Imagem de fundo do header
LCD Syncmaster 2263UW tem espaço de sobra e vem com câmera embutida
Home  >  Review
REVIEW

LCD Syncmaster 2263UW tem espaço de sobra e vem com câmera embutida

Só para a webcam, monitor da Samsung vem com softwares de edição de imagem, de captura e sensor de movimento.

René Ribeiro, analista de testes da PC World

telao_com_camera_150.jpg
Foto:

Não é apenas em vendas que o mercado de monitores vem crescendo, mas também no tamanho das telas. Até pouco tempo, um modelo LCD de 19 polegadas era considerado grande. Mas os monitores LCD de 22 polegadas já são o novo objeto do desejo, com direito a recursos como câmera e alto-falantes. É o caso do SyncMaster 2263UW, da Samsung.

Além da tela wide de 22 polegadas, com resolução máxima de 1650 por 1050 pontos, o 2263UW traz embutida uma webcam de três megapixels com vários recursos – como acompanhar o rosto de quem está em frente ao monitor. Isso dá mais mobilidade ao usuário.

Apesar de a câmera ter esse controle, ela é muito discreta: ocupa apenas meio centímetro de diâmetro e quase passa despercebida. O monitor vem com três softwares direcionados para a câmera: um para edição de imagens e vídeos, outro para captura e, por último, um que tem a função de sensor de movimentos.

Com esse software acionado, qualquer coisa que se mexa na frente do monitor inicia automaticamente uma gravação. Interessante para saber se há alguém bisbilhotando no seu micro. Como ele fica minimizado, o “espião” pode ter dificuldade em saber que a câmera está em ação.

A câmera fica no centro da borda superior e ao lado ficam as entradas estéreo do microfone. Estas, sim, são imperceptíveis. Apenas olhando bem de perto é possível identificar os pequenos orifícios para a captação do som. Na parte de baixo do monitor há dois altofalantes com 1,5 watt cada.

telao_com_camera_350

Para quem tem todas as portas USB do micro ocupadas, há atrás do monitor mais duas saídas nesse padrão para plugar dispositivos. Ao lado delas ainda há saída para fone de ouvido e entrada para um microfone externo, caso o usuário prefira. Quanto às conexões de vídeo, estão disponíveis a tradicional VGA, uma DVI e uma HDMI. Só faltou mesmo uma entrada S-Video, para placas mais avançadas.

Desempenho
O tempo de resposta do 2263UW é de 5 milissegundos (ms). Isso mostra o quanto um visor é rápido para atualizar uma imagem. Com 5 ms as imagens aparecem sem rastros. O brilho desse modelo apresenta 300 cd/m² (candelas por metro quadrado), nível adotado em vários monitores da categoria.

E, por último, a relação de contraste dinâmica, que mostra o quanto de tonalidades de cor um pixel varia entre o branco e o preto máximos. No caso do 2263UW é 8.000:1. Para se ter uma referência, a média do mercado é de 3.000:1.

Nos testes foi verificada uma ótima variação de cores, deixando a imagem “viva”. Para jogos e filmes, o tempo de resposta e a relação de contraste foram ótimos para não deixar rastros na imagem e também perceber as várias tonalidades de cores que o LCD apresentou.

O som é nítido e, mesmo quando esteve no volume máximo, não havia distorções. Considerando o tamanho dos alto-falantes, o volume obtido foi bom. O microfone embutido captou bem o sinal a uma distância de 60 centímetros, mas era necessário falar mais alto que o normal.

E o consumo de energia fica em 45 watts, o que está dentro da faixa, considerando um visor de 22 polegadas. O preço de 1.049 reais pode até assustar, mas o tamanho da tela e os recursos valem o investimento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site