Imagem de fundo do header
Minifilmadora Zi6 tem tela de 2,4″ e bom conjunto de recursos
Home  >  Review
REVIEW

Minifilmadora Zi6 tem tela de 2,4″ e bom conjunto de recursos

Ótima taxa de filmagem e três modos de gravação fazem dela uma escolha interessante; qualidade do vídeo podia ser melhor.

Tim Moynihan, da PC World/EUA

Kodak-ZI6_ilustra150.jpg
Foto:

kodak-zi6_ilustra150.jpgPara uma câmera filmadora de bolso, a Kodak Zi6 Pocket Video Câmera (cerca de 850 reais) oferece uma série de recursos e faz vídeos com cores surpreendentemente vivas. Ela não vai substituir sua filmadora convencional, mas oferece, de fato, características raras na atual safra de câmeras HD.

A Zi6 combina uma série de itens interessantes relacionadas à Flip MinoHD da Pure Digital – um conector USB feito para uploads a partir da câmera direto para o Youtube e para descarregar material para seu computador – com controles simples e fáceis e uma qualidade de vídeo relativamente boa para um equipamento deste porte.

O gadget da Kodak tem algumas funções bacanas, como a possibilidade de alternar entre os modos macro e paisagem, a opção de três modos de filmar, além do modo para fotos. Fotos congeladas, capturadas com pela Zi6, não são lá grande coisa, mas é bom saber que se tem esta opção, caso seja necessário.

Todos os três modos de vídeo gravam arquivos no formato .mov H.264: HD a 60 quadros por segundo (720p); HD a 30 quadros por segundo (também 720p); e  padrão VGA de definição, que faz clipes com menor resolução, mas em compensação, geral arquivos menos pesados.

kodak-zi6_01.jpg

No modo de fotos (still), a Zi6 captura imagens de 3 megapixels com seu sensor CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor); essas imagens congeladas (ou stills) são um pouco melhor do que as fotos que a maioria dos celulares com câmera podem captar. Mas não espere nada excepcional, em alta resolução, que se possa editar depois.

A Zi6 é um pouco maior do que as câmeras de bolso como a Flip Mino HD, a Creative Vado HD, ou a Sony Webbie HD MHS-PM1, mas ainda assim é bem compacta. Com apenas 107 gramas de peso, ela mede 11,4 centímetros de altura por 6,35 cm de largura por 2,3 cm de espessura. É mais ou menos do mesmo tamanho que o velho Palm Pilot, em contraste com a Flip – que tem o tamanho de um iPod Nano.

kodak-zi6_03.jpg

Mesmo feita toda de plástico, a câmera parece ser bastante durável nas mãos – um pouco mais pesada do que a Flip Mino HD, que tem carcaça em plástico e metal. No entanto, a variedade de portas e entradas que existe nela pode torná-la um pouco frágil no caso de cair no chão.

Para efeitos de comparação, fizemos vídeos de mesma duração com a Kodak Zi6 (em HD e a 30 quadros por segundo) e com a Flip Mino HD. A Zi6 mostrou algumas diferenças interessantes nas configurações para ambientes internos e bem iluminados – as cores pareciam mais vívidas em arquivos .mov.

Os clipes a seguir são resultado de nossos testes; estão na resolução padrão de baixa qualidade do Youtube, mas clicando no botão HD à direita de cada vídeo é possível ter uma ideia melhor da qualidade de cada um.

O Zi6 produziu cores mais vibrantes várias vezes. No entanto, em certas situações, os tons ficaram excessivamente fortes. Percebemos também um pouco de ruído no vídeo quando a janela do tocador foi maximizada – muito mais do que conseguimos ver no material .mov da Flip Mino HD.

No modo paisagem, objetos mais próximos da lente ficaram mais borrados e mais fora de foco do que na Flip Mino HD. Mudar para o modo macro ajudou, mas assuntos muito próximos continuaram um pouco borrados.

Nos testes de imagens feitas pela janela durante o dia, as cores foram muito mais vibrantes com a Zi6, principalmente em termos de brilho dos objetos que estavam em áreas de sombra.

Colocar a Zi6 em 60 quadros por Segundo no modo HD fez uma grande diferença. O material ficou muito mais agradável, e as cores continuaram mais brilhantes do que no caso da Flip Mino HD.

A Zi6 produziu mais distorção e não apresentou um foco tão nítido para objetos que estavam a uma distância intermediária. A Flip Mino HD pareceu produzir um vídeo mais agradável,com um visual menos colorido e mais cinematográfico.

Controles
O equipamento da Kodak tem pouquíssimo espaço para armazenamento interno: apenas 30 megabytes (MB), suficiente para guardar só algumas poucas fotos. Você deve gravar seus vídeos no seu próprio cartão SDHC (a entrada para esse tipo de cartão fica na lateral da câmera). Há modelos de cartões que suportam até 32 gigabytes de material em vídeo.

É muito bom poder simplesmente ligar a câmera e sair filmando sem ler o manual. Um minicontrole (joystick) com quatro direções fica embaixo da tela LCD, na parte de trás. Apertar o joystick para baixo inicia e interrompe a gravação, além de tirar fotos quando se está no modo still. Para a esquerda ou direita alterna entre os modos HD de 60 frames por segundo (fps), HD 30 fps, VGA e still. Comandar para cima e para baixo ativa o zoom digital de 2X. Um botão de reprodução fica à direita do joystick, e uma tecla delete, à esquerda.

Na parte de cima da Zi6, fica o botão de força, enquanto a lateral esquerda traz a chave para alternar entre macro/paisagem, um slot fechado para SDHC e a porta do compartimento da bateria. No lado direito, está o conector USB, assim como as portas Composite e Component para assistir conteúdo HD em sua TV. Na parte de baixo da Zi6, fica o encaixe para tripé e um lugar para anexar a alça de pulso para transporte.

A Zi6 funciona com duas pilhas tamanho AA (duas baterias de níquel recarregáveis já vêm com a câmera, assim como o carregador). Você terá que remover as baterias do dispositivo para carregá-las; o carregador também serve para pilhas AA e AAA.

Filmar com a Zi6 é tão fácil como com qualquer outra câmera de bolso, mas a tela LCD de 2,4 polegadas torna essa tarefa um pouco mais prazerosa, já que é maior do que as de outros modelos avaliados. No entanto, é um pouco difícil enxergar o que aparece na tela a partir de ângulos laterais.

No final das contas, a Zi6 é uma bela opção para quem quiser uma câmera de bolso que ofereça mais controle sobre seus vídeos do que a Flip, assim como para aqueles que gostam de armazenamento removível.

Lembre-se apenas de incluir no preço da Zi6 o custo de um cartão SDHC, caso você ainda não tenha um. E não descarte a Flip Mino HD se o que você quer são vídeos com visual mais cinematográfico.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site