Imagem de fundo do header
Nokia X3-02 combina tela sensível ao toque com teclado numérico
Home  >  Review
REVIEW

Nokia X3-02 combina tela sensível ao toque com teclado numérico

Ele parece um celular comum, mas tem tela sensível ao toque de 2.4 polegadas, câmera de 5 megapixels e roda o sistema operacional Symbian.

William Marchiori, para a PC World

Foto:

O Nokia X3-02, um smartphone básico, traz uma combinação inusitada e interessante: ele mistura uma tela sensível ao toque com um teclado numérico, tradicional em celulares comuns. É um modelo que pode até sair de graça dependendo do plano contratado com a operadora.

 
A tela tem 2.4 polegadas e usa tecnologia resistiva, ou seja, a sensibilidade é baixa e não suporta multitoque. Ele também conta com conexões 3G, Wi-Fi, Bluetooth, câmera de 5 megapixels e 50MB de memória interna, expansível com cartões microSD a até 32GB. Entretanto, não tem GPS.

img_1100.jpg
X3-02: Tela touch e teclado numérico
 
Design
O X3-02 é um aparelho bem simples e minimalista. Ele é pequeno e fino, medindo 11,5 cm de altura x 5,8 cm de largura x 1,3 cm de espessura, e pesa apenas 113g. Na parte superior há uma entrada para o carregador, porta mini USB e uma entrada para fones de ouvido P2 (3,5mm). Na lateral, controles de volume e um botão para travar a tela. Não há botão da câmera: para tirar fotos usa-se um botão na tela.

img_1113.jpg
Design compacto, elegante e minimalista é um dos pontos fortes
 
O teclado numérico conta com dois botões que agilizam a navegação no sistema: um deles permite um acesso rápido às mensagens. O outro ativa um menu que oferece controles rápidos de música, como retroceder, pausar ou reproduzir e avançar faixas.
 
Interface, aplicativos e navegação web
Na hora de navegar pelos menus ou selecionar opções, você utiliza apenas toques na tela. Na hora de digitar números ou escrever palavras, você trabalha com o teclado numérico, sem nenhuma opção de entrada virtual. 
 
A interface não é nenhuma novidade para quem já conhece o sistema operacional Symbian de outros aparelhos. Na tela inicial há quatro espaços que podem ser personalizados com informações sobre contatos, calendário, e-mail, redes sem fio, entre outros.
 
Como em outros smartphones Symbian você tem acesso ao catálogo de aplicativos da Ovi Store. Ele é um pouco limitado, mas conta com utilitário essenciais como o eBuddy Messenger, por exemplo. Há poucos aplicativos otimizados para a tela sensível ao toque. Na maioria deles, a experiência é a mesma de utilizar um N95 (que não tem tela sensível ao toque) com alguns comandos improvisados na tela.

img_1106.jpg
Em alguns apps, o usuário precisa tocar nas opções que, em outros aparelhos, são selecionadas com botões
 
Games funcionam, mas só os mais básicos. a maioria em Java. Há títulos como Guitar Hero Mobile ou Need For Speed Shift, mas os gráficos são muito inferiores aos das versões do Android ou iPhone.
 
A navegação web também oferece uma experiência básica. Os controles sensíveis ao toque ficam bem longe de um celular mais moderno, como o N8, e têm respostas um pouco lentas. O zoom só pode ser aplicado depois de selecionar o menu e tocar no ícone da lupa; nada de duplo toque ou gesto de pinça.
 
Bateria
A fabricante garante pouco mais de 5 horas de conversação em rede 3G ou 432 horas em espera (stand-by). Em nossos testes o X3-02 chegou a pouco mais de dois dias com Wi-Fi ligado e uso regular  de acesso à web, chamadas de voz e vídeos (na resolução padrão da tela, 240x320 pixels).
 
Com uso intenso de conexão 3G a bateria não chega ao final do dia, o que não é uma surpresa. Com uso mais leve dos recursos (apenas chamadas, sem dados), o aparelho aguentou três dias sem precisar de uma recarga. 
 
Conclusão
O Nokia X3-02 oferece uma experiência interessante para quem quer um primeiro smartphone e tem dificuldades em se adaptar a um aparelho baseado inteiramente em uma interface sensível ao toque.
 
Ele também pode ser uma boa escolha para quem não quer abrir mão de um teclado numérico, ou para quem procura um smartphone básico de baixo custo: o preço sugerido é de R$ 450, sem subsídios de operadora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site