Imagem de fundo do header
Notebook Satellite Pro troca senhas por reconhecimento facial
Home  >  Review
REVIEW

Notebook Satellite Pro troca senhas por reconhecimento facial

Por duas semanas, notebook Satellite Pro U405-S2830 passou por teste de nova função. E os resultados não foram muito animadores.

Brian Nadel, do Computerworld/EUA

Foto:

Não é apenas sua impressão digital - a forma, as linhas e os contornos de seu rosto é tão únicos quanto você.

O software Face Recognition, da Toshiba, que está disponível nos modelos Satellite Pro U400, M300, A300 e P300, tenta substituir as tediosas senhas e impressão digital por imagens.

Mas, infelizmente, a tecnologia falha com muito mais frequência do que acerta.

Eu fiz o teste com o modelo Satellite Pro U405-S2830, um notebook que vem com processador Intel Core 2 Duo, memória de 3 GB, DVD, tela de 13,3 polegadas e 250 GB de disco rígido.

A chave para o reconhecimento facial do notebook é uma câmera web com 1,3 megapixel, que pode capturar detalhes da face e arquivá-las em um banco de dados.

Para começar, você vai precisar rodar o software Face Recognition, que já vem pré-instalado, e "registrar sua face". Assim como nos scanners de impressão digital, fazer o computador aceitar seu rosto pode ser uma experiencia frustrante.

Com a câmera funcionando, você vai precisar gravar sua cabeça lado a lado, emcima e embaixo durante um minuto. Eu precisei de nove tentativas até o sistema reconhecer todas as minhas características.

Com sua face registrada, você pode ligar o Satellite Pro e clicar em Select User em vez de digitar sua senha. O programa escaneia sua face e compara com a que está no banco de dados.

Usei o programa por duas semanas. Ele nunca deixou alguém não registrado se logar no notebok (fiz o teste com quatro pessoas diferentes). Mas também não reconheu minha face em 50% das vezes. 

Algumas vezes, nunca reconheceu de fato minha face, nem na primeira e em várias outras tentaivas. A única alternativa, nestes casos, era voltar para a  velha e boa senha.

Ajuda se você programar o software para atualizar a imagem de sua face toda vez que você usá-lo com sucesso. Mas todo tipo de coisas faz baixar a taxa de reconhecimento, desde uma forte luz, óculos ou olhar direto para a câmera.

Mas se o software de reconhecimento facial não funciona da forma adequada, o Satellite Pro U405-S2830 é um notebook poderoso por apenas 1.150 dólares nos Estado.

Veja comparação de preços no Brasil do Satellite Pro U405-S2839.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site