Imagem de fundo do header
MotoTV: o celular com direito a replay
Home  >  Review
REVIEW

MotoTV: o celular com direito a replay

Aparelho da Motorola tem sintonizador de TV Digital e permite rever os últimos 60 segundos da programação com apenas um toque

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Foto:

A Motorola demorou, mas finalmente aderiu à onda dos celulares com sintonizador de TV Digital integrado. Antes restrito a aparelhos “top” (o primeiro modelo no mercado nacional, da Samsung, custava 1.500 reais) o recurso foi se popularizando gradativamente, e hoje já pode ser encontrado em modelos com preço bastante acessível, como o novo MotoTV (EX245).

A lista de recursos do aparelho é grande: navegador web, e-mail, MP3 Player, rádio FM, sintonizador de TV, câmera de 3 MP com filmadora com “qualidade de DVD”, e muito mais. O visual lembra tantos outros aparelhos touch que tentam entrar na onda do iPhone: bordas cromadas, cantos arredondados e quase nenhum botão visível.

O aparelho certamente tem uma cara de smartphone, embora não o seja. A tela de 3.2 polegadas é sensível ao toque, porém usa tecnologia resistiva. Isso significa que, em vez dos dedos, a melhor forma de interagir com ela é com uma caneta (stylus) inclusa com o aparelho, o que tira um pouco do charme. 

mototv-360px.jpg

MotoTV: Tela sensível ao toque e sintonizador de TV Digital

Sistema

A tela inicial do MotoTV é na verdade composta por três telas (como nos smartphones Android) que são personalizáveis com Widgets, programinhas como relógios, calendários ou controles para o rádio FM e Media Player. Há 13 widgets, e não parece ser possível instalar widgets novas. A variedade deixa a desejar: há três relógios e duas widgets para fotos, mas nenhum widget sequer para mostrar e-mails recentes ou os compromissos do dia, que seriam muito mais úteis.

A lista de programas inclusos é bastante abrangente, e inclui navegador web, cliente de e-mail, editor de imagens e de vídeo, gravador de voz e até um “compositor de melodia”, para que você possa criar seus próprios ringtones. Não há clientes específicos para acesso a redes sociais, mas há atalhos pré-configurados para acesso, através do navegador, a versões mobile Facebook, MySpace e Twitter. 

O MotoTV roda um sistema operacional próprio, o que significa que no geral não é possível instalar novos programas como em um iPhone ou Android, com exceção daqueles escritos em Java. Felizmente é possível instalar versões em Java de programas como o navegador Opera Mini, o GMail e o Google Maps, que consideramos essenciais em qualquer celular moderno conectado à web.

Aliás, nesse ponto a interface do MotoTV é bastante confusa. Instalamos o GMail e não conseguimos encontrar o ícone para o programa em lugar algum no menu principal. Depois de muito procurar o encontramos dentro de Diversão e Jogos / Java. Não sabemos porque a Motorola acha que é uma boa idéia misturar um cliente de e-mail com jogos, mas é nesse local que o sistema coloca todos os aplicativos Java instalados, independente de sua natureza.

Vale lembrar que o MotoTV é um aparelho 2G (EDGE), e o acesso à internet é mais lento do que em um aparelho 3G. A diferença é pequena no uso casual, mas notável se você é um “heavy user” de e-mail ou navegação na rede.

Multimídia

O MotoTV vem com uma câmera de 3 Megapixels de foco fixo e sem flash, que também grava vídeos. Também tem Rádio FM, funciona como MP3 Player e, claro, tem sintonizador de TV Digital no padrão 1Seg.

A câmera tira fotos decentes sob a luz do dia, mas é possível notar bastante ruído nas áreas escuras e uma tendência a exagerar na exposição das áreas mais claras. O zoom digital vai até 8x, mas qualquer coisa acima de 2x perde muita nitidez. Como não há flash, esqueça as fotos noturnas.

A gravação de vídeo surpreendeu: o MotoTV grava em resolução de até 720 x 480 pixels (conhecida como D1, e a mesma resolução de um DVD) no formato MPEG4, o que torna muito fácil reproduzir os vídeos no computador ou em outros aparelhos (como TVs com entrada USB).

Infelizmente a qualidade deixa muito a desejar: a câmera tende a desfocar intensamente os rostos das pessoas no vídeo, enquanto preserva a nitidez de outros objetos como roupas ou móveis. O resultado se parece com aquelas reportagens-denúncia onde os entrevistados preferem não ser identificados e tem seu rosto digitalmente borrado.

Para armazenar fotos, vídeos e músicas, o MotoTV vem com um cartão de memória microSD de 2 GB. Fones de ouvido com microfone também fazem parte do pacote.

TV com Replay

O sintonizador de TV digital do MotoTV é seu principal destaque, mas ele nos  pareceu fraco. Em um local onde um Samsung Star TV encontrou 15 canais, o MotoTV encontrou apenas nove, mesmo com a anteninha retrátil completamente estendida.

Não tivemos problema com a qualidade de imagem ou som, que está a par dos outros aparelhos no mercado com TV 1Seg. É possível assistir os programas em tela cheia, capturar imagens, gravar os programas como em um videocassete, habilitar legendas (closed caption) e consultar um guia de programação transmitido pelas emissoras.

Um recurso único, e bastante interessante, é o “replay”. O aparelho armazena automaticamente na memória os últimos 10 a 60 segundos de programação (o tempo é configurável) e é possível rever este trecho com um toque em um botão na tela. É ideal para acompanhar eventos esportivos, como jogos de futebol ou corridas de Fórmula 1.

O alto-falante interno tem bom volume, o que torna o MotoTV um bom aparelho para deixar na mesa ou bancada da cozinha, mas para melhor qualidade de som recomendamos o uso de fones de ouvido. Segundo a Motorola a autonomia de bateria no modo TV é de 120 minutos (duas horas), o equivalente a "um jogo de futebol com prorrogação".

Veredicto

O MotoTV tem preço sugerido pela Motorola de R$ 599, o que o coloca na mesma faixa de concorrentes como o StarTV, da Samsung. Nos desapontamos com a pouca sensibilidade do sintonizador, mas gostamos de recursos como a gravação de programas no cartão de memória e replay. A interface poderia ser simplificada, pois é confusa em alguns momentos. No geral, é mais uma opção para quem procura um aparelho com TV, mas não quer gastar muito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site