Imagem de fundo do header
Mininotebook HP 2133 é leve, tem HD espaçoso, mas bateria dura pouco
Home  >  Review
REVIEW

Mininotebook HP 2133 é leve, tem HD espaçoso, mas bateria dura pouco

Com teclado confortável, ultraportátil faz parte da 2ª geração de mininotebooks que chegam ao mercado com melhor configuração.

René Ribeiro, analista de testes da PC World

hp_2133_150.jpg
Foto:

Com o lançamento do Asus Eee PC 701, no final de 2007, começou a temporada de lançamentos de mininotebooks, com a chegada de equipamentos como o Cloudbook, da Everex, e do Mobo, da Positivo. Todos pesam cerca de um quilo e têm tela de sete polegadas, com memória de 512 MB e discos entre 2 GB e 4 GB, em SSD, ou memória flash. A exceção é o Cloudbook, que vem com disco de 30 GB.

Agora, uma segunda geração de mininotebooks chega às lojas, com configurações mais parrudas, a exemplo do Eee PC 900, do MSI Wind e do HP 2133. Testamos o equipamento da HP que vem com a seguinte configuração: processador VIA C7-M ULV, de 1,6 GHz; 120 GB de disco rígido (muito espaço para a categoria); e 1 GB de memória RAM. Ele mede 26,1 centímetros de largura por 2,8 de altura e 16,6 cm de profundidade e pesa 1,2 quilo.

O mininotebook tem boa conectividade, contando com interface de rede Wi-Fi 802.11g, placa de rede Ethernet 10/100, duas portas USB 2.0 e conexão por Bluetooth. Modelo traz ainda slot para cartão ExpressCard/54 e um slot para cartão Secure Digital (SD). A fabricante entrega o HP 2133 com o Windows Vista Business instalado. Nessa configuração, o portátil tem preço sugerido de 1.899 reais.

O teclado bem confortável, um diferencial importante, pois o pequeno espaço para as teclas nessa categoria de equipamento representa um grande desafio para os projetistas. A tela LCD mede 8,9 polegadas e acima dela, no centro da moldura, foi instalada uma discreta câmera de 1,3 megapixel.

Nas molduras laterais, a HP consegui posicionar dois alto-falantes, sem que isso afetasse o design do equipamento. Uma tela plástica com ótimo acabamento cobre a moldura e o LCD sem deixar recortes, o que torna o design elegante, com uma linha única, além de proteger a tela e a webcam.

O HP 2133 tem duas características físicas de segurança: o teclado é à prova de líquidos e a função HP 3D driveguard detecta movimentos bruscos – como uma queda, por exemplo – por meio de um sensor, que envia um comando para retrair a cabeça de leitura/gravação do disco rígido, de modo a não haver perda de dados.

hp_2133_300

HP 2133: boa capacidade no HD, mas bateria poderia durar mais

Nos testes, o equipamento levou um minuto e 35 segundos para inicializar e deixar o Vista pronto para uso. Vale ressaltar que esta categoria de computadores portáteis é direcionada para mobilidade e não para desempenho. Seu processador e chip gráfico modestos realizam tarefas de escritório, acessam internet (com e sem fio), rodam vídeos e até alguns programas gráficos, mas não espere bom desempenho em tarefas mais pesadas.

Porém, por ser um equipamento destinado ao uso móvel, sua bateria deixou a desejar. Para durar duas horas e oito minutos foi necessário baixar o brilho do LCD em 50%. Como a mobilidade é o ponto forte desses pequenos, esperava-se um pouco mais da bateria, uma unidade de três células.

A HP informa que existe opção com seis células. Neste caso, as dimensões e o peso do mininotebook devem aumentar um pouco, mas a autonomia deve compensar o peso extra. A HP oferece o 2133 em outras três configurações: uma com processador de 1GHz, 512MB de memória RAM e sistema operacional Linux sai por 1.499 reais; a segunda com CPU a 1,2GHz, 1GB de RAM e Vista Home Basic, custa 1.699 reais; e a terceira, com chip de 1,6GHz, 2GB de RAM e Vista Business é oferecida por 1.999 reais. Todos vêm com disco de 120 GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site