Imagem de fundo do header
Netbook da Megaware vem com modem 3G embutido e desbloqueado
Home  >  Review
REVIEW

Netbook da Megaware vem com modem 3G embutido e desbloqueado

Equipamento tem design atraente e web móvel funciona bem, mas a configuração é semelhante à de vários portáteis da categoria.

René Ribeiro, da PC WORLD

mega_net_ilustra_150.jpg
Foto:

Cada vez mais populares e com preços atraentes, muitos netbooks já trazem embarcado um chip 3G para acesso à web sem fio por meio da rede de telefonia celular. Os equipamentos, até por uma questão de mercado, não costumam diferir muito na configuração nem nas dimensões.

PC World testou o modelo MegaNetbook, da brasileira Megaware, e que se enquadra exatamente nessa descrição.

O equipamento, que tem tela de 10 polegadas e preço sugerido de 1.699 reais, segue a média de mercado e vem com a seguinte configuração física:

Hardware
Processador Atom N270 de 1,6 GHz

Memória RAM de 2 GB padrão DDR2 533
Disco rígido de 250 GB
Rede Wi-Fi padrão 802.11b/g (54 Mbps/s)
Rede Ethernet 100 MB/s
Bluetooth 2.1
Webcam de 1,3 megapixel
Modem 3G Huawei
Chipset Intel i945 GSE
Chip gráfico Intel GMA950 (integrado ao chipset)
Sistema operacional: Windows Vista Starter

Conexões
Direita: 1 porta USB 2.0
Esquerda: 1 porta USB 2.0 e conectores para fone de ouvido e microfone
Atrás: conector para carregador da bateria; 1 saída VGA; conector para rede cabeada e slot para cartões de memória flash (SD, MMC e MS).

Destaques
O MegaNetbook tem acabamento todo na cor preto brilhante, o que o torna atraente, mas também sujeito a ficar sempre cheio de marcas de dedos. Sua tela de 10 polegadas (resolução de 1024 por 600 pontos) é inteiramente coberta por uma película plástica que oferece ótima transparência e impede os incômodos reflexos. O LCD ofere ótimo brilho, mesmo quando usado em ambientes muito iluminados.

O teclado é robusto e bem acabado, mas ainda apresenta o velho problema de todo netbook: teclas pequenas e pouco espaçadas tornam longas digitações um martírio para as mãos.

A bateria de quatro células não deixa saliências na parte de baixo do caso do equipamento, contribuindo para um design uniforme; quando fechado, o netbook fica como um caderno, fácil de transportar, e que pesa 1,2 quilo.

mega_net1_350.jpg

Mega Netbook: design moderno e acesso 3G

Desempenho
Como a configuração não apresenta novidades, o desempenho do MegaNetbook não é diferente de outros modelos de netbooks. Ou seja, executou Word, Excel e PowerPoint sem problemas e em multitarefa. Uma importante ressalva: como vem como Windows Vista Starter, não se pode executar mais do que três aplicações simultaneamente.

O modem 3G, que vem no equipamento, traz o software Mobile Partner e está desbloqueado. O dispositivo foi testado com um chip 3G, da Vivo, na região da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista. O acesso a internet foi bem, com velocidades chegando a 49 kbps em um download de arquivo com tamanho de 2 MB. 

A rede Wi-Fi também funcionou bem, mas o recurso precisa ser acionado manualmente toda vez que o equipamento é ligado. Não se trata de um problema exatamente, mas seria interessante o processo funcionar automaticamente.

Windows 7
Como a nova versão do sistema operacional da Microsoft está prestes a ser lançada (22/10), aproveitamos e fizemos o teste no netbook da Megaware. Instalamos a versão RTM, que é distribuída a fabricantes. A instalação levou 20 minutos e tivemos uma grata surpresa no final.

Não foi necessário instalar qualquer driver adicional para reconhecer o hardware instalado. Som, vídeo, rede sem fio, bluetooth, interface de disco funcionaram como esperado.

O desempenho não foi muito diferente do Windows Vista, mas foi notado que abrir e fechar aplicações, assim como arrastar janelas, são processos que fluem melhor do que no Windows Vista.

Para testar a bateria, desligamos a proteção de tela e mantivemos o brilho do LCD pela metade. Acessamos internet pelo circuito Wi-Fi e usamos softwares de processador de textos e planilha de cálculo. Com isso, o Mega netbook suportou duas horas e 20 minutos ligado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site