Imagem de fundo do header
Nova placa gráfica da AMD/ATI suporta até 6 monitores ao mesmo tempo
Home  >  Review
REVIEW

Nova placa gráfica da AMD/ATI suporta até 6 monitores ao mesmo tempo

Tecnologia Eyefinity ainda sem preço ou data para chegar ao mercado, tem potencial para multitarefas e aficionados por jogos.

Nick Mediati, PC World / EUA

logo_ati_150.jpg
Foto:

No futuro todo mundo poderá ter suas próprias paredes formadas por diversos monitores de vídeo. Ou pelo menos essa é a imagem de futuro na visão da AMD. A empresa anunciou uma nova tecnologia chamada Eyefinity, que permite que até seis monitores possam ser conduzidos por uma única placa gráfica.

A tecnologia virá com as novas placas gráficas ATI Radeon, baseadas no DirectX 11. Com a Eyefinity, você poderá conectar até seis monitores por placa e em qualquer configuração, usando tanto o modo retrato quanto o paisagem.

Para mostrar a capacidade da nova placa, em um evento a AMD conectou 24 monitores em um mesmo PC, que estava utilizando quatro placas gráficas baseadas na nova tecnologia. As quatro GPUs – cada uma ligada a seis monitores LCD de 24 polegadas da Dell – rodaram um simulador de voo 3D distribuído entre as 24 telas.

adm_grafics_01.jpg

Demonstração: 24 monitores LCD, apenas um PC e quatro placas gráficas

Futuro?
Como a estrutura dos monitores pode ser bem fina, a Samsung trabalha em conjunto com a AMD na produção de monitores ultrafinos, já pensando no uso do Eyefinity. A tecnologia usará conexão via DisplayPort, em parte devido ao tamanho compacto do conector, mas a empresa diz que também irão disponibilizar placas com conexão HDMI e DVI.

Além disso, o Eyefinity suporta resolução teórica máxima de 268 megapixels (MP). Para efeito de comparação, um monitor LCD de 19 polegadas comum tem a resolução de 1MP. A AMD ainda não tem preço para as placas, mas afirmou que componentes baseados no Eyefinity estarão presentes em desktops e notebooks em breve e a “preços acessíveis”.

O uso dessa placa para jogos é evidente, devido a sua enorme potência. Mas a AMD diz que o Eyefinity também é útil para uso comum, permitindo alto desempenho para funções multitarefas. Mas atualmente uma grande quantidade de telas não parece ser prática, pois ter até seis monitores com diversas janelas abertas ao mesmo tempo pode ser muito confuso e cansativo.

adm_grafics_02.jpg

Saída DisplayPort para até seis monitores

Além disso, elementos dentro da tela podem parecer bem pequenos, visto que dependem muito da resolução e não permitem serem dimensionados em qualquer tamanho. Quando esses percalços tiverem sido superados, aí sim este universo repleto de telas fará mais sentido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site