Imagem de fundo do header
Nikon Coolpix S8000 ajuda usuários domésticos a tirar ótimas fotos
Home  >  Review
REVIEW

Nikon Coolpix S8000 ajuda usuários domésticos a tirar ótimas fotos

Totalmente automatizada, câmera praticamente “funciona sozinha”

Tim Moynihan

Coolpix-300px.jpg
Foto:

Simplicidade importa, e a quase completamente automatizada Nikon Coolpix S8000 (R$ 1.700 em média no Brasil) é a câmera “megazoom” ideal para qualquer um que não quer perder tempo fuçando em ajustes. Fotógrafos avançados não vão gostar da ausência de controles manuais, mas pessoas procurando por uma megazoom de bolso incrivelmente simples irão apreciar esta câmera.

O zoom óptico de 10 vezes da Coolpix S8000 tem alcance de 30 mm a 320 mm e o sensor é de 14.2 Megapixel. Ela grava vídeo em alta definição (720p) a 30 quadros por segundo e tem um dos LCDs de três polegadas mais nítidos que já vimos em uma câmera doméstica. Ela praticamente funciona sozinha: modos de disparo incluem “full auto” (completamente automático, mas ainda permitindo ajuste manual de balanço de branco, modo de foco e ISO se necessário), 15 modos de cena e um seletor automático de cena que escolhe o modo certo de acordo com as condições no momento da foto.

Coolpix S8000 - 360px

Nikon Coolpix S8000: completamente automática

Também há um modo Smart Portrait (retrato inteligente) para retratos individuais ou em grupo - com recursos como filtros para suavização de imperfeições na pele, detector de sorrisos e de piscada - e um modo de rastreamento de movimento que fixa o foco em um objeto em movimento e o mantém lá. Isso é tudo: não há nenhum controle manual de abertura ou obturador. Entretanto, a automação geralmente faz um bom trabalho.

Nos testes de imagem no laboratório da PC World, a Coolpix S8000 liderou em sua categoria no quesito falta de distorção, e ficou entre as líderes em exposição e nitidez. A precisão de cor e qualidade de vídeo, entretanto, foram classificados como “medianos”, e como resultado a Coolpix S8000 tem uma classificação geral de “Boa”.

Veja abaixo alguns clipes que gravamos em ambientes internos bem iluminados e pouco iluminados com a Coolpix S8000. Para melhor qualidade, selecione a opção “720p” no menu no canto inferior direito de cada vídeo.

Teste de vídeo em ambientes iluminados

Teste de vídeo sob pouca luz

A autonomia de bateria foi baixa. A Coolpix S8000 tem uma autonomia de 210 fotos por carga de sua bateria de lítio-íon, de acordo com critérios da CIPA (Camera & Imaging Products Association), bem abaixo da média de 300 fotos ou mais de outras câmeras domésticas.

Em meus testes a Coolpix S8000 demonstrou um excelente modo macro: eu pude praticamente tocar o objeto a ser fotografado com a lente e ainda assim conseguir uma foto nídia e bem focada, sem que o autofoco ficasse procurando desesperadamente pelo objeto.

Problemas de exposição podem ser corrigidos facilmente na própria câmera graças ao recurso D-Lighting da Nikon, que é usado durante a reprodução das imagens. Em vez de tentar corrigir imagens em contraluz ou subexpostas durante a captura, você pode reprocessá-las com o D-Lighting após bater a foto, criando uma cópia corrigida da imagem enquanto mantém um original intocado.

A captura de vídeo não é mais que decente, e os microfones estéreo montados no topo da câmera são fracos. Além disso, você fica limitado ao zoom digital enquanto filma, em vez de poder usar todo o poder das lentes com zoom óptico de 10x.

A Coolpix S8000 é uma câmera leve e fininha, mas um pouco quadradona, e por causa desta combinação é melhor segurá-la com as duas mãos na hora de fotografar. Infelizmente as “portas” que cobrem os conectores USB e HDMI são feitas de um plástico emborrachado de aparência frágil, e propensas a rasgar e cair após usadas algumas dezenas de vezes.

Mas apesar de probleminhas de construção e ausência de um modo manual, a Nikon Coolpix S8000 é a megazoom de bolso mais fácil de usar que já encontramos. Não é preciso quase nenhum esforço para capturar excelentes imagens, algo que os fotógrafos amadores irão adorar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site