Imagem de fundo do header
Mouse da Cooler Master é boa pedida para gamers
Home  >  Review
REVIEW

Mouse da Cooler Master é boa pedida para gamers

Storm Sentinel tem resolução máxima de 5.600 dpi, display de LCD, oito botões configuráveis e sensor com duplo feixe de laser.

René Ribeiro, da PC WORLD

mouse-cm-sentinel-150.jpg
Foto:

A Cooler Master trouxe para o Brasil o mouse Storm Sentinel Advance, um modelo de alto desempenho voltado aos gamers. O Storm tem dimensões grandes, e foi desenhado com ergonomia para encaixar confortavelmente a mão. O lado esquerdo do mouse tem design perfeito para encaixar o dedo polegar, e sentimos que isso ofereceu uma empunhadura mais firme. Entretanto é preciso dizer que o Storm foi feito somente para destros.

Além dos botões comuns (esquerdo e direito), o Storm possui mais seis botões customizáveis, como mostra a foto. O Storm mede 8,4 centímetros de largura por 13,5 cm de profundidade e 4 cm de altura. Seu peso é de 161 gramas.

mouse-cm_sentinel-350.jpg
Vista geral do CM Storm Sentinal Advance

A tecnologia utilizada pelo Storm é laser, com o diferencial que possui duplo feixe de laser. Na parte de cima há também um display de LED que exibe a resolução do eixo X e Y (a resolução pode ser definida separadamente).

E aí está o ponto forte do Storm: sua  resolução pode chegar a 5600 dpi (pontos por polegada, na sigla em inglês). É sensibilidade para gamer nenhum perder a "mão" durante o jogo. A resolução mínima é de 1100 dpi.

mouse-cm_sentinel-detalhe-350.jpg

Detalhe do painel que exibe resolução e qual profile está ativo
(alternado pelo botão frontal)

Além disso, o Storm vem com LEDs coloridos programáveis, um capricho que permite personalizar a aparência do mouse de acordo com o gosto do jogador.

O Storm também pode armazenar até cinco perfis de jogos, nos quais o usuário escolhe as funções dos botões e customiza também as resoluções e sensibilidade. A última característica fica por conta dos pesos, que servem para balancear o mouse de acordo com a sensibilidade do jogador. São cinco pesos de 4,5 gramas cada um.

Software

O Storm vem acompanhado de um software de configuração. Por meio dele é possível personalizar as cores dos LEDs além das funções dos botões e resolução. Os cincos perfis configuráveis também são definidos por esse software. É possível também gravar scripts ou macros, para executar comandos que se repetem em jogos. Porém a tela não é das mais amigáveis e perde-se um tempo para entender como criar as macros e scripts.

Testes

Só de usar o Storm no Windows já sentimos a diferença entre ele e um mouse comum. Não apenas o controle do cursor é muito mais preciso (graças ao duplo feixe de lasers), mas também o conforto é maior. O Storm utiliza tiras deslizantes de teflon na base e desliza mais suavamente sobre a superfície da mesa.

No jogo Call of Duty Modern Warfare 2, usamos a resolução de 2500 dpi, o que foi suficiente para nos livrarmos dos inimigos com bastante agilidade. Imagine um gamer profissional usando a resolução máxima de 5600 dpi.

mouse-cm-sentinel-embaixo-350.jpg

Parte inferior do CM Storm

Assassin's Creed 2 foi outro jogo interessante em utilizar o Storm, pois há situações em que o personagem é cercado por todos os lados. Nesse caso, os comandos obtiveram resposta imediata, oferecendo melhor movimento e, em consequência, melhor desempenho no jogo.

Um detalhe interessante é que o Storm não necessita do software para alterar a resolução. Basta segurar o botão que diminui a resolução por três segundos e fazer o ajuste usando a roda do mouse. Melhor ainda: ao pressionar os botões do lado esquerdo do mouse, as resoluções dos eixos X e Y podem ser alteradas separadamente. A granularidade da escala é de 25 dpi, ou seja, uma ótima precisão até para o jogador mais exigente.

mouse-cm-sentinel-pesos-350.jpg

Detalhe dos pesos e sensor laser

No final das contas, utilizamos o software apenas para salvar os perfis de jogos, que podem ser alterados depois, pelo próprio mouse, utilizando o botão localizado em frente a roda do mouse.

O CM Storm Sentinel mostrou eficiência nos jogos e também foi muito confortável em tarefas comuns. O que mais gostamos foi a característica de não precisar utilizar software para alterar a resolução, inclusive de eixos separados. Assim é possível alterar a resolução dentro do jogo, sem a necessidade de abrir o software de configuração, alterar, voltar para o jogo e verificar se a resolução está ok.

mouse-cm_sentinel-software-580.jpg

Uma das telas do software de configuração

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site