Imagem de fundo do header
Numbers’09 melhorou bastante, mas ainda não é o Excel
Home  >  Review
REVIEW

Numbers’09 melhorou bastante, mas ainda não é o Excel

Software é alternativa viável para usuário médio, mas não para aquele que precisa de recursos mais aprofundados do Excel.

Macworld/EUA

Foto:

O Numbers’09, responsável pelas planilhas no iWork’09, é a segunda versão do programa desde seu lançamento, no iWork’08. Embora sua primeira versão tenha funcionado bem para pequenos projetos, faltavam alguns recursos. Exportar em formato do Excel fazia você perder formatações, não havia suporte para tabelas dinâmicas, macros do Excel ou AppleScript, opções de gráficos científicos eram limitadas e grandes arquivos deixavam o programa lento.

Então, como o Numbers’09 resolveu esses problemas, e quais recursos deveriam aparecer? E, agora ele é um substituto completo do Excel – ou será que isso importa? Em resumo, o Numbers’09 traz melhorias sólida em relação a seu antecessor, resolvendo diversos problemas e oferecendo muitos novos recursos. Sobre o Excel, depende de como você usa o software da Microsoft, mas, para a maioria dos usuários, o Numbers’09 é uma alternativa viável.

Leia também:
>>>Review: Keynote'09
>>>Review: Pages'09
>>>Galeria de imagens do iWork'09
>>>Primeiras impressões: iWork.com

Novos templates e funções
O Numbers’09 traz 12 novos templates, a maioria deles na nova categoria Personal Finance – incluindo um inventário doméstico e outros que ensinam a economizar dinheiro para o estudo das crianças e até planejar sua aposentadoria. Usar os templates também é um bom meio de aprender algumas características únicas do Numbers – veja as fórmulas para entender como certas células funcionam.

Além disso, o Numbers’09 traz 90 novas funções, totalizando 250 funções no programa. Uma nova categoria Engineering tem mais de 20 funções relacionadas a engenharia e computação.Exemplo: a categoria Duration consegue converter períodos de tempo textuais em números – como 3 semanas, 1 dia e 5 horas (3w 1d 5h) em unidades de tempo (543 horas, usando a função DUR2HOURS).

Outras categorias existentes ganham novas funções. A NETWORKDAYS mostra o número de dias úteis entre duas datas. Quem gosta de matemática vai achar úteis as novas MULTINOMIAL e FACTDOUBLE na seção Numeric.

As mudanças mais importantes ocorreram na categoria Statistical, com mais de 30 novas funções, incluindo AVERAGEIF, CHITEST e muitas outras. Um novo browser de funções oferece ajuda para cada função, com exemplos e links relacionados ao tópico.

Categorias de tabelas
O Numbers ainda não é compatível com tabelas dinâmicas, uma ferramenta comum no Excel que resume dados de uma tabela e os mostra em outra. Isso torna muito mais fácil ver relações “escondidas” entre seus dados. Entretanto, a nova Table Categories é uma candidata a substituir as tabelas dinâmicas. Ela agrupa colunas e você pode ver totais, médias, somas e outros dados resumidos.

Categorias e sub-categorias são criadas em um menu pop-up no cabeçalho da coluna. Depois de designar as categorias, você pode rearranjar as seções de dados ao arrastar e soltar. Se modificar os dados – mudar uma pessoa de equipe, por exemplo – essa entrada será movimentada para a seção correta, e todos os dados resumidos serão atualizados. As Table Categories funcionam bem, são simples de criar e, para muitos usuários, fornecem tudo que precisam para tabelas dinâmicas.

Gráficos
Embora os gráficos do Numbers tenham, desde sempre, um visual ótimo, a versão ’08 deixava a desejar para usuários de finanças, ciências e estatística. O Numbers’09 resolve alguns desses problemas, com gráficos mistos, de dois eixos e a capacidade de inserir linhas de tendências e barras de erros aos gráficos. O tipo misto mostra dois gráficos distintos em uma página – como um de meta de vendas como linhas e as vendas de verdade em barras, por exemplo. O gráfico de dois eixos é similar, com escalas distintas (calorias gastas e distância corrida).

Uma vez que você criou o gráfico perfeito, pode inseri-lo em um documento do País ou do Keynote. Não é algo do tipo “copiar e colar”, é um link entre o gráfico embutido e sua fonte no Numbers. Não é algo em “tempo real”: se mudar os dados no Numbers, você precisa atualizá-lo no Pages ou Keynote.

Dá para inserir apenas gráficos – e nenhum outro tipo de dado do Numbers – deste modo. No geral, os gráficos no Numbers melhoraram bastante na nova versão, embora o Excel ainda reine nessa área (o Excel 2008 tem 70 tipos de gráficos, contra apenas 19 do Numbers).

Grandes arquivos
Para ver como o Numbers lida com grandes quantidades de dados, usei um arquivo de testes de 8 MB com milhares  de números e uma única coluna SUM. O Numbers’08 levou 53 segundos para abrir o arquivo num Mac Pro de 2,66 GHz; a versão ’09 levou apenas 32 segundos – mas ainda é longe dos 5 segundos do Excel 2008.

Trabalhar com grandes arquivos no Numbers pode ser frustrante, porque ele não tem um modo de desligar os cálculos. Toda vez que você muda uma célula, toda a planilha recalcula as fórmulas, levando a atrasos. O Excel ainda é uma melhor solução para lidar com esse tipo de arquivo.

O Numbers’09 traz outras pequenas atualizações. Três novos formatos de células foram adicionado: Duration, para células com tempo, Numeral System, para converter números a diferentes bases, e Custom, para formatos personalizados.

Linhas e colunas podem ser “congeladas” para não rolar pela tela. E se você tem um novo MacBook, o Numbers aceita alguns comandos multitoque para alternar entre planilhas. O programa agora aceita AppleScript, mas você precisa saber a linguagem para usar esse recurso.

Ainda não há suporte para macros do Excel – se abrir um arquivo com macros e salvar novamente, as macros serão perdidas. Salvar um documento do Numbers como Excel é possível, mas você perde muita formatação. Pelo menos dá para exportar arquivos em formatos CSV e PDF.

Pequenos problemas continuam nesta versão. A função de buscar e encontrar ainda não funciona em uma seleção; você pode proteger um arquivo com senha, mas não dá para travar células para prevenir modificações e, mais estranho, se você muda um valor em uma célula e desfaz a mudança (Command-Z), o Numbers apaga a célula e a deixa em branco. Para retornar ao valor original, você precisa pressionar Command-Z duas vezes.

Recomendação de compra
O Numbers’09 é um substituto perfeito para o Excel? Não para quem depende muito desse programa – o Excel é bem superior. Para uso geral, o Numbers’09 é uma alternativa. Pelo preço do pacote iWork, ele compensa.

   

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site