Imagem de fundo do header
My Passport Studio leva seus dados a qualquer lugar
Home  >  Review
REVIEW

My Passport Studio leva seus dados a qualquer lugar

Disco rígido portátil, com 250 ou 320 GB de armazenamento, é formatado especialmente para Mac e vem com conexões USB e FireWire 400. Veja os resultados do teste.

Redação da Macworld Brasil

western-digital-72.jpg
Foto:

O MyPassport Studio, da Western Digital, é um disco rígido portátil sem fonte de energia: ele se alimenta diretamente das portas USB e FireWire do Mac. O disco é formatado especificamente para Mac, e funciona com o utilitário de backup do Leopard, o Time Machine. A Macworld analisou duas versões do disco: a de 250 GB e a de 320 GB.
wd-indicador
O disco usa uma porta USB 2.0 ou FireWire 400 do Mac. Seu maior problema é que ele tem uma saída mini FireWire 400 (pouco comum) e utiliza um cabo proprietário de formato duplo (mini FireWire 400 e mini USB que precisam ser conectadas ao HD e uma FireWire para conexão ao Mac). O cabo funciona bem, mas já que o disco é um dispositivo portátil, tem maiores chances de ser usado em diversos locais, aumentando assim a chance de ser perdido por aí. E um cabo duplo não é algo comum de se encontrar nas lojas.

Existe a alternativa de usar o cabo USB também, que vem incluído na caixa. Se sua porta USB for energizada (como as da traseira do iMac, por exemplo), você pode usar esse cabo diretamente. Se não, é preciso comprar um cabo adaptador (opcional) da Western Digital. Entretanto, a performance em USB 2.0 é um pouco mais lenta que o FireWire 400 – cerca de 15% mais lenta em alguns dos nossos testes.

Como na maioria dos dos discos rígidos portáteis, o MyPassport Studio tem um HD com 5.400 RPM, um pouco mais lento que os discos de deskop, de 7.200 RPM. Alguns concorrentes têm ainda conexões FireWire 800 ou eSATA, para aumentar a performance. Dito isso, o desesempenho do modelo da Western Digital foi respeitável, com 46 segundos para copiar uma pasta de 1 GB do Mac para o MyPassport na conexão FireWire 400, para o wd-conectores-internadisco de 320 GB, e 32 segundos no disco de 250 GB.

O design do disco rígido é compacto e atraente, todo em alumínio. O disco vem com uma porta móvel que tem duas funções: luz de atividades e índice de capacidade do disco. Para usar esse último recurso, é preciso instalar o Drive Tools, único utilitário a vir com o HD. A fabricante não incluiu nenhum outro programa ou software de backup com o MyPassport Studio.

Recomendação de compra
O MyPassport Studio não é nenhum ás da velocidade, mas oferece capacidade decente de armazenamento em um design atraente e fino. Embora consideremos melhor a conexão direta via FireWire 400 em relação ao cabo duplo mini FireWire 400, o My Passport Studio é uma boa escolha para quem procura um disco para fazer backups e armazenamento portátil.

Veja os resultados dos testes com os discos:

tabela-wdpassport

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site