Imagem de fundo do header
Mouse sem fio da Logitech é robusto e tem alta precisão
Home  >  Review
REVIEW

Mouse sem fio da Logitech é robusto e tem alta precisão

Modelo wireless M305 é confortável de usar, tem alta definição e pode ser aproveitado até mesmo para jogos.

René Ribeiro, da PC WORLD

Logitech_m305-ilustra-150.jpg
Foto:

O mouse wireless M305, recentemente lançado no Brasil pela Logitech, é uma boa escolha para quem quer se livrar dos fios e também procura um modelo para transportar em viagens.

Com nove centímetros de comprimento, 3,5 cm de altura e 5,5 cm de largura, o M305 tem design perfeito para o encaixe da palma da mão e serve tanto a canhotos quanto destros. A rodinha também pode ser usada para arrastar as janelas para esquerda e direita, bastando empurrá-la para o lado desejado. Chama a atenção a robustez do M305, feito com um material plástico resistente e com as laterais emborrachadas, que além de proteger são úteis também para evitar que os dedos escorreguem.

O minúsculo receptor wireless (plugado a uma porta USB do micro) tem apenas cinco milímetros de comprimento e funciona na frequência de 2,4 GHz. Com essa frequência não é necessário se preocupar com distância que o mouse irá ficar do PC, o que é ótimo para quem precisa fazer apresentações, pois oferece maior mobilidade na sala.

O mouse é alimentado por uma única pilha comum tipo AA (uma pilha alcalina acompanha o produto). O sensor de movimento é do tipo laser e tem a resolução de 5 mil dpi (pontos por polegada, na sigla em inglês). Um mouse comum usa, geralmente, entre 800 a 1000 dpi.

Para usar o mouse, não é necessário instalar nenhum software. Basta conectar o receptor em uma porta USB do micro e ligar o mouse usando o botão que fica na parte de baixo. O sistema operacional, que pode ser Windows, Linux ou Mac, vai reconhecer o mouse automaticamente.

logitech_m305-perfil.jpg

Ao usar o M305 em aplicações do dia-a-dia, notamos conforto e precisão. A Logitech oferece para download em seu site um software chamado SetPoint, mas depois de instalá-lo, verificamos que ele é desnecessário: não há qualquer ajuste que o software ofereça que o Windows não faça, como ajustar a velocidade e aceleração do ponteiro, inverter a função dos botões e a quantidade de linhas que a roda deve rolar por vez.

Em nossa opinião, o ponto negativo do M305 fica por conta do barulho que a roda faz ao ser utilizada. É muito alto, parece que estamos dando corda em algum brinquedo. Quem quiser utilizar o PC à noite, sem chamar a atenção de ninguém, terá problemas.

logitech_m305-embaixo.jpg

Como o M305 tem alta resolução, resolvemos testá-lo com jogos. Em StarCraft 2 o mouse se saiu muito bem, mesmo em telas complexas e com muitos objetos interagindo ao mesmo tempo. O mesmo aconteceu em um jogo tipo shooter, Metro 2033. A precisão para safar o personagem de tiros e virar rapidamente foi ótima. Parte disso se deve ao fato do mouse se comunicar com o PC usando um protocolo próprio, em vez da tecnologia Bluetooth, com mais agilidade e menos latência (atraso) na transmissão dos dados.

logitech_m305-cima.jpg

Detalhe do compartimento da pilha e local onde o receptor pode ser guardado durante o transporte

Além do botão de liga e desliga, o mouse tem mais um que serve para abrir o compartimento para instalar a pilha e também para guardar o receptor wireless quando o produto for transportado. O M305 não precisa ser desligado quando não está em uso, pois o circuito se auto-desliga quando não detecta movimento.

O mouse Wireless M305 está disponível em várias cores e o preço sugerido é de 99 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site