Imagem de fundo do header
Mini 9 tem ótimo design e vem com modem 3G
Home  >  Review
REVIEW

Mini 9 tem ótimo design e vem com modem 3G

Netbook da Dell apresenta boas dimensões para transporte, pesa um quilo e possui modem 3G que não está vinculado a nenhuma operadora.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Dell_mini9_ilustra150.jpg
Foto:

Testamos o netbook da Dell Inspiron 910, também conhecido como Mini 9. O nome vem do tamanho da tela, que tem 8,9 polegadas. A empresa oferece três versões, com  o processador Atom N270, de 1,6 GHz, memória de 1GB DDR2 800, webcam de 1,3 megapixels, bateria de quatro células e Windows XP Home.

Todos têm como conexões 3 USBs, entradas para fone de ouvido e microfone, saída VGA e leitor de cartões SD, MS e MMC. Quanto à rede, há conector para rede cabeada Padrão fast Ethernet e sem fio padrão 802.11g. Os modelos estão disponíveis nas cores branca e preta e as bordas internas do LCD e gabinete são prateadas.

dell_mini9_frontal350.jpg

A versão mais barata custa 1.399 reais e vem com disco SSD de 8 GB. A versão intermediária sai por 1.599 e conta com disco de SSD de 8 GB mais modem integrado 3G. E a terceira acompanha disco SSD de 16 GB, modem 3G e Bluetooth, com o preço de 1.699 reais.

Testamos o modelo intermediário. O mais interessante de ver e testar nesse modelo foi o modem 3G embutido. Apesar de alguns  netbooks e também notebooks já serem vendidos com essa característica, o Mini 9 se diferencia porque é livre das operadoras. Ou seja, funciona com qualquer uma. Nos testes, tínhamos um chip 3G da Claro. Para navegar na internet, bastou inserir o chip em seu conector e rodar o software Wireless Manager.

O software reconheceu a rede Claro e pronto. A operação não levou cinco minutos para ser executada. Quanto ao desempenho dos aplicativos, não há novidades: roda muito bem softwares de escritório, softwares para gerenciamento de fotos e para assistir a vídeos, desde que não sejam de alta resolução. O chip gráfico é o GMA 950, integrado ao chipset, que é usado na maioria dos netbooks do mercado.

dell_mini9_lateral350.jpg

Quanto ao disco, podemos dizer que algumas pessoas podem reclamar de ter apenas 8 GB. Está certo que um netbook é voltado para mobilidade e não deve ser usado como um armazenador de arquivos, mas Somente o Windows ocupa 2,1 GB. Mais softwares de escritório e alguns aplicativos como o Adobe Reader e alguma aplicação para fotos, já ocupam mais 2GB.Portanto, quem quiser guardar arquivos grandes e instalar mais aplicativos, é melhor optar pelo modelo com 16 GB de disco.

A construção do teclado foi uma boa sacada da Dell. Como as dimensões de um netbook de 8,9 polegadas são pequenas (23 centímetros de largura por 17,3 de profundidade e 3 de altura), as teclas ficam reduzidas. No caso do Mini 9, as teclas de F1 a F12 foram eliminadas fisicamente e inseridas na fileira de teclas ASDFG.

dell_mini9_teclado350.jpg

Na foto não aparecem as teclas F11 e F12, mas podem ser acionadas com fn +z e Fn + x, respectivamente. A bateria durou três horas e cinco minutos, acessando internet sem fio e usando aplicativo como editor de textos e planilhas. A proteção de tela e modo de suspensão foram desligados para testar o quanto a bateria suportava sem interrupções. Esse tempo é a média para os netbooks de 8,9 polegadas, pois o tamanho da bateria é menor que em modelos de 10 polegadas, que suportam mais de quatro horas facilmente.

O Mini 9 se destacou pelo peso de apenas 1 quilo, um design elegante e de fácil transporte e, principalmente, por vir com modem 3G embutido. O desempenho foi ideal para rodar aplicações de escritório, acessar internet e até assistir vídeos sem que houvesse travamentos ou interrupções. O ponto negativo ficou mesmo por conta do aquecimento na parte inferior do Mini 9, o que gera desconforto quando usado ao colo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site