Imagem de fundo do header
Netbook LG Scarlet vem com três opções de conexão sem fio
Home  >  Review
REVIEW

Netbook LG Scarlet vem com três opções de conexão sem fio

Modelo X120 possui recurso que inicializa o sistema em cinco segundos e também pode compartilhar o drive de DVD de outro PC.

René Ribeiro, da PC World

LG_X120_ilustra_150.jpg
Foto:

Depois do seu primeiro netbook, o X110, a LG atualizou o modelo e apresentou o X120 Scarlet (1.699 reais), agora com modem 3G, mas com pouca mudança no que tange sua configuração. O processador é o mesmo, um Atom N270 de 1,6 GHz , e vem com 1 GB de memória. A tela é de 10 polegadas com iluminação por LED e o peso do X120 é de 1,2 quilo.

O chipset é o tradicional i945, da Intel, que traz também o chip gráfico GMA950. O disco rígido tem capacidade de 160 GB e vem com Windows XP instalado. Tem conexão de rede padrão Ethernet (por cabo), por Wi-Fi, padrão 802.11g e também por modem 3G. Também vem com Bluetooth 2.0.

No lado direito do X120 há uma saída VGA, uma conexão para USB 2.0, uma mini-USB Smart-link e os conectores para microfone e fone de ouvido. No lado esquerdo há mais duas conexões para USB 2.0, o conector para rede cabeada e a entrada para o carregador de bateria. Na parte frontal há um slot para cartões de memória flash (SD, MS e MMC).

Como a configuração de hardware é igual ao modelo anterior, não houve alteração de desempenho, rodando softwares de escritório, acessando internet e executando multi-tarefa de modo confortável, sem problemas de lentidão.

Novidade
O que chama a atenção no X120 é o botão Smart-on, que liga o portátil sem precisar carregar o Windows. O boot se dá em apenas cinco segundos, carregando uma versão customizada de Linux que permite acessar web (com ou sem fio), e reproduzir conteúdo multimídia (músicas, filmes e fotos). É possível também copiar outros arquivos para um HD externo. Ou seja, se não houver necessidade de uso de programas do Windows, o Smart-on é ideal para acessar o computador mais rapidamente.

lg_x120_350.jpg

LG Scarlet X120: modem 3G e inicialiazação do sistema em cinco segundos

Destaque também para o Smart-link. Por essa porta mini-USB, o X120 é conectado a qualquer computador. Dessa forma o netbook da LG pode copiar arquivos de outro computador e, o principal, usar o drive de DVD para instalação de programas. O cabo USB acompanha o produto (como todo netbook, o portátil não traz drive óptico).

O sistema de som surpreendeu, com um volume alto alcançado por poucos modelos. O chip de som Realtek tem sistema com as tecnologias SRS WOW HD e TruSurround XT, acionados pela ajuda do software que acompanha a máquina.

Ajuda ao usuário
Em caso de pane com no Windows, o sistema operacional  pode ser reinstalado por meio da tecla de função F11. O disco tem uma partição de 4 GB reservada para essa finalidade. Mas é conveniente, antes, usar o software de backup e restauração oferecido pela fabricante para criar um DVD com o sistema original. O motivo é que não dá para prever todos os tipos de problemas e, caso algo aconteça com a partição de sistema, você não terá como recuperar o sistema original. 

A bateria durou três horas e 57 minutos, com sistema de espera e tela de descanso desligados. Acessamos internet por rede sem fio e usamos aplicativos como Word e Excel durante esse tempo. O modem 3G vem com software bastante amigável e basta clicar no botão conectar para acessar a internet.

O teste foi feito com um chip da Claro e no bairro da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista. O sinal estava regular e baixamos arquivos com média de download em 56 KB/seg.

Instalamos o Windows 7 (versão final para fabricantes de PCs) no X120, assim como fizemos em outros netbooks, para verificar compatibilidade. O sistema foi instalado e reconheceu todo o hardware, exceto o circuito de rede Wi-Fi.

Apesar de não apresentar novidades em desempenho, as três opções para se conectar a internet e uma bateria que dura quase quatro horas, o X120 é uma boa opção para quem viaja muito e precisa acessar internet constantemente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site