Imagem de fundo do header
Notebook SFX-15, da Evolute, tem ótimo preço e agüenta o tranco
Home  >  Review
REVIEW

Notebook SFX-15, da Evolute, tem ótimo preço e agüenta o tranco

Ele vem com tela grande de boa resolução, chip Intel Celeron, 1 GB de RAM e conta com uma boa rede de assistência técnica.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

sfx_15_150.jpg
Foto:

As vendas de notebooks em 2007 cresceram mais de 200% em relação a 2006. Diante disso, muitas empresas perceberam o potencial desse produto e lançaram equipamentos, inclusive com a venda em hipermercados.

É o caso da Evolute, que vende seu SFX-15 no Extra e no Carrefour. O equipamento, de baixo de custo (R$ 1.399), é um modelo sem grandes novidades tecnológicas.

Sua configuração utiliza um processador Intel Celeron M440, de 1,86 GHz, com 1 GB de RAM DDR2 trabalhando a 533 MHz e um disco rígido de 80 GB. O chipset é o ATI RS400, que está há bom tempo no mercado, com ótima aceitação. Aproveitando o chipset da ATI, a parte gráfica fica por conta do circuito que contém o chip Radeon Xpress 200M.

Embora simples, ele é suficiente para rodar jogos atuais, mas com baixa taxa de FPS (frames por segundo). Mas é importante lembrar que o processador do SFX-15 não é direcionado para aplicações pesadas.

sfx_15_evolute

O SFX-15 tem três interfaces USB, um conector para rede Ethernet e um modem para conexão discada. Tem conexão Wi-Fi padrão 802.11g com chip da Broadcom. Dois alto-falantes são embutidos na parte frontal do notebook, uma solução de construção que deixou o desenho do portátil muito clean. A tela é wide com resolução de 1280 por 800 com 15,4 polegadas.
++++
sfx_15_150E tem gravador de CD e DVD dual layer. Ainda na parte frontal, há entrada para microfone e saída para fone de ouvido e, na lateral esquerda, uma saída para vídeo externo. Com dimensões de 35,6 centímetros de largura, 26,4 de profundidade e 3,5 de altura, chega a ser grande, mas por isso oferece bom tamanho de tela. Por outro lado, não fica entre os modelos mais leves. Seu peso é de 2,7 quilos.

Veja também:
> Como escolher um notebook
> Veja notebooks de baixo custo

Para medir o desempenho, rodamos dois softwares de benchmark. O PC Wizard 2008, no qual ele atingiu a pontuação de 1374 pontos, e o PC Mark05, que obteve 1806 pontos. Esses números mostram que o desempenho está na média para essa configuração de notebook, não apresentando nenhum resultado excepcional.

O sistema operacional que vem instalado é o Windows Vista Starter Edition. Essa versão permite que se rodem apenas três aplicações ao mesmo tempo e também não há a possibilidade de executar a interface Aero que, no Vista, tem efeitos de transparência e alternância de janelas 3D.

O Vista Starter Edition é mais barato e, em conseqüência, o preço final do produto também cai. O SFX-15 é um notebook que faz o necessário.

Programas para escritório, inclusive o Outlook, rodam sem problemas. O acesso à internet sem fio é estável, não caiu nenhuma vez durante os testes. O ponto negativo foi a bateria. Acessando internet pelo modem Wi-Fi e utilizando Word e Excel, a bateria durou uma hora e 20 minutos.

Seria interessante substituir a bateria de quatro células por uma de seis, o que ajudaria a elevar esse tempo a duas horas, pelo menos.

O SFX-15 é um portátil que atende a necessidade de quem quer um notebook para trabalho com desempenho adequado e com preço que não assusta o bolso do brasileiro. Além disso, oferece uma boa rede de assistências técnicas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site