Browser para smartphones Android é um aplicativo divertido e cheio de plugins (alguns gratuitos, alguns pagos) que permitem que você sobreponha “camadas” (layers, em inglês) de informações sobre imagens obtidas com a câmera de seu celular. Estas camadas oferecem deste informações sobre restaurantes e apartamentos à venda ao seu redor até posts do Twitter ou Brightkite que se originaram nos arredores de onde você está.

Na primeira vez em que você usar o Layar, deverá criar uma conta de usuário gratuita. A seguir, verá uma tela inicial com abas chamadas “Yours” (seu), “Local” (local), “Featured” (em destaque), “Popular” (popular) e “Search” (busca). Cada item na categoria Popular representa uma camada de conteúdo, junto com uma descrição do que ela faz. Toque no item para obter uma descrição mais detalhada, ou simplesmente clique no ícone “Play” para abrir a camada. 

Isto irá ativar a câmera do seu smartphone, e sobrepor a camada de conteúdo selecionada à imagem na tela. À medida em que você move a câmera, diferentes ícones surgem na tela. Clique em um ícone para ler uma breve descrição, Clique nela para ver uma descrição ainda mais detalhada, um link para uma página na web, um botão “mapa” e outro que diz “call with phone” (telefonar).

Layar Reality Browser - 360px

Exemplo de uma busca por apartamentos com o Layar

Por exemplo, uma das camadas mais úteis permite buscar por apartamentos disponíveis para locação perto de onde você está. Você define coisas como o valor do aluguel, número de quartos e área em que está interessado e aí, à medida em que move a câmera, verá quais opções batem com seus critérios na forma de ícones de uma “casinha” que você pode clicar para obter mais informações. É uma ótima forma de ver o que há na vizinhança sem precisar sequer levantar do sofá.

A variedade de “camadas” é enorme, e várias delas tem conteúdo relevante aos usuários brasileiros. A principal limitação do Layar é que ele requer uma boa conexão de dados. Áreas com pouca cobertura 3G só vão deixá-lo frustrado. Mas em áreas com boa cobertura, entretanto, o Layar é uma forma divertida de fazer uma busca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site