Imagem de fundo do header
Museu de Arte Moderna de NY ganha aplicativo para iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Museu de Arte Moderna de NY ganha aplicativo para iPhone

Software gratuito permite passeio virtual fácil e traz mais de 30 mil obras de arte; mas tem algumas falhas

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

moma150.jpg
Foto:

Lançado ontem (12/8), o app do Museu de Arte Moderna (MoMa – Museum of Modern Art) para iPhone e iPod Touch é uma boa opção para quem já foi, pretende ir e/ou nunca esteve no famoso museu, localizado em Nova York, nos Estados Unidos (e também para quem sabe inglês, único idioma em que está disponível). Vamos explicar.

moma3.png

Gratuito: app do MoMa permite navegação rápida e fácil pelo famoso museu norte-americano

O aplicativo gratuito, já disponível na App Store, reúne 32 mil obras do extenso acervo do museu, fundado em 1929, separadas em categorias como “Arquitetura e Design”, “Cinema”, “Fotografia”, “Desenhos”, e “Pintura e Escultura”.

Depois de escolher uma categoria, basta selecionar uma década  (desde os anos 1920, além de uma opção chamada Pré-1920´s), e viajar pelas milhares de obras. Há espaço inclusive para algumas obras brasileiras, como o filme “Pixote” (1980), do diretor Hector Babenco.

Um ponto negativo, provavelmente presente até pelo fato do app ser novo, é que alguns itens do acervo não possuem imagens, como é o caso dos filmes “Forest of Bliss”, de Robert Gardner, “Taking Off”, de Milos Forman, ou dos desenhos “Composition” e “Study in Black, Grey and White”, de Chris Hendrik Beekman.

 

moma2.png

"Forest of Bliss" é um dos itens do acervo do MoMa que não possui imagem de exibição

Um recurso interessante é um dicionário (mais para glossário) sobre termos de arte, que traz extensas explicações retiradas da Oxford University Press.

E para se aprofundar um pouco mais no MoMa, sem precisar viajar horas de avião, é possível realizar tours virtuais de áudio pelo local, escolhendo um andar do museu ou um tipo de narração. O recurso oferece cinco opções de narração: “Modern Voices”, que é mais formal e traz comentários de curadores, artistas e críticos; “Modern Kids”, visão mais light das obras, feita especificamente para crianças; “MoMa Teen Audio”, áudio mais “moderno” e diferente, criado por artistas, visitantes e funcionários jovens do museu.

A quarta opção, chamada “Special Exhibitions”, apesar do ícone do fone de ouvido, não oferece áudio, mas apenas textos corridos sobre as obras e exibições especiais, como diz o nome. Já a quinta opção de narração possui áudio, mas não a imagem da obra, apesar do sugestivo nome “Visual Description” (algo como Descrição Visual).

moma1.png

"Descrição Visual": apesar do nome, recurso de tour virtual por aúdio não mostrou imagem da obra

Outro ponto negativo das opções de tour é que não é possível dar zoom nas obras enquanto elas são explicadas e têm seus detalhes comentados, deixando as explicações e comentários assim um pouco limitados.

Como era de esperar, o aplicativo traz informações básicas e algumas mais do que básicas para quem pretende visitar o museu, como endereço, horários de funcionamento, como chegar a partir de vários pontos e por vários meios e como comprar e valor dos ingresso, entre outros. Outro recurso interessante é um calendário em tempo real dos eventos, mostras e exibições do Museu.

O aplicativo também possui interessantes opções extras, como links para acesso aos vídeos e podcasts do museu. E para os visitantes virtuais se sentirem mais, digamos, em casa, é possível escolher músicas da sua biblioteca para navegar pelo software. Desta forma, é possível apreciar obras de Matisse, Picasso e Andy Warhol ao som de Beatles, Bad Brains ou Negritude Jr., dependendo do gosto musical do usuário.

Apesar das falhas iniciais, o app gratuito do MoMa chega como uma forma fácil, rápida e interessante de  saber mais sobre esse importante museu e seu acervo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site