Imagem de fundo do header
Lenovo IdeaPad S10 é um netbook com jeito de gente grande
Home  >  Review
REVIEW

Lenovo IdeaPad S10 é um netbook com jeito de gente grande

Mais rápido que seu irmão mais velho, modelo tem vantagens suficientes para torná-lo uma opção de ponta com mobilidade de fato. Modelo começou a ser vendido esse mês no Brasil.

Darren Gladstone, da PC World/EUA

lenovo_s10_150.jpg
Foto:

lenovo_s10_150.jpgA Lenovo continua pensando pequeno. Mas no bom sentido. Recentemente, a companhia lançou ultraportáteis fininhos como o ThinkPad X200 e o IdeaPad U110. Agora ela invade a cena dos netbooks com o IdeaPad S10. Apesar de seu status de “mini”, o S10 consegue oferecer recursos de gente grande.

A estrutura pequena do S10 – 25 centímetros por 19 cm por 2 cm – é quase do mesmo tamanho do Acer Aspire One. Mas enquanto a tela do One mede 8,9 polegadas, o S10 oferece uma um pouco maior, de 10,2”, com resolução de 1024 por 600, e que oferece boa visibilidade a partir de vários ângulos, ainda que não seja a melhor tela que existe.

Essa pequena máquina também carrega o maior HD que já vimos em um netbook até hoje: o modelo que testamos veio com um disco de 160GB e 5400 rpm.

É espaço mais do que suficiente para acomodar o Windows XP Home e o bom conjunto de softwares pré-instalados. O HD, no entanto, é a razão mais
provável para o S10 pesar robustos 1,7 kg – quase tanto quanto o
ThinkPad X200.

Mais impressionante é como esse modelo se sai sob pressão. O S10 possui o mesmo processador Intel Atom de 1,6GHz e o mesmo 1GB de RAM que a maioria dos outros netbooks que já vimos (como o Asus Eee PC 1000HA e o Mobo).

No entanto, o S10 bate todos eles em desempenho, com uma pontuação de 41 no pacote World Bench 6 do PC World Test Center. Não chega a ser um exagero de velocidade, mas é bem rápido se você considerar que o rival mais próximo, com a mesma configuração, ficou com apenas 37 pontos. Porém, o S10 fica devendo no quesito autonomia. Sua bateria de três células dura apenas 2 horas e meia. 

Apesar do modelo de teclado, com bom tamanho, não se igualar ao conforto tátil de um ThinkPad, as teclas do S10 oferecem uma das melhores experiências entre os netbooks que testamos.

ideapad_s10_350

No entanto, comparando-o com o HP 2133 e o Eee 1000HA, no entanto, você verá que suas teclas estão um pouco apertadas demais. Infelizmente, os botões do mouse afundam demais e pareceram ser muito frouxos.

Os auto-falantes do S10 não se sairam melhor do que os da maioria dos netbooks: ele tem um som abaixo da média, difícil de ouvir, mesmo com o volume no máximo. Isso é um pouco frustrante, já que seus grandes HD e tela o tornam um bom potencial tocador de áudio e vídeo.

A Lenovo ganha pontos ao fornecer um aplicativo de restauração bem prático – o Cyberlink OneKey Recovery 6.0. O programa permite criar backups, bem como criar partições e pontos de restauração. Inicialmente está a venda nas lojas da Fnac e em breve no restante do varejo. Mas seu preço não é muito atrativo: R$ 1.799.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site