Imagem de fundo do header
Navegador XTravo Explorer integra sistema baseado na web
Home  >  Review
REVIEW

Navegador XTravo Explorer integra sistema baseado na web

Com uma interface limpa e mínima, navegador traz alguns recursos interessantes, mas ainda não é páreo para competir no mercado.

Redação da PC World/EUA

Foto:

O navegador web XTravo Explorer nos surpreendeu e de forma positiva. Não se pode dizer que ele tem potencial para ser um concorrente de peso para o Firefox, mas com certeza traz algumas ideias interessantes que valem a pena conferir.

A interface minimalista do programa usa pouco espaço, deixando uma grande área livre para as páginas visitadas. Na análise, o navegador revelou alguns recursos interessantes.

Antes de tudo, o XTravo Explorer não é apenas um “Mozilla com novo tema”, característica típica de cerca de 90% dos navegadores “alternativos”. Sua interface relembra a do Google Chrome, com botões e menus compactos. Uma dica no formato de pop-up indica o que cada ícone representa, e todas as funções estão presentes: atualizar, parar, voltar, avançar, nova aba e favoritos.

O navegador conta com um pacote de potenciais sistemas de buscas para definir como padrão, como o Google. Há uma pequena barra de pesquisa no canto superior direito. Um recurso interessante é que ao digitar um termo e apertar Ctrl+Enter ao invés de Enter, a pesquisa é feita na Wikipedia. Isso é muito mais prático do que ter duas caixas de pesquisa, pelo menos para quem usa a enciclopédia regularmente.Há também uma opção integrada para baixar todas as imagens de uma vez de um site.

xtravo_tela.jpg

Outro recurso que o XTravo Explorer considera como único é seu link para algo chamado “XTravo Cloud OS by Eye OS”. Isso é, aparentemente, um sistema operacional na web: clique no link e você é levado a “uma área de trabalho” cheia de aplicativos. Essa interface não está concluída e conta com programas básicos como editores de texto ou planilhas.

Encontramos algumas falhas irritantes. Levou algum tempo para configurar a página inicial e faze-la funcionar. Se você utilizar o bloqueador de popups, não há como saber se o site está tentando abrir alguma propaganda ou se é um link que abre em uma nova janela.

Essas questões são pequenas; o mais importante é se vale a pena substituir um navegador já testado e aprovado por um novato. Como o navegador padrão, não, não vale. Mas, se você gosta de testar os navegadores para ver se pode pisar no chão da próxima grande novidade, o XTravo Explorer vale alguns minutos do seu tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site