Imagem de fundo do header
Nexus 5 não seria tão doce sem o “KitKat”
Home  >  Review
REVIEW

Nexus 5 não seria tão doce sem o “KitKat”

Equipado com a mais recente versão do Android, aparelho mostra os melhores aspectos do sistema da Google. Há poucos motivos para não considerá-lo como candidato a seu próximo smartphone.

Armando Rodriguez, TechHive

Nexus5TH_Abre-435px.jpg
Foto:

Nota do Editor: este é um review do modelo norte-americano do Nexus 5, escrito por nossos colegas do TechHive. Faremos uma nova análise do smartphone quando ele for oficialmente lançado no mercado nacional.

O Nexus 5 pega o que a Google tem de melhor a oferecer e coloca em uma embalagem plástica e sem graça. Ele nos dá o doce néctar do Android puro, mas o apresenta em uma carcaça genérica que não parece ser especial. O smartphone é excelente e pode facilmente competir em pé de igualdade contra o Samsung Galaxy S4, os iPhone da Apple ou os Lumia da Nokia, mas há poucas coisas aqui que já não vimos antes em outros smartphones topo de linha. Se não fosse pelo software, o Nexus 5 seria apenas mais um smartphone Android.

Hardware mundano

Como alguém que usou um iPhone 5 durante o último ano, tenho de dizer que usar o Nexus 5 é como um sopro de ar fresco. A tela de 4.95 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) é cristalina, e deixa a tela de 4 polegadas do iPhone no chinelo. Texto é nítido, as cores saltam aos olhos e a imagem é visível mesmo sob a luz direta do sol.

Só há um porém: a tela não é muito brilhante. Em qualquer nível de brilho que não o máximo, a tela parece escura e sem graça. Ativar o ajuste automático de brilho ajudará na autonomia de bateria, mas ao mesmo tempo irá tirar o impacto da tela.

O aparelho parece sólido o suficiente para sobreviver a alguns tombos da altura do bolso, mas o design não se destaca em comparação ao HTC One ou o iPhone. Até mesmo os coloridos Lumia tem mais personalidade, e o esquema de cor completamente preto (ou predominantemente branco) do Nexus 5 o torna tão indistinto quanto inúmeros outros smartphones Android.

nexus5th_n5g2-580px.jpg
O Nexus 5 é um descendente direto do LG G2

A carcaça é feita de plástico, e embora ela não dê ao aparelho a aparência de algo barato, também não parece sofisticada. Os botões liga/desliga e de volume, feitos de cerâmica, chacoalham quando você balança o smartphone, e o gigantesco logotipo “nexus” estampado na traseira parece brega. O Nexus 5 não acumula marcas de dedo da mesma forma que o iPhone 5c e o Galaxy S4 fazem, mas o acabamento emborrachado atrai poeira e migalhas, portanto tenha cuidado onde coloca o aparelho.

Você também precisará ter cuidado com a lente da câmera do Nexus 5, que se projeta um pouco além da traseira e impede que o aparelho fique plano sobre uma mesa. A lente é completamente exposta, e me preocupo que ela seja a primeira coisa a quebrar caso o smartphone decida dar um rápido mergulho em direção à calçada. 

nexus5th_topo-580px.jpg
A lente "saltada" na traseira do aparelho impede que ele fique plano sobre uma mesa

O perfil esguio torna mais fácil colocar o telefone no bolso e segurá-lo com uma mão, mas tive problemas em alcançar o botão de força sem ajustar a empunhadura. Se o botão estivesse um ou dois milímetros mais baixo eu não teria de esticar tanto os dedos para acordar ou desligar o aparelho, e olhe que não tenho mãos pequenas.

Usar o Nexus 5 com uma só mão foi um tanto difícil, já que eu não conseguia alcançar rapidamente o painel de notificações no topo de tela e digitar com apenas uma mão fez com que o aparelho parecesse desequilibrado.

Rápido e com boa autonomia de bateria

Embora o design do Nexus 5 seja modesto, o hardware dentro dele está no mesmo nível do que os outros Android topo de linha podem oferecer. O processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 rodando a 2.26 GHz é um monstro, e lidou sem problemas com tudo o joguei em seu caminho, de vídeos em HD a jogos como Dead Trigger 2.

O Nexus 4 era um smartphone bastante capaz, mas esquentava só de olhar torto para ele. No Nexus 5 joguei Dead Trigger 2 por mais de uma hora, assisti à primeira metade de Pacific Rim e o aparelho só ficou um pouco morno. E a maioria do calor era porque o segurei por tanto tempo.

nexus5th_frente-580px.jpg

Assim como as câmeras do Nokia Lumia 920 e 1020, a câmera de 8 MP do Nexus 5 tem estabilização óptica de imagem (OIS). Mesmo que você tenha mãos firmes, este recurso irá ajudá-lo a fazer melhores fotos sob pouca luz e a evitar vídeos que pareçam ter sido gravados em um barco em alto mar.

Os smartphones da família Nexus não são conhecidos por seus recursos fotográficos, mas o Nexus 5 consegue produzir imagens muito bonitas. Em condições favoráveis a qualidade de imagem é igual à que vimos no iPhone 5 ou 5s, mas você ainda terá melhor desempenho sob pouca luz com um HTC One ou Nokia Lumia 1020. As “Photospheres”, fotos panorâmicas em 360 graus, estão de volta, mas não há um recurso para gravar fotos em câmera lenta como o iPhone 5s, Galaxy S4 ou HTC One.

nexus5th_sample-580px.jpg
Exemplo de foto feita com o Nexus 5. Clique para ampliar

Ainda não conseguimos submeter o Nexus 5 a uma rodada completa de testes de bateria em nosso laboratório, mas consegui cerca de 7.5 horas de autonomia em uma única carga, isso com Wi-Fi ligado, brilho da tela no máximo e jogando muito. Seus resultados podem variar, mas você deve conseguir um dia inteiro de uso do aparelho. A bateria não é removível, então se quiser aumentar a autonomia você terá de usar uma bateria externa.

O segredo é o software

Do ponto de vista do hardware um Nexus 5 é como um LG G2 com uma nova embalagem, bateria com menor capacidade e câmera com resolução mais baixa. O que torna o aparelho, e a linha Nexus em geral, tão digno de nota é o software: o Nexus 5 é o primeiro aparelho a rodar o Android 4.4 “KitKat”, a mais recente versão do sistema operacional da Google.

Mesmo que você esteja familiarizado com versões anteriores do Android, o KitKat se parecerá com um mundo totalmente novo, e é o principal motivo para comprar um Nexus 5. As mudanças no visual dão ao sistema uma aparência moderna e elegante, e recursos como busca e Google Now estão em primeiro plano.

Se você sentiu inveja dos comandos de voz no Moto X, ficará feliz em saber que o KitKat tem um recurso similar que permite ditar buscas a partir da tela inicial, basta dizer “OK Google”. Mas não é exatamente a mesma coisa, já que o smartphone tem que estar acordado e na tela inicial, o que significa que o recurso não é tão útil quando você está dirigindo ou com as mãos ocupadas.

nexus5th_kitkat-400px.jpg
O Android 4.4 "KitKat" tem mudanças na interface

O recurso também permite que você dê ordens simples para o telefone, então é possível compor e-mails e mensagens de texto, mas frequentemente é necessário tocar na tela para completar a tarefa. E ainda não é possível usá-lo para ligar ou desligar o Wi-Fi.

Várias mudanças no KitKat parecem ser parte do esforço da Google para incentivar as pessoas a adotar sua rede social, a Google+. A mais desconcertante destas mudanças envolve a remoção do app Mensagens, substituído pelo Hangouts, que anteriormente era conhecido como Google Talk. Agora o app tem duas funções, servindo tanto para mensagens de texto (SMS) quanto para mensagens instantâneas (IM).

Combinar os dois apps é algo que faz sentido, mas a execução deixa a desejar. Quando você começa a digitar o nome de uma pessoa para compor uma nova mensagem, os resultados mostram não só o contatos em sua agenda, mas também pessoas no Google+ com o mesmo nome. Seus contatos serão os primeiros na lista, mas as recomendações do Google+ irão confundir as pessoas que só querem mandar uma mensagem para um amigo, mas agora tem de escolher com qual das quinhentas pessoas chamadas “João” querem falar.

nexus5th_hangouts-580px.jpg
Não conheço nenhuma destas pessoas, o que elas fazem entre meus contatos?

Veredito

O Nexus 5 é um smartphone interessante com um preço (US$ 349 nos EUA, pelo modelo de 16 GB) atraente que certamente irá influenciar a escolha de muitos consumidores. Embora o hardware não seja muito especial, considerando o atual ecossistema de aparelhos Android, o software irá chamar a atenção. O Android 4.4 KitKat representa uma evolução significativa no sistema operacional da Google, e destaca o Nexus 5 de seus concorrentes. Quem procura um smartphone Android deve seriamente considerar o Nexus 5 como uma opção.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site