Imagem de fundo do header
Mobo 2060 vem com modem 3G, mas sem novidades na configuração
Home  >  Review
REVIEW

Mobo 2060 vem com modem 3G, mas sem novidades na configuração

Exclusividade da Vivo, netbook da Positivo obteve bom desempenho na rede 3G, mas hardware é semelhante ao do Mobo 1050.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Mobo3G_ilustra150.jpg
Foto:

O mais novo netbook da Positivo Informática leva o nome de Mobo 3G 2060 que, como o próprio nome sugere, traz um modem 3G embutido (Ericsson F3507g). O slot do chip está localizado próximo ao conector da bateria, camuflado e protegido, igualmente a outros modelos de PCs portáteis que oferecem esse tipo de conexão.

Fora essa novidade, as características técnicas do 2060 não diferem do Mobo 1050: processador Atom N270 de 1,6 GHz; 1GB de  memória padrão DDR2 667 (o pente não é soldado na placa, ou seja, é possível a expansão até 2 GB); HD Western Digital de 160 GB; e chip de vídeo Intel GMA 950 (integrado ao chipset Intel 945).

Quanto às conexões, no lado direito estão a entrada para linha discada, rede Ethernet 10/100, duas USBs e conectores de fone de ouvido e microfone. À esquerda estão uma saída VGA, uma USB e o leitor para cartões tipo SD, MMC, MS e MS Pro. A tela tem 10 polegadas e traz uma webcam de 1,3 megapixel integrada.  O portátil oferece ainda conexão Wi-Fi padrão 802.11 b/g , mas não há bluetooth.

O design está um pouco melhor do que o do seu antecessor, com acabamento da tampa em plástico transparente que cobre o fundo em branco, mantendo 25, 8 centímetros de largura por 18,1 cm de profundidade e 3,5 cm de altura na parte mais alta. O peso é de 1,4 quilo.

O netbook vem com Windows XP Home Edition (já com SP3 instalado) e, como é costume da Positivo, traz o anti-írus Kaspersky e o dicionário online Aurélio instalados, ambos com licenças gratuitas por um ano.

Quanto ao desempenho não há novidades, já que a configuração de hardware é a mesma de muitos modelos do mercado.

mobo3g_350.jpg

Editores de texto e planilhas de cálculo, assim como apresentações em PowerPoint são executadas com tranquilidade, mesmo com arquivos grandes. Fizemos teste com arquivos de apresentações com mais de 10 MB, contendo fotos e vídeos, rodando em paralelo planilhas do Excel e textos do Word - mas com os aplicativos do BrOffice, que é gratuito e também já vem instalado no Mobo 2060. Não foi identificado problemas de travamento ou lentidão durante os testes.

Quanto à capacidade de assistir vídeos, reproduzimos um arquivo mpeg4, em formato HD com 720 linhas e também não houve problemas. [

Para o teste de bateria, desligamos proteção de tela e estado de espera do Windows. Acessamos internet via modem 3G, com sites de teste e rodamos os softwares para escritório e player de vídeos, que necessitava de frequente acesso ao disco rígido. Nessas condições, a bateria levou três horas e 58 minutos para ser consumida, uma boa marca, considerando a exigência dos testes. Aliás, a conexão pelo modem 3G pela rede da Vivo foi excelente, atingindo taxas de 250 KB/seg. na região da Vila Olímpia, na capital paulista.

Demérito
O ponto negativo ficou por conta do teclado. A área reservada para o touchpad poderia ser um pouco menor e também há espaço nas laterais do teclado. Tais áreas poderiam ser melhor aproveitadas, tornando as teclas um pouco maiores e mais espaçadas. Considerando que um netbook não é direcionado para aplicações pesadas e sim para maior mobilidade, o Mobo 2060 não decepciona, rodando as aplicações básicas e acessando internet sem problemas e com uma boa duração de bateria.

O portátil da Positivo é vendido apenas pela Vivo, com uma promoção interessante: O cliente já sai com equipamento pronto para navegar com plano de dados ilimitado e gratuito por três meses. Após esse período, os planos de dados terão desconto de 50% por mais três meses. O modem 3G é bloqueado somente para operar pela Vivo mas, assim como os planos de portabilidade para celulares, o Mobo 3G 2060 também pode obter o desbloqueio para funcionar em qualquer operadora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site