Imagem de fundo do header
Nikon D3100: tudo para agradar os iniciantes nas DSLR
Home  >  Review
REVIEW

Nikon D3100: tudo para agradar os iniciantes nas DSLR

Câmera tem um excelente modo guia que leva o usuário passo-a-passo por todo o processo de fazer uma foto e grava vídeo em Full HD

Nick Newell, PC World EUA

Foto:

Ligeriamente superior ao modelo de entrada da Nikon (a D3000), a Nikon D3100 tem alguns recursos que a tornam uma opção bastante atraente para os fotógrafos que estão se iniciando no mundo das câmeras DSLR. Os mais notáveis incluem a gravação de vídeo em Full HD (1080p) e autofoco contínuo no modo Live View e durante a gravação de vídeo. Um design simples e inteligente e um modo guia (Guide Mode) claro e útil arrematam o pacote, e a tornam a câmera ideal para quem está dando os primeiros passos além das câmeras domésticas.

nikon_d3100-360px.jpg

Nikon D3100: modo guia e gravação de vídeo em Full HD

A Nikon diz que a D3100 (R$ 2.000, em média) não é uma substituta direta da D3000, que ainda está à venda. Entretanto os dois modelos tem recursos similares e são voltados ao mesmo público. O ganho na qualidade de imagem e uma gama de recursos novos ou aprimorados fazem da D3100 uma escolha tentadora em relação à D3000, ainda mais considerando a pequena diferença de preço entre elas.

Leia também

» Como escolher uma câmera digital
» Entenda a linguagem da fotografia
» Como cuidar de sua câmera digital

Os principais recursos

A D3100 tem os recursos típicos de câmeras de sua categoria, com algumas pérolas extras e boas idéias no design. 

Sensor: A D3100 tem um sensor CMOS de 14.2 Megapixel, que é um upgrade em relação ao sensor de 10.2 Megapixel da D3000. A resolução é mais alta que a da Nikon D5000 (12.3 Megapixel), um modelo topo de linha, mas o sensor desta é fisicamente maior, o que resulta em mais luz e melhor qualidade de imagem.

Corpo: Uma característica que torna a D3100 atraente a todos os tipos de fotógrafos é seu tamanho compacto. O corpo da D3100 é bem pequeno e leve para uma DSLR, pesando cerca de 450 gramas sem as lentes. Ele mede 12,4 cm de largura, 9,65 cm de altura e 7,36 cm da frente à traseira. Com estas medidas ela é um pouquinho menor que a D3000. Mesmo com um corpo leve a câmera tem uma boa empunhadura, com detalhes emborrachados que a mantém segura nas mãos.

O corpo não sofreu nenhuma mudança revolucionária de design que a diferencie do restante das câmeras Nikon, mas alguns botões e controles foram adicionados ao painel traseiro. Há um botão dedicado para gravação de vídeo no meio do seletor do modo Live View. Um novo botão para edição de informações (indicado por um i) fica próximo ao canto inferior esquerdo da tela LCD. E a D3100 tem um conector HDMI na lateral.

No topo da câmera fica o seletor de modo com os ajustes costumeiros. Dois modos automáticos (com ou sem flash), os quatro modos manuais básicos (Program, Shutter Priority, Aperture Priority e Full Manual) e seis modos de cena. À direita dele existe um seletor de modo de disparo que pode ser ajustado para foto única, disparo contínuo, temporizado ou silencioso. Este último modo evita que a câmera faça sons quando o obturador é disparado e evita o bipe do autofoco - ideal para quem gosta de fotografar animais.

Modo de vídeo e Live View: vídeo em alta-definição é o recurso da moda para as novas câmeras em todos os níveis e faixas de preço. A D3100 grava vídeo em Full HD (1080p) a 24 quadros por segundo, e vídeo HD (720p) a 24, 25 ou 30 FPS. Cada clipe (gravado no formato MOV) pode ter até 10 minutos de duração, e você tem controle manual completo durante a gravação.

O recurso de autofoco contínuo é uma novidade nesse tipo de câmera e tem recebido muita atenção. Ser capaz de ajustar o foco enquanto filma ou compõe uma cena no Live View é algo muito útil. Infelizmente, durante a gravação de vídeo a câmera tem uma certa demora para encontrar o foco e o som do motor ajustando a lente é captado como ruído pelo microfone da câmera. Uma solução seria usar um microfone externo, mas a D3100 não tem entrada para microfone.

Tela e menus: a tela LCD de 3 polegadas é fixa e tem a mesma resolução da tela da D3000 (230 mil pontos). No papel as especificações da tela não impressionam, mas ela é brilhante e pode ser visualizada facilmente mesmo em ângulo ou sob a luz do sol.

Os menus da D3100 são organizados de forma lógica e fácil de compreender mesmo por quem não tem experiência com câmeras da Nikon, especialmente após algumas visitas ao modo guia (Guide Mode). Ao bater uma foto, a tela mostra uma imensidão de informações úteis. E tudo o que você precisa ver é mostrado no LCD.

nikon_d3100_traseira-360px.jpg

Nikon D3100: LCD fixo na traseira, e botões com posicionamento familiar

Edição na câmera: o menu Retouch traz várias funções para edição de imagens, incluindo recursos práticos como ajustes de exposição, remoção de olhos vermelhos, recortes, correção de cores e rotação da imagem. Se você está fotografando em RAW, pode processar os arquivos na própria câmera. Também há opções divertidas, incluindo o efeito “Miniature” que transforma os objetos na cena em miniaturas (simulando a técnica de tilt-shift), sobreposição de imagens, olho-de-peixe e sete outros filtros.

Também é possível fazer algumas operações básicas de edição de vídeo, como “aparar” o começo e fim do clipe, ou salvar um frame como uma imagem em separado.

Fotografia com pouca luz: A D3100 tem ISO máximo de 3200 que pode ser expandido a até 12800, um salto em relação à D3000. Seu desempenho sob pouca luz é impressionante, e a redução de ruído é efetiva até ISO 3200, embora com uma perda de detalhes já esperada.

A maioria dos outros recursos se mantém similar aos encontrados na D3000. A D3100 tem o mesmo sistema de autofoco com medição em 11 pontos e sistema para reduzir o acúmulo de poeira. O excelente sistema de medição também foi reaproveitado, com o mesmo sensor RGB 3D de 420 pixels.

Continue lendo e saiba mais sobre a qualidade de imagem e o que falta na D3100 »

++++

Uma ótima câmera para iniciantes

O design da D3100 é atraente para os novatos que estão dando seus primeiros passos no mundo das DSLR. Ela tem alguns botões extras não presentes na D3000, mas no geral o layout dos controles é simples e intuitivo.

O primeiro atrativo para os iniciantes é o modo guia (Guide Mode) atualizado, acessível através do seletor de modo. Ajustado “sob medida” para a D3100, o Guide Mode é a melhor forma de aprender sobre fotografia básica enquanto você usa a câmera. Ele é recheado de dicas fáceis de entender e tutoriais para a fotografia de vários tipos de cena. Há sugestões para tipos de imagem específicos, bem como explicações sobre os ajustes e a lógica por trás de cada instrução.

Por exemplo, você pode ativar o Guide Mode antes de bater uma foto, selecionar Shoot e então escolher entre Easy (fácil) ou Advanced (Avançado). Se você selecionou Easy, escolha uma entre as várias situações na lista (como “Objetos Distantes” ou “Paisagens”) e então selecione “Start Shooting”. A câmera irá levá-lo através de cada passo da captura da imagem, desde a escolha do visor até os ajustes mais avançados.

E a ajuda não é limitada ao Guide Mode: se em qualquer momento um ponto de interrogação aparecer no LCD, significa que é possível conseguir ajuda pressionando o botão zoom-out.

O fato dela ser tão amigável com os iniciantes é um dos maiores atrativos da D3100. Ela é uma câmera “com rodinhas” que podem ajudar um novo fotógrafo à medida em que ele aprende, bem como acomodar necessidades mais avançadas à medida em que suas habilidades aumentarem.

Qualidade de imagem

A qualidade de imagem da D3100 está na média de outras câmeras da mesma categoria e faixa de preço. Ela captura imagens em JPEG ou RAW, e a redução de ruído é surpreendentemente eficiente, mesmo em ISO 3200.

Em nossos testes subjetivos de qualidade de imagem ela foi classificada como “Boa” nos quesitos exposição, cor e nitidez, e “Muito boa” no quesito distorção de imagem. No geral, a D3100 não se saiu tão bem quanto a Canon Rebel T2i em nossos testes de laboratório, mas os resultados ficaram próximos.

nikon_d3100-cenario-360px.jpg

Clique para ver a imagem no tamanho original

A qualidade das cores nas imagens em JPEG é exemplar, sem nenhuma saturação excessiva ou “puxadas” incomuns para um tom ou outro. Já a qualidade do vídeo gravado com a D3100 é boa em cenas bem iluminadas, mas fraca em situações com pouca luz. 

Os contras

A D3100 tem uma lista de recursos bastante completa, considerando que é uma DSLR voltada aos iniciantes. Entretanto, proprietários em potencial devem estar cientes de alguns recursos que estão ausentes antes de efetuar a compra. Qual a importância de cada uma destas omissões é algo que depende de suas necessidades, seu nível de experiência e que tipo de fotos pretende fazer com a D3100.

As ausências mais notáveis são opções para “bracketing” de exposição ou flash, o que irá desapontar os fãs da fotografia HDR (High Dynamic Range). A taxa de quadros em modo contínuo (burst) é baixa, apenas três imagens por segundo, o que pode limitar seu apelo para quem gosta de fotografar esportes. A D3100 também não tem sensor infravermelho ou tela LCD articulada, que ajudaria na hora de enquadrar as cenas.

E quem já tem uma câmera Nikon deve estar ciente de que o autofoco não funciona com lentes AF, apenas com lentes AF-S. Isso significa que quem uma coleção de lentes mais antigas terá de operá-las manualmente. Por fim, o visor óptico não mostra um preview da profundidade de campo.

A câmera também é lenta no preview de imagens feitas no modo Live View, e ocasionalmente demora para focar os objetos. E novamente, o sistema de autofoco contínuo é barulhento e lento quando gravando vídeo.

Nossa opinião

A D3100 é um pouco cara para uma DSLR de entrada. Mas ela tem um ótimo conjunto de recursos para os fotógrafos iniciantes e uma qualidade de imagem decente. Se você está interessado na D3100 por seus recursos para gravação de vídeo, recomendamos esperar até que o recurso de autofoco contínuo seja aprimorado.

E se você comprar uma D3100, certifique-se de atualizar o firmware. A Nikon lançou uma nova versão em 25 de Janeiro de 2011 que corrige vários pequenos problemas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site