Imagem de fundo do header
No-break Staytion Fit, da APC, mantém energia para uma estação de trabalho
Home  >  Review
REVIEW

No-break Staytion Fit, da APC, mantém energia para uma estação de trabalho

Em nossos testes, aparelho manteve funcionando um PC, um monitor LCD de 17 polegadas e uma impressora jato de tinta por mais de dez minutos.

René Ribeiro, da PC WORLD

staytion_fit_150.jpg
Foto:

Quem já não ficou fulo de raiva ao ser surpreendido pela falta de energia elétrica no meio de um trabalho diante do computador? Algumas empresas possuem sistemas de emergência na rede elétrica de seus computadores, mas e quem trabalha em casa? Para essa situação um pequeno no-break pode ser uma solução na medida.

É o caso do Staytion Fit (assim mesmo, com "y" no nome), da linha Microsol da empresa APC, que tem preço sugerido de 239 reais. A fabricante informa que esse no-break consegue fornecer energia por até 17 minutos (desde o momento em que o fornecimento da rede elétrica é cortado) para um PC desktop on-board mais um monitor LCD de 17 polegadas e ainda uma impressora jato de tinta.

staytion_fit_frente.jpg

Um desktop on-board significa um PC simples, sem placas adicionais como aceleradoras 3D, com todos os componentes integrados na placa-mãe. Geralmente são PCs de escritório ou modelos domésticos de baixo custo.

O Staytion Fit possui quatro tomadas de saída, potência de 600VA, e se adapta a qualquer tensão da rede elétrica, o que significa que pode ser usado em todas as regiões do país. Além de fornecer energia, possui proteção contra falta de energia, subtensão e sobretensão. Filtra ruídos da rede elétrica e transforma 220V em 115V (modelo Bivolt/115V).

staytion_fit_tras.jpg
parte traseira: tomadas com novo padrão da
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

A chave liga/desliga é embutida, o que evita desligamentos acidentais e seu estabilizador tem estágios de regulação. Pesa 5,8 quilos e tem dimensões de 27 centímetros de profundidade por 17,2 cm de altura e 10,4 cm de largura.

Testes
Para verificar o tempo que a bateria consegue segurar a carga, utilizamos um desktop com processador Core 2 Duo de 2,4 GHz, com 4 GB de memória e HD de 500 GB, sem nenhuma placa adicional nos slots. Ligamos também um monitor LCD de 17 polegadas e uma impressora jato de tinta. Lembrando, segundo o fabricante o no-break suporta um PC nesta configuração por até 17 minutos.

Em nosso teste, a autonomia de bateria foi de dez minutos e 11 segundos. Como nosso PC é equipado com um processador de alto desempenho e mais pentes de memória, isso pode ter influenciado no menor tempo atingido no teste. E é fato que, na especificação nominal, o fabricante não informa o tipo de processador, quantidade de memória e tipo de disco rígido. Entretanto, o manual informa que a autonomia pode variar de acordo com a configuração do PC. De qualquer forma, os dez minutos foram suficientes para salvar com tranquilidade os trabalhos em execução e usar a impressora para imprimir três páginas de texto. 

Uma característica interessante do Staytion Fit é que o aviso sonoro não é irritante como na maioria dos no-breaks. O som emitido é um pequeno bip a cada 5 segundos, que serve para não esquecermos que a energia via rede elétrica está cortada. Quando a bateria tem a carga abaixo da metade, são emitidos dois bips a cada cinco segundos. Quando chega a um nível crítico, três são bips a cada cinco segundos, o que significa desligamento eminente.

A bateria tem tempo médio de vida de três a quatro anos, tempo que depende de como está sendo utilizado o no-break. O correto é mantê-lo ligado sempre aos equipamentos. O preço da bateria para troca é de 60 reais, em média.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site