Imagem de fundo do header
Motorola Milestone 3: testamos a câmera
Home  >  Review
REVIEW

Motorola Milestone 3: testamos a câmera

Com sensor de 8 MP e flash, aparelho faz boas fotos, filma em alta-definição e traz ferramentas para edição de imagens e vídeos

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Foto:

Quando nosso review do Motorola Milestone 3 foi publicado, há pouco mais de um mês, tive de deixar de fora um item importante: a câmera. Descobri, literalmente na última hora, que o aparelho que tínhamos em mãos tinha um bug no software, o que fazia com que a câmera produzisse imagens com qualidade bem abaixo do esperado: havia sérios problemas com distorção de cor nas fotos (que puxavam muito para o azul ou verde), e com o foco na gravação de vídeo.

Leia também
Motorola Milestone 3: tudo novo, mas o mesmo de sempre

Entrei em contato com a Motorola e fui informado de que o problema era isolado ao nosso aparelho, não afetaria os Milestone 3 nas lojas e que em breve receberíamos um novo aparelho para repetir os testes.

milestone3_traseira-360px.jpg

Milestone 3: tela qHD de 4", processador dual-core de 1 GHz e câmera de 8 MP

Pois o aparelho chegou, os testes foram refeitos e podemos afirmar que os resultados desta vez são muito melhores. A câmera do Milestone 3 ainda não impressiona tanto quanto a de aparelhos como o Galaxy S II ou o Sony-Ericsson Xperia Neo, mas não faz feio e no geral agrada.

A câmera: 8 MP, com zoom e fotos panorâmicas

O Milestone 3 é equipado com uma câmera de 8 MP, acompanhada por um flash. O software da câmera foi desenvolvido pela própria Motorola e traz recursos como sete modos de cena (entre eles retrato, paisagem, esporte e noturno), controle manual de exposição e do flash e efeitos especiais, mais precisamente efeitos de cor como preto-e-branco, sépia, negativo e outros.

Na hora de fotografar é possível escolher fazer fotos “quadradas” em 8 MP (com resolução de 3264x2448 pixels) ou “widescreen” a 6 MP (com resolução de 3264x1840 pixels) que preenchem toda a tela. A primeira opção é a mais indicada para quem pretende imprimir as imagens, já que é a mais próxima da proporção das tradicionais fotos “10x15”, o tamanho mais comum.

Também é possível fazer fotos panorâmicas, que combinam até seis fotos em uma única imagem, uma ótima forma de documentar uma paisagem nas férias. E todo o processo é automatizado: basta enquadrar a primeira foto, apertar o botão e mover a câmera numa das direções indicadas na tela. O Milestone 3 faz o resto, batendo as fotos e se encarregando de “emendar” as imagens, sem que o usuário precise se preocupar com os detalhes do processo.

milestone3_panorama-360px.jpg

Exemplo de foto panorâmica. Clique para ver em tamanho real

Na hora de filmar é possível escolher a resolução, entre Full HD (1080p, que a Motorola chamada de HD+), HD (720p), DVD (480p), VGA e algumas inferiores, até QVGA (320x240 pixels). Há algumas opções de efeitos de cor (como preto-e-branco e sépia), além de controle manual de brilho e a opção de usar o flash da câmera como “lanterna” para iluminar a cena. Uma opção interessante são os perfis de áudio pré-definidos, como “show”, “externa” e “narrativa”, para garantir melhor qualidade de som em seus vídeos de acordo com as condições onde são gravados.

Tanto na hora de fotografar quando de filmar é possível usar um controle na tela para aproximar (“dar zoom”) a imagem. Como todo “zoom” digital, se usado em excesso ele pode reduzir a qualidade da imagem introduzindo ruído, mas pode vir a calhar no dia-a-dia.

Qualidade de imagem

A qualidade das imagens produzidas pelo Milestone 3 não foi tão impressionante quanto as do Samsung Galaxy S II ou o Sony-Ericsson Xperia Neo. Mas isso não quer dizer que a câmera do Milestone seja ruim: ela simplesmente agrada, mas não arranca suspiros.

Fotos diurnas, sob a luz do sol ou à sombra, tem boa qualidade de imagem, com pouco ruído e boa nitidez. Elas são um pouquinho mais escuras do que deveriam, provavelmente resultado da câmera sendo um tanto conservadora na exposição, e à sombra as cores podem parecer um pouco frias, mas isso é comum em smartphones. Vejam alguns exemplos:

milestone3_6mp_dia-360px.jpg

Cena diurna, fotografada no modo "wide". Clique para ampliar

milestone3_6mp_sombra-360px.jpg
Flor fotografada à sombra no modo "wide". Clique para ampliar

Já nas fotos noturnas o nível de ruído aumenta bastante. Nessa hora o algoritmo de redução de ruído entra em ação, mas se esforça demais para limpar a imagem e borra os detalhes, dando à imagem uma aparência de “pintura à óleo”. 

milestone3_noite_detalhe-360px.jpg

Recorte a 100% de uma foto noturna em 8MP. Clique para ver a original

Na hora de filmar, a câmera analisa constantemente a cena e ajusta o foco como achar necessário. Mas em cenas noturnas ela pode “perder” o foco e demorar para recuperá-lo, como no exemplo abaixo. Infelizmente não é possível desligar o ajuste automático de foco.

Ferramentas de edição

Vale mencionar que o Milestone 3 tem ferramentas de edição integradas à galeria de imagens, elas só estão um pouco escondidas: abra uma foto, toque no botão Menu e selecione a opção Editar / Edição Avançada.

Há ferramentas para girar, cortar e redimensionar imagens, otimização automática e ajuste manual de brilho, contraste, saturação e temperatura de cor. Também é possível editar vídeos, com ferramentas para remoção do áudio, captura de imagens (screenshots) e redimensionamento (transforme um vídeo HD em VGA, por exemplo).

Infelizmente não encontramos opções para adicionar uma nova trilha de áudio (como uma música) ao vídeo, nem para combinar imagens, vídeo e música em uma apresentação multimídia.

Veredito

O Milestone 3 não tem a melhor câmera do mercado, mas não irá desapontar quem gosta de fotografar. E combinada ao hardware poderoso, teclado confortável e design que já é um clássico, ela faz do aparelho uma ótima escolha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site