Imagem de fundo do header
MacBooks: conheça seu desempenho em teste
Home  >  Review
REVIEW

MacBooks: conheça seu desempenho em teste

MacBooks ganham destaque nos games 3D e se aproximam em desempenho dos MacBook Pro com configuração similar. Veja os resultados iniciais.

James Gailbraith, Macworld/EUA

macbook-review-72.jpg
Foto:

Os novos MacBooks da Apple têm desempenho notadamente melhor que seus antecessores, com destaque nos games 3D. Mas talvez a descoberta mais interessante na primeira série de testes envolvendo a linha renovada da Apple é como os novos MacBooks se comportam em relação aos novos MacBook Pro. de fato, em nossos testes de performance com o Speedmark 5, o MacBook de 2,4 GHz ficou a poucos pontos do resultado do mesmo teste com um MacBook Pro (modelo de entrada), também de 2,4 GHz. É uma diferença de 400 dólares entre um modelo e outro.

Neste primeiro relato, vamos focar no desempenho dos novos MacBooks. Ainda estamos realizando testes nos produtos - bateria, impacto do novo sistema de vídeo, mais performance - e vamos publicar um review completo em breve.

O novo MacBook tem dois modelos em linha, ambos com o corpo "unibody" em alumínio, rodando a 2,4 GHz (1.599 dólares) e 2 GHz (1.299 dólares). Há ainda o modelo branco, em plástico, com um chip Core 2 Duo de 2,1 GHz com drive óptico (999 dólares).

No passado, um dos principais motivos de diferença entre os portáteis focados no consumidor final e os MacBook Pro tinham como alvo o público que precisava de mais desempenho em vídeo. Os MacBooks antigos vinham com vídeo integrado, com um processador Intel GMA X3100 compartilhando memória com a RAM do sistema.

Já os novos MacBooks ainda compartilham memória com a NVidia GeForce 9400M, mas têm sua própria unidade de processamento gráfica (e compartilham 256 MB da memória principal do MacBook, DDR3 SDRAM, mais rápida que a anterior, contra 144 MB DDR2 SDRAM  do outro sistema).

tabela_macbooks_benchmark_2008_vale

Agradeça ao chip da NVidia pela redução da diferença no desempenho entre os novos MacBooks e o MacBook Pro. O MacBook de 2,4 GHz atingiu 39 quadros por segundo nos testes padrão do Quake. Isso não parece ser algo para ser comemorado, até se comparar com o antigo MacBook de 2,4 GHz com a GMA X3100, que lidava com 7,6 quadros por segundo no mesmo teste. Logo, ocorreu um grande avanço nesta área.

O desempenho em vídeo nos novos MacBook Pro também melhorou. Ao alternar da 9400M para a segunda GPU do MacBook, a NVidia GeForce 9600M GT, vimos um salto nos vídeos. A nova placa permitiu ao MacBook Pro de 2,4 GHz obter respeitáveis 58,9 quadros por segundo nos testes de Quake 4.

Como agora o desempenho em vídeo está quase igualado, o novo item para diferenciar o MacBook do MacBook Pro são as portas FireWire. O MacBook tem apenas duas portas USB 2.0 - e nenhuma FireWire, o que pode levar usuários a desistir do sistema. Tenho que admitir que essa decisão me deixou infeliz também. O USB é um pouco mais lento, não oferece as conveniências para migração de sistema presentes no FireWire (tarefa que realizo inúmeras vezes ao ano) e transferir vídeo de filmadoras MiniDV para o iMovie HD vai ser bem mais complicado. E sem um slot adicional para novas funcionalidades, parece que o comprador vai ter que decidir entre ter uma máquina mais leve e menor ou ter funcionalidades básicas. Vamos rodar alguns testes de USB 2.0 versus FireWire em breve.

Comparando os dois modelos de MacBook, o de 2,4 GHz contra o de 2 GHz, descobrimos que o topo de linha é quase 9% mais rápido em desempenho geral no Speedmark, com uma aproximação de resultados nos testes de vídeo e maior diferenciação nos testes de processamento, como o Cinema 4D.

Incluímos na tabela acima diversos outros sistemas de referência para comparação, incluindo o último portátil PowerPC, um PowerBook G4 1,67 GHz, que, na época, atingiu 91 pontos no Speedmark - quase metade dos 181 pontos do MacBook básico de 2,1 GHz. Algumas tarefas de uso intensivo do processador levaram de três a quatro vezes mais tempo para serem completadas no PowerBook que no MacBook de plástico.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site