Imagem de fundo do header
Navegue em várias abas simultaneamente no iPad com o Multitasking Browser
Home  >  Review
REVIEW

Navegue em várias abas simultaneamente no iPad com o Multitasking Browser

Browser permite navegar em vários sites ao mesmo tempo, mas carece de mais recursos

Macworld / EUA

multitaskinglogo150.png
Foto:

O Multitasking Browser oferece aos usuários de iPad a possibilidade de acompanhar feeds do Twitter e atualizar o status do Facebook enquanto navega em outros sites. O aplicativo da InnovPixels funciona razoavelmente bem, apesar de algumas limitações: quando comparado à versão móvel do Safari, ele não é uma boa escolha para usar no dia-a-dia. Além disso, o aplicativo não tem alguns recursos aparentemente óbvios e necessários em um bom programa do gênero. 

A maneira como o Multitasking Browser funciona é similar ao jeito que o Cruz opera no Mac. O aplicativo exibe duas janelas, uma com tamanho maior e outra janela menor usada para visualizar a versão móvel de websites. Essas janelas no modo paisagem aparecem lado a lado, e no modo retrato o mini-navegador é acessível a partir de um menu pop-over, menos útil e que não é multitarefa. 

A janela principal do navegador oferece muitos dos recursos esperados em um bom browser, mas decepciona em não apresentar algumas ferramentas às quais os usuários do Safari no iPad estão acostumados. Os favoritos são adicionados e abertos facilmente, é possível visualizar todas as páginas abertas e ao tocar duas vezes em uma página, o zoom é acionado. Mas o usuário acostumado a usar a barra de favoritos do Safari vai notar que ela não está disponível no Multitasking Browser. E sites como o RadioParadise, que transmitem stream de áudio em segundo plano para o iPad, não funcionam (mesmo se executados em primeiro plano) no aplicativo. 

multitaskingbrowser.jpg

Não foi dessa vez: o conceito é bom, mas a falta de recursos básicos atrapalha

O mini-browser vem com 14 favoritos pré-definidos para versões móveis de sites como Facebook, Twitter, Meebo, Weather.com, entre outros. Contudo, por alguma razão estranha, o aplicativo não permite que o usuário escolha quais sites móveis quer adicionar aos favoritos. Caso queria, por exemplo, visitar a versão móvel do site da ESPN, é preciso digitar o endereço toda vez que for acessá-lo. Além disso, diferentemente da base desktop do Cruz (que permite “enganar” os sites visitados, fazendo-os pensar que o mini-browser é, na verdade, um browser móvel), o Multitasking Browser não modifica o agente de usuário do mini-browser, para fazer o site visitado pensar que o usuário está usando uma versão móvel do Safari. O resultado final é que algumas versões móveis de sites que configuram a página de acordo com o browser utilizado não carregam a versão móvel. E, ao usar o browser no modo paisagem, não há como ocultar o mini-browser. 

Se o objetivo for manter abas de redes sociais ou outros sites com versão móvel abertas enquanto navega na Web, o Multitasking Browser oferece algumas vantagens que, de outra maneira, compensam as deficiências do aplicativo. Contudo, o Multitasking Browser não oferece atrativos suficientes para tentar os usuários a deixar o Safari. Em resumo, é uma boa ideia que precisa de alguns retoques para ficar perfeita. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site