Imagem de fundo do header
Minifilmadora Vado HD se destaca pelos recursos e qualidade de imagem
Home  >  Review
REVIEW

Minifilmadora Vado HD se destaca pelos recursos e qualidade de imagem

Camcorder de bolso da Creative impressiona pelo brilho, pela qualidade de cor do vídeo e pelas lentes grande-angulares.

Nick Mediati, PC World/EUA

Creative-VadoHD_ilustra150.jpg
Foto:

creative-vadohd_ilustra150.jpgO novo modelo de minicamcorder da Creative Labs, a Vado HD, custa 230 dólares nos Estados Unidos e pode ser encontrada no mercado nacional por a partir de 999 reais.

Ela grava vídeos de alta definição (720p) e embora não seja tão compacta quanto a Flip MinoHD e nem tenha um design atraente, esta pequena minifilmadora teve um alto desempenho graças a sua sólida qualidade de vídeo e conjunto de funções. Além disso, também é a que oferece o maior anglo de visão da categoria.

Com 9,9 centímetros de altura, por 5,5cm de largura e 1,5cm de espessura, a Vado HD é apenas um tiquinho maior que a MinoHD e é fácil de ser carregada. Seu visor LCD de 2 polegadas, com 680x240 pixels de resolução, faz um ótimo trabalho, embora seja mais difícil visualizar em ambientes com muita luz.

creative-vadohd_01.jpg

A Vado HD tem saídas para cabos RCA e HDMI, que também vimos na Flip UltraHD. Além disso, como nos outros modelos, a camcorder da Creative tem um conector USB integrado e que você só precisa plugar no computador para descarregar os vídeos.

Usabilidade
Operar a Vado HD é bem simples, visto que possui apenas sete botões para controlar as gravações e a reprodução de vídeos. Tais botões são melhores do que os sensíveis ao toque oferecido pela Flip MinoHD. Mas faltou agilidade e precisão ao botão multidirecional, especialmente para controlar o zoom.

A minicamcorder grava vídeos AVI usando o codec H.264. O dispositivo também funciona com Windows XP, Vista e Mac OS X 10.4.11 ou superiores.

Com 8 gigabytes (GB) de capacidade interna, ela segura até 2 horas de vídeo em alta definição ou 8 horas gravando em VGA (640 por 480 pixels). Como a bateria pode ser substituída, é possível usar a câmera por mais tempo.

A Creative também inclui o software VadoCentral para a transferência de vídeos para o seu computador, editar e carregá-los no YouTube ou sites similares de compartilhamento. Infelizmente, ele só é compatível com ambiente Windows.

Se você é usuário do Mac, terá que arrastar os vídeos manualmente diretamente da camcorder para o seu disco rígido e você terá de baixar o programa Perian codec pack para QuickTime (versão 1.1.2 ou mais recente) para reproduzí-los.

creative-vadohd_02.jpg

De maneira geral a Vado HD realizou um bom trabalho. Seu balanço de brancos é bom o suficiente para evitar aquele visual amarelado, e também faz boas transições em ambientes com diferentes iluminações, ajustando a câmera em poucos segundos.

Alguns vídeos resultam em uma aparência um pouco granulada, inclusive durante gravações em movimento. Como a maioria das camcorders compactas, a Vado HD também não faz boas tomadas em close-up e possui apenas 2X de zoom.

Comparada a produtos similares, que inclui produtos como a Flip UltraHD, a Zi6 da Kodak e a Sony Webbie HD, a Vado HD é muito superior. Apesar do seu design simples e da falta de aplicativos compatíveis com Mac, a qualidade da imagem, bateria substituível e outros recursos colocam esta pequena câmera em posição de destaque.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site