Imagem de fundo do header
Lumix FS5 tem lentes Leica de 30mm excelente para grandes imagens
Home  >  Review
REVIEW

Lumix FS5 tem lentes Leica de 30mm excelente para grandes imagens

Modelo de 10 megapixels usa lentes Leica e tirou boas fotos com zoom; faltou brilho para o flash.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Foto:

A Panasonic pode não ter o mesmo reconhecimento do público doméstico no segmento de câmeras compactas como as tradicionais Canon e Sony, mas está presente no mercado e com produtos interessantes. PC WORLD testou o modelo Lumix DMC-FS5, de 10 megapixels.

Um dos destaques desse equipamento são as lentes, da marca Leica, ótima referência  em qualidade óptica. Com uma distância focal de 30 milímetros, a lente da FS5 é muito boa para captar imagens maiores (wide), como um grupo grande de pessoas e paisagens. No entanto, é possível configurá-la também para fotos em proporção 4:3, ideal para retratos e focos mais próximos. Além disso, o modelo também trabalha com resoluções mais baixas (7MP, 5MP, 3MP, 2MP e 0,3 MP).

fs5

Essa câmera também vem com sistema de estabilização de imagem, importante para duas situações distintas: fotos tiradas com zoom (para garantir que o objeto principal não saia tremido por causa da distância) e quando se opta por velocidades mais lentas do obturador, para compensar ambientes com baixa luminosidade. O desempenho da função é satisfatório, sem imagens desfocadas.

A câmera da Panasonic tem ISO máximo de 1600, que se mostrou razoável apenas para tirar fotos em ambientes pouco iluminados. As configurações oferecidas pela FS5 são amplas, com menu intuitivo e fácil de acessar. O primeiro item testado foi o modo inteligente da câmera. Essa opção oferece enquadramento de rostos, o que é bom para fotos em que o ambiente com muita gente pode ‘enganar’ a câmera, fazendo com que ela acabe focando o fundo em vez das pessoas.

Fora do modo inteligente, a câmera oferece mais 20 modos de cena. E vai além: os modos de cena são selecionados de forma automática. Por exemplo, quando tiramos foto em uma sala com algumas pessoas, automaticamente a câmera entrava no modo de enquadramento de rostos. Além disso, ela regulou a sensibilidade ISO, o balanço de brancos e escolheu o tipo de abertura do diafragma.

Veja mais câmeras compactas de 10 megapixels:
> Exilim EX-Z-1050 tem 38 modos de cena e preço que assusta
> PowerShot SD770 IS tem bons recursos, macro e ainda edita os vídeos
> Cyber-shot DSC-W170 tem teleobjetiva e bons recursos internos
> Câmera Finepix Z20 tem visual atraente, mas lente não ajuda

Verificamos que as fotos com objetos em movimento foram as melhores obtidas nos testes. O modo de cena ‘esportes’ regulou uma abertura maior do diafragma, obtendo detalhes das fotos em movimento. O mesmo aconteceu quando fotografamos paisagens. Tudo foi regulado para focar uma grande área com o ajuste de iluminação adequado para a cena.

Recursos extras e de edição

O menu de visualização oferece edições como reduzir a resolução da imagem e recortar alguma parte da foto e transformá-la em outra. O que mais chamou atenção foi a função na qual é possível inserir a data de início e fim de uma viagem. Assim, todas as fotos tiradas nesse período ficam em uma pasta separada e ainda dividida por dias. Há a opção também de inserir texto nas fotos.

O zoom óptico de 4x obteve excelentes imagens, mesmo sem tripé. O zoom se destacou quando tiramos fotos em 3 megapixels, pois assim ela atingiu um zoom óptico de 7.1x. A Lumix FS5 também grava vídeos com som e capta 30 frames por segundo, o que significa imagens sem ‘paradas’. A FS5 tem memória interna de 50 MB e aceita cartões SD e SDHC de até 4 GB.

O preço é um dos mais moderados para uma câmera de 10 megapixels com tantos recursos: 999 reais. O ponto negativo ficou por conta das fotos sem flash dentro de ambientes com pouca luz, onde a sensibilidade não foi suficiente para tirar a pixelização das fotos. A bateria de íon-lítio teve duração de dois dias, com uso intenso nos testes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site