Imagem de fundo do header
Lumia 1020 combina uma câmera impressionante com hardware datado
Home  >  Review
REVIEW

Lumia 1020 combina uma câmera impressionante com hardware datado

Smartphone faz fotos fenomenais, mas sistema operacional com poucos apps e componentes “antiquados” comparados aos padrões atuais o impedem de realizar todo seu potencial

Armando Rodriguez, TechHive

Lumia1020_Abre-435px.jpg
Foto:

Nota do Editor: esta é uma análise do modelo norte-americano do Lumia 1020, produzida por nossos colegas do TechHive. Pontos como a qualidade de ligações ou autonomia de bateria podem mudar na versão nacional, devido a tecnologias de rede diferentes. Faremos um novo review da versão nacional do aparelho quando ela for lançada.

Diz o ditado que a melhor câmera é aquela que está com você. No caso do Lumia 1020 você está carregando praticamente uma câmera doméstica (point & shoot) topo de linha, já que a câmera de 41 MP integrada ao aparelho supera, em muito, as câmeras tanto do iPhone 5 como do Samsung Galaxy S4.

A Nokia sempre enfatizou as câmeras de seus aparelhos, e o Lumia 1020 não é exceção: além da absurda resolução do sensor, o aparelho tem um app de câmera customizado, com recursos nunca antes vistos em um smartphone. Mas apesar de todos estes avanços o Lumia 1020 às vezes parece um tanto grosseiro, e alguns problemas o impedem de atingir a perfeição.

Rosto familiar

O Lumia 1020 é basicamente um Lumia 920 com uma câmera melhor na traseira. Eles compartilham alguns elementos de design, como o chassis em policarbonato com laterais arredondadas e uma grande tela de 4.5 polegadas. Mas o 1020 é mais fino que o 920, embora sua câmera se projete além da traseira, o que pode causar estranheza quando o aparelho está no seu bolso, especialmente se você costuma usar jeans apertados.

O Lumia 1020 tem uma tela com resolução HD (1280 x 768 pixels), o que seria adequado para um smartphone "top" lançado há um ano atrás. Mas hoje em dia, com praticamente todos os fabricantes alardeando aparelhos com telas Full HD (1080p), é decepcionante ver que a Microsoft ainda não atualizou o sistema operacional Windows Phone para suportar resoluções mais altas. A tela é aceitável para ver filmes ou jogar, mas seria bom ter uma tela mais nítida para ver melhor as fotos feitas com a impressionante câmera. 

lumia1020_lado-600px.jpg
Aparelho é mais fino que o Lumia 920, mas módulo da câmera se projeta além da traseira

No geral o Lumia 1020 é muito bem construído, e provavelmente poderia sobreviver a vários tombos. Mas eu tomaria cuidado com o módulo da câmera, já que um impacto sobre ele pode ser todo o necessário para danificar o sensor e transformar seu aparelho em apenas mais um Windows Phone.

Peças antigas

O visual não é tudo o que o Lumia 1020 tem em comum com seu predecessor. Fora um aumento na quantidade de RAM ele tem o mesmo processador dual-core Qualcomm Snapdragon S4 de 1.5 GHz e 32 GB de memória interna do Lumia 920. O sistema operacional Windows Phone roda bem neste hardware “antiquado”, mas notei que tirar muitas fotos e vídeos faz com o que o aparelho fique notavelmente quente. Rodei dois jogos, Jetpack Joyride e Radiant, e ambos funcionaram perfeitamente, embora não tão bonitos quando suas versões para o iOS ou Android.

A qualidade de chamadas (na rede da operadora AT&T em San Francisco) foi boa, sem ruídos, eco ou estática. A bateria de 2.000 mAh durou um dia de uso típico, embora eu tenha notado uma queda rápida na carga no momento em que comecei a tirar fotos. Pode valer a pena levar um carregador ou bateria externa se você planeja passear e usar o aparelho como a principal forma de documentar o dia.

Desesperado pelo Instagram

Talvez a principal limitação do Lumia 1020 é o fato de que ele usa o Windows Phone. Embora o sistema rode muito bem, visitar a Windows Store em busca de apps é simplesmente deprimente. Vários dos apps mais bem cotados ou foram feitos pela Microsoft ou são jogos adaptados do iOS ou Android.

Embora a Nokia inclua vários apps de fotografia úteis com o Lumia 1020, tentar encontrar qualquer coisa que valha a pena na loja é um exercício em futilidade. Encontrei vários apps de terceiros que permitem o acesso a serviços como o Instagram ou o Vine, mas eles não funcionam tão bem quanto os apps oficiais (que não existem para o Windows Phone). A falta de um cliente oficial do Instagram é o que impede o Lumia 1020 de ser o melhor smartphone para fotos, ponto. E só o tempo dirá se esse app será lançado para a plataforma da Microsoft.

Uma câmera de primeira

Eu poderia escrever muitas páginas descrevendo o quão boa é a câmera do Lumia 820, mas uma imagem vale mais do que mil palavras.

lumia1020_sample_barcos-600px.jpg
Exemplo de foto tirada com o Lumia 1020. Clique para ampliar

Quando você tira uma foto, na verdade cria duas imagens. Uma na resolução “nativa” e outra uma versão reduzida a 5 MP, criada para fcilitar o compartilhamento via e-mail ou redes sociais, já que tentar fazer o upload de um álbum com várias fotos com mais de 10 MB cada numa rede móvel seria um tremendo inconveniente. 

Se você plugar o smartphone a um computador terá acesso às duas versões da imagem, mas não há uma forma direta de acessar ambas diretamente no smartphone. Apagar uma imagem do álbum da câmera apaga tanto o original quanto a versão em 5 MP, então é necessário conectar o smartphone a um computador se você quiser guardar uma versão mas não a outra.

O Lumia 1020 vem com três apps de câmera separados: o app padrão do Windows Phone, o Nokia Pro Cam e o Nokia Smart Cam. Segurar o botão da câmera no aparelho abre a Pro Cam, que entre outros recursos permite o ajuste de ISO e velocidade do obturador, e tem até mesmo um rudimentar modo manual. Mas o principal problema em usar a Pro Cam é que ela demora para abrir, e também leva um tempo considerável para salvar e processar as fotos, o que significa que você terá um intervalo notável entre cada imagem onde não pode fazer nada.

lumia1020_smartcam-600px.jpg
Um dos efeitos possíveis com a Nokia Smart Cam: congelar momentos da ação e gerar uma imagem composta

O Nokia Smart Cam é similar ao modo “Zoe” do HTC One: tira múltiplas fotos em rápida sequência e lhe dá a opção de remover objetos indesejados da cena. Ele também é útil em fotos em grupo, porque você pode combinar múltiplas imagens em uma só onde todo mundo está sorrindo e com os olhos abertos. O app funciona muito bem, mas você precisa tomar o cuidado de deixar a câmera muito parada enquanto tira as fotos, já que o menor movimento pode prejudicar o processo e deixá-lo com um punhado de imagens medíocres.

Veredito

O Nokia Lumia 1020 enfrenta uma batalha árdua. Ele não só compete contra pesos pesados como o Galaxy S4 e o iPhone 5, como também luta contra o estigma ao redor do sistema operacional Windows Phone. O Lumia 1020 é um excelente smartphone e no geral tem uma das melhores câmeras do mercado, mas a falta de apps e o hardware datado tornam difícil recomendá-lo. Se você já está interessado no Windows Phone, recomendo escolher o Lumia 1020. Se não, tem que se perguntar se uma bela câmera é o suficiente para fazê-lo mudar de lado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site