Imagem de fundo do header
Nikon Coolpix P100: uma megazoom versátil e fácil de usar
Home  >  Review
REVIEW

Nikon Coolpix P100: uma megazoom versátil e fácil de usar

Capaz de gravar vídeo em resolução Full HD (1080p), câmera esbanja recursos, mas sem complicação.

Philip Ritti, da PCWorld EUA

Foto:

A Nikon Coolpix P100 é uma daquelas raras câmeras que são tão fáceis de usar quanto versáteis, graças a um poderoso zoom ótico de 26x e controles com layout intuitivo que oferecem tanto acesso completo a ajustes manuais quando a modos de cena pré-programados.

Uma tela LCD móvel e um modo de gravação em alta definição (1080p) também contribuem para sua flexibilidade, tornando-a uma boa opção em câmeras de lente fixa para qualquer pessoa que deseja fotografar tudo o que vê pela frente.

Lentes e recursos

A lente da P100 vai de uma grande-angular de 26mm a zoom em 678 mm, e cobre quase toda a faixa possível para uma câmera com lente fixa. No zoom máximo a P100 se beneficia de um sistema de estabilização de imagem bastante eficiente, tornando possível obter imagens nítidas enquanto se segura a câmera na mão. No outro extremo, o modo Macro da câmera lhe permite chegar a centímetros de distância de um objeto e ainda assim tirar uma boa foto.

coolpix_p100_frente-360px.jpg

Nikon Coolpix P100: lente com zoom óptico de 26x

A diversidade não termina por aqui, graças a um grande número de modos de operação que são facilmente acessados através de um seletor montado no topo da câmera. Nele há 11 modos disponíveis: Manual, Prioridade de Abertura, Prioridade de Obturador, Programa, Auto, Esporte Contínuo (10 fotos por segundo a 10 megapixels), Seleção Automática de Cena, Retrato Inteligente, Rastreamento de Objeto, uma opção personalizável pelo usuário e modos de cena.

Este último menu tem 17 outras opções, incluindo um modo HDR (High Dynamic Range) integrado que combina múltiplas imagens da mesma cena capturadas com níveis de exposição diferentes para criar uma imagem detalhada em situações de sombra. O ISO vai de 160 a 3200, mas é possível notar ruído na imagem em ISO 800 ou mais. Ao contrário de outras câmeras domésticas com ajustes avançados, a P100 não lhe dá a opção de fotografar em RAW, e o usuário tem que se contentar com imagens em JPEG.

Um dos meus recursos favoritos na P100 é sua tela LCD de 3 polegadas, que pode ser movida para facilitar a visualização ao compor e fotografar em ângulos incomuns. Ajustando a tela para cima ou para baixo, você vai vai precisar se deitar no chão ou subir em um banquinho para enquadrar as cenas. Ajustar a tela também ajuda na visibilidade sob o sol, assim como o viewfinder (visor) eletrônico integrado.

coolpix_p100_tras-360px.jpg

LCD móvel ajuda muito a enquadrar as fotos em ângulos difíceis

Fotos e vídeos

Em nossa avaliação subjetiva de qualidade de imagem e vídeo, a Coolpix P100 produziu imagens que foram muito bem cotadas nos quesitos qualidade de exposição e precisão de cor. Na verdade, a Coolpix P100 se igualou aos resultados da Canon PowerShot S90, nossa câmera doméstica mais bem cotada em 2010, até o momento. Veja algumas imagens-exemplo em tamanho natural em nossa galeria no Flickr (http://miud.in/ciL)

p100_360px.jpg

Imagem de exemplo obtida com a Nikon Coolpix P100

Entretanto, a Coolpix P100 produziu imagens que foram menos nítidas e com mais distorção visível que a maioria das câmeras domésticas que testamos neste ano, e em ambos os casos o problema pode ser atribuído à versatilidade de suas lentes zoom. Distorção de barril foi visível na posição grande angular, e as imagens pareceram um pouco “suaves”. A P100 recebeu uma nota “Superior” tanto em qualidade de exposição quanto em cor - entre as melhores notas deste ano - mas a nitidez e níveis de distorção foram classificadas como “Pobre” e “Adequado”, respectivamente, quando comparadas a outras câmeras da mesma categoria.

O modo de gravação em alta definição com som estéreo da P100 é um bom atrativo, mas basicamente só no papel. A câmera tem a capacidade de gravar filmes em 1080p (FullHD) a 30 quadros por segundo (salvos como arquivos MPEG-4) e inclui um conector HDMI para facilitar a reprodução das imagens em uma HDTV ou computador. Entretanto a qualidade de imagem foi fraca, principalmente em situações de pouca luz, embora em ambientes ensolarados ela tenha sido decente. No geral a P100 leva uma nota de “Adequada” na qualidade de vídeo e “Boa” na captura de áudio com seus microfones integrados.

Teste de video: ambiente iluminado

Teste de video: pouca luz

A autonomia de bateria é pouco menor que a média de 300 fotos que vemos em muitas câmeras. A CIPA (Camera & Imaging Products Association - Associação dos fabricantes de câmeras e produtos de imagem) classifica a Coolpix P100 como tendo uma autonomia de 250 fotos por carga de sua bateria de lítio. 

Design e Durabilidade

A Nikon fez um bom trabalho ao manter a longa lista de recursos da P100 excepcionalmente fácil de usar. A câmera cabe bem nas mãos, e os botões estão bem espaçados e ao alcance dos dedos, facilitando o uso. Navegar através das opções é fácil com um direcional, botão de menu e o seletor no topo da câmera. Um botão dedicado permite começar e encerrar uma gravação de vídeo rapidamente.

A câmera é meio grandalhona, mas fica firme nas mãos graças a um apoio texturizado para os dedos. Pesando 480 gramas ela é bastante leve, mas o material plástico pode ser sensível a danos e desgaste ao longo do tempo. O flash, em particular, nos pareceu frágil e pode acabar sendo arrancado da câmera.

Nosso veredicto

Com sua lente versátil com zoom poderoso e boa performance em macro, um conjunto completo de modos de operação e interface amigável, é difícil superar a Nikon Coolpix P100 em termos de versatilidade. A tela LCD ajustável torna fácil fotografar em ângulos difíceis. A câmera satisfaz as necessidades de um amador procurando uma câmera que é “pau pra toda obra”, mas sua falta de um modo de fotografia em RAW e desempenho que desaponta em áreas como distorção e nitidez tornam difícil recomendá-la para fotógrafos mais avançados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site